Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tottenham segue líder na Premier League

Tottenham segue líder na Premier League  

Equipe de Mourinho segurou o Chelsea fora de casa neste domingo (29).

No sábado (28) o Liverpool teve uma grande chance de assumir a liderança da Premier League em partida contra o Brighton & Hove Albion (16º colocado). Mesmo jogando fora de casa, a expectativa era de que os Reds tivessem controle da partida e não encontrassem muita dificuldade para conquistar a vitória, mas não foi bem assim. Mohamed Salah até conseguiu colocar o Liverpool na frente do placar ainda no primeiro tempo, mas o Brighton se defendia bem e ainda assustava nos contra-ataques. O time da casa só não saiu na frente do placar porque o camisa 9 Neal Maupay mandou pra fora uma grande chance em cobrança de pênalti. Sadio Mané até chegou a fazer o 2º do Liverpool, mas o gol foi anulado por impedimento do senegalês no lance e a valentia do Brighton, que fez uma grande partida, acabou sendo recompensada nos minutos finais: aos 45’ da etapa final, Robertson acertou chute em Danny Welbeck dentro da área tentando afastar o perigo e, com auxílio do VAR, o árbitro marcou pênalti. O meia Pascal Grob foi para a cobrança e decretou o empate: Brighton 1 x 1 Liverpool, placar final. O empate serviu para colocar o Liverpool na liderança, 1 ponto à frente do Tottenham, mas os Spurs ainda jogariam na rodada. O problema para o Tottenham é que a partida era fora de casa, contra o Chelsea, que, atualmente na 3ª posição da tabela, também está de olho na liderança da Premier League. Até por conta disso, José Mourinho foi à campo com uma postura com a qual está acostumado: retranca com contra-ataque. Sem dar espaços para os Blues criarem chances claras de gol, os Spurs, apesar do pouco volume ofensivo, conseguiram levar perigo à meta adversária, principalmente através da velocidade de Son e Bergwijn nos contra-ataques, armados por Harry Kane. Do outro lado, o Chelsea conseguiu suas melhores oportunidades com Mason Mount: o meia inglês criou a melhor chance de balançar as redes na reta final do segundo tempo, em pancada da entrada da área, mas Llorris fez grande defesa para garantir a igualdade no placar. Foi a primeira vez nos últimos 14 jogos que o clássico entre Chelsea e Tottenham acabou no empate sem gols. O resultado recolocou o Tottenham no topo da tabela, com os mesmos 21 pontos do Liverpool, mas com vantagem no critério de desempate (saldo de gols), e manteve o Chelsea na 3ª posição, 2 pontos atrás do líder. O Leicester City, que joga em casa contra o Fulham (19º) nesta segunda-feira (30), aparece na 4ª posição neste momento (fechando o G4), mas pode terminar a rodada com os mesmos 21 pontos do líder se vencer na rodada. Mesmo assim, o Tottenham deve seguir no topo da Premier League por conta do saldo de gols (21 marcados e 9 sofridos – 12 positivos; contra 22 marcados e 17 sofridos do Liverpool, e 18 marcados e 12 sofridos do Leicester City).

Manchester United interrompe sequência do Southampton e se aproxima da zona de classificação para competições europeias

Neste domingo, Southampton e Manchester United travaram uma verdadeira batalha no St. Mary’s Stadium. Com uma postura um pouco mais ofensiva do que de costume, os Red Devils conseguiram manter um certo controle da posse de bola e tiveram as duas primeiras boas chances de abrir o placar (em escapada de Greenwood nas costas da defesa adversária e em chute perigoso de Bruno Fernandes da entrada da área), mas quem abriu o placar foi o time da casa: em cobrança de escanteio caprichosa de Ward-Prowse, Jan Bednarek apareceu na primeira trave para desviar pra rede. O Southampton cresceu depois do gol e aumentou a vantagem no marcador ainda no primeiro tempo: Ward-Prowse cobrou falta com perfeição para marcar seu 9º gol de falta na Premier League (se igualando a Frank Lampard e Jamie Rednapp) e abrir 2 a 0 para o Southampton. Uma simples mudança de Ole Solskjaer para o segundo tempo, porém, mudou o rumo do jogo. Edinson Cavani entrou no lugar de Mason Greenwood e 15 minutos depois apareceu para, com um belo tapa na bola, deixar Bruno Fernandes na boa para descontar para o Manchester United. Depois, o atacante uruguaio apareceu na área para desviar chute do português, tirando completamente o goleiro McCarthy da jogada e deixando tudo igual no placar: 2 a 2. Mas não parou por aí. Já nos acréscimos da etapa final, Cavani esbanjou o “faro de artilheiro” para se livrar da marcação na área e aparecer livre na primeira trave para completar cruzamento de Rashford e garantir a vitória do Manchester. O resultado levou a equipe de Solskjaer para a 8ª posição, com 1 ponto a menos que o Southampton, que mesmo com a derrota segue na 5ª colocação. Como o Manchester United tem uma partida a menos, ainda tem boas chances de alcançar a 5ª posição e colar no G4 da Premier League.

Encerrando as partidas de domingo, o Arsenal recebeu o Wolverhampton no Emirates Stadium para uma partida fundamental para ambas as equipes na busca por uma vaga em competições europeias. Logo aos 5 minutos do primeiro tempo, um choque forte de cabeças entre David Luiz e Raúl Jiménez, que fez os dois jogadores desacordarem dentro de campo. O brasileiro foi o primeiro a se recuperar e conseguiu retornar ao jogo depois de enfaixar a cabeça para estancar o sangramento, mas Raúl Jiménez passou 10 minutos sendo atendido dentro de campo e teve que deixar a partida de maca, logo sendo levado para o hospital na ambulância. Mesmo sem o camisa 9, o Wolverhampton abriu o placar com Pedro Neto após jogada de Adama Traoré pela ponta direita, mas o Arsenal deixou tudo igual apenas 2 minutos depois, com Gabriel Magalhães completando cruzamento William. Ainda no primeiro tempo, porém, Pedro Neto fez boa jogada na intermediária, finalizou forte e Podence aproveitou o rebote para decretar a vitória do Wolves por 2 a 1. O resultado levou a equipe de Nuno Espírito Santo para a 6ª posição (com os mesmos 17 pontos do Southampton), enquanto o Arsenal de Mikel Arteta caiu para a 14ª colocação com a derrota.

Deixe um comentário