Início » Colunas » Coluna do Verchai » São Paulo x Palmeiras: tudo sobre a final do Paulista no Morumbi

São Paulo x Palmeiras: tudo sobre a final do Paulista no Morumbi  

É São Paulo x Palmeiras e vale título. Confira tudo sobre a final do Paulista no Morumbi, neste domingo, às 16h.

Paulistão

Em confronto de ida tenso na arena palmeirense Allianz Parque, Palmeiras e São Paulo empataram sem gols e deixaram aberta a final do Paulista para a volta, no estádio tricolor, o que não deixa de ser bom para o time são-paulino, comandado por Hernán Crespo.

Crespo durante sao paulo 4 x 0 mirassol paulista 2021
Melhor campanha do Paulista, São Paulo de Hernán Crespo decide a final do Paulista no Morumbi (Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Na quinta-feira (20), o Palmeiras recebeu o São Paulo no Allianz Parque pela partida de ida da final do Campeonato Paulista. A volta, que está marcada para este domingo (23), às 16 horas, com transmissão da Globo para a TV aberta, acontece no Morumbi em razão da campanha feita pelo São Paulo na fase de grupos (somou 27 pontos em 12 rodadas e se isolou na liderança da classificação geral). O fato de jogar em casa, porém, é a única vantagem que o tricolor carrega para a decisão, tendo em vista que, em caso de empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis, independentemente, inclusive, de gols marcados fora de casa. Portanto, os são paulinos não precisam se preocupar com a possibilidade de ficarem sem o título por mais um ano caso a partida, no Morumbi, termine empatada com gols. Isso porque, na primeira partida, disputada no Allianz Parque, o Choque-Rei não saiu do zero. Mas, se o São Paulo chegou para esta decisão com a vantagem de fazer a partida de volta em casa por ter feito a melhor campanha da fase de grupos, o Palmeiras tem várias outras vantagens. O Verdão chegou para esta final como o atual campeão estadual e, ainda neste ano, levantou dois títulos. É verdade que ambas as conquistas (Copa do Brasil e Copa Libertadores da América) foram relativas à temporada de 2020, apesar de terem se estendido para 2021 em razão da pandemia, e o Palmeiras perdeu duas decisões recentemente (a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana). Ainda assim, a pressão por títulos é bem menor para o Palmeiras. Isso porque o São Paulo não vence o Campeonato Paulista desde 2005 (há mais de 15 anos) e a última vez que levantou um troféu foi em 2012 (quase 10 anos atrás). Ademais, todas estas decisões pelas quais o Palmeiras passou sob o comando de Abel Ferreira ao menos serviram para dar ainda mais casca para a equipe (até porque ambas foram definidas nas penalidades). Este fato poderia até acabar pesando caso acontecesse outro empate no fim de semana e a decisão do Campeonato Paulista fosse para os pênaltis, mas a ausência de jogadores mais experientes também pode pesar para o São Paulo neste caso (principalmente pela ausência de Daniel Alves, que se machucou no Allianz Parque e pode desfalcar o tricolor no Morumbi).

banner betmotion final paulista 2021 super bônus

Resumo do primeiro confronto:

A partida da última quinta-feira, com mando do Palmeiras, não foi exatamente como a equipe alviverde esperava. É claro que o São Paulo chegou motivado para o confronto, mas o favoritismo palmeirense era inegável, tanto pela solidez que já criou com Abel Ferreira como pela qualidade técnica individual de seus jogadores, sem contar o fato de jogar em casa. Nos primeiros minutos, o Verdão até conseguiu exercer certo domínio da partida, se defendendo com qualidade e chegando com perigo nas descidas ao ataque com a velocidade de Rony. Foi através do camisa 7 que surgiu a primeira grande chance do Palmeiras na partida, pois, com um belo passe, ele deixou Luiz Adriano em boas condições para marcar, mas o camisa 10 chutou em cima de Tiago Volpi, que conseguiu fazer a defesa. Com o passar do primeiro tempo, porém, a partida se equilibrou bastante e o São Paulo também começou a chegar com perigo no campo de ataque. Apesar de não ter conseguido exigir nenhuma grande defesa do goleiro Weverton, o que mais incomodou os torcedores são paulinos no primeiro tempo certamente foram as contusões de Daniel Alves e Martín Benítez, que podem ser considerados dois dos mais importantes jogadores de Hernán Crespo, talvez ao lado de Reinaldo e Pablo, além de Luciano (que sequer jogou, exatamente por já estar lesionado). Apesar disso, Igor Vinícius e Igor Gomes conseguiram fazer muito bem a função dos donos das posições: Dani e Benítez, respectivamente. Tanto é que o São Paulo voltou pressionando no segundo tempo, e Pablo conseguiu exigir a primeira boa defesa de Weverton em chute da entrada da área. Logo na sequência, porém, Miranda errou na saída de bola e o Palmeiras quase foi às redes, mas Volpi fez grande defesa em chute de Raphael Veiga. O segundo tempo foi bem mais movimentado que o primeiro em uma análise geral, mas ninguém conseguiu marcar. Pode-se dizer até que o São Paulo foi melhor na etapa final, principalmente porque Gabriel Sara, em uma pancada de fora da área, foi quem mais chegou perto de balançar as redes, mas a bola explodiu na trave.

Prévia do duelo no Morumbi

(Imagem: reprodução/Instagram do São Paulo)

Depois de um duelo bastante competitivo, no qual Palmeiras e São Paulo mostraram boas virtudes para criar chances de marcar e, principalmente, para não serem vazados, é difícil apontar um favorito a levantar o título estadual. Como atual campeão, o Palmeiras de Abel Ferreira, teoricamente, é superior ao São Paulo de Hernán Crespo, que está apenas no início de sua formação. Além disso, o técnico argentino vai ter vários problemas para resolver antes da partida de domingo, no Morumbi, que vai definir o campeão paulista de 2021. Sem o artilheiro da última temporada, Luciano, que ficou fora da primeira partida e dificilmente vai estar disponível para a volta, Crespo ainda pode não contar com Daniel Alves e Martín Benítez. Do outro lado, Abel Ferreira conta com todos os jogadores que se firmaram na equipe titular no decorrer desta temporada (com exceção de Marcos Rocha, machucado). No entanto, mesmo com o São Paulo jogando sem Dani e Benítez no segundo tempo da partida de ida desta decisão, conseguiu fazer uma partida equilibrada (até melhor) com o Palmeiras. E, levando em consideração a capacidade ofensiva destas equipes, a expectativa é de que o placar não fique no zero mais uma vez. Ainda assim, é possível que outro empate aconteça e a decisão acabe indo para os pênaltis.

Leia também:

Noite de derrotas de Fluminense, São Paulo, Palmeiras e Santos

Libertadores: saiba o que o Fluminense precisa para ir às oitavas

Abel Ferreira desabafa sobre pandemia e ausência das filhas

Deixe um comentário