Início » Colunas » Coluna do Verchai » Manchester City conquista a tão sonhada Champions League

Manchester City conquista a tão sonhada Champions League  

Divulgação

O Manchester City, comandado por Pep Guardiola, fez história ao conquistar o título inédito da Liga dos Campeões da UEFA. Em uma partida disputada no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, no último sábado, o time inglês venceu a Inter de Milão por 1 a 0 e ergueu o tão sonhado troféu.

O gol da vitória foi marcado pelo volante Rodri, aos 22 minutos do segundo tempo. Com esse resultado, o Manchester City encerra a temporada com a Tríplice Coroa, já que também conquistou a Premier League e a Copa da Inglaterra. Resultado que faz com que essa equipe seja lembrada por décadas como uma das mais vitoriosas da história.

Entre os gigantes da Europa

O Manchester City, fundado em 1880, levou algum tempo para ganhar reconhecimento internacional. Foi somente na década de 2010, com os investimentos dos Emirados Árabes Unidos e a conquista de vários títulos na Inglaterra, que o clube começou a se destacar. Agora, com o título de campeão europeu, o Manchester City escreve mais um capítulo em sua história, mostrando que se tornou uma potência do futebol mundial.

Embora o Manchester City fosse considerado o favorito nessa decisão da Champions, a Inter de Milão proporcionou uma partida extremamente difícil para os ingleses. A equipe italiana teve o dobro de finalizações em relação ao time inglês (14 contra 7) e demonstrou, mais uma vez, uma grande atuação defensiva. No entanto, não conseguiu converter esse empenho em gols. Por outro lado, o Manchester City foi letal em uma jogada iniciada por Akanji e finalizada por Rodri, garantindo a vitória e o título.

Destaques da conquista

Ederson teve uma atuação memorável nessa final da Liga dos Campeões. Ele foi fundamental para a vitória sobre a Internazionale, realizando defesas impressionantes, inclusive em uma cabeçada de Lukaku. Com essa conquista, Ederson entra para uma lista seleta de 55 brasileiros campeões da Champions League, deixando sua marca na maior competição de clubes da Europa.

Haaland, o jovem atacante norueguês, teve dificuldades no confronto contra a sólida defesa formada por Acerbi e Bastoni, da Inter de Milão. Ele teve poucas oportunidades para finalizar, mas sua performance ao longo da temporada foi fantástica. Haaland encerra sua primeira temporada pelo Manchester City como o artilheiro da Liga dos Campeões, com 12 gols, e conquista o título. Com essa impressionante campanha, ele se coloca como um forte candidato à próxima Bola de Ouro.

Pep Guardiola, o técnico do Manchester City, está à frente do clube desde 2016. O título da Liga dos Campeões finalmente chegou para consagrar o trabalho realizado pelo treinador espanhol. Essa é a terceira vez que Guardiola conquista a Champions League como treinador, um feito notável e que o coloca entre os melhores da história do futebol.

Tríplice coroa europeia

Com a conquista da Liga dos Campeões, o Manchester City se tornou o décimo time europeu a realizar a Tríplice Coroa, que consiste em vencer o campeonato nacional, a copa nacional e o principal torneio continental na mesma temporada. Essa conquista é um marco na história do clube e o coloca em um seleto grupo de equipes vitoriosas. Outros times que já alcançaram essa façanha foram o Celtic em 1966/67, Ajax em 1971/72, PSV em 1987/88, Manchester United em 1998/99, Barcelona em 2008/09 e 2014/15, Inter de Milão em 2009/10, Bayern de Munique em 2012/13 e 2019/20.

Além disso, o técnico Pep Guardiola se tornou o primeiro treinador a conquistar a Tríplice Coroa por dois clubes diferentes. Ele já havia alcançado esse feito com o Barcelona na temporada 2008/09, e agora o repete com o Manchester City. Essa conquista evidencia a habilidade de Guardiola em montar equipes vitoriosas em diferentes contextos e reafirma seu lugar de destaque na história do futebol mundial.

Grupo seleto na Inglaterra

Com a vitória na Liga dos Campeões, o Manchester City se torna o sexto clube inglês a conquistar o título continental, tanto na antiga Copa da Europa quanto na atual Champions League. O Liverpool é o clube inglês mais vitorioso nesse torneio, com seis títulos, seguido pelo Manchester United, com três. O Nottingham Forest e o Chelsea têm dois títulos cada, enquanto o Aston Villa completa a lista com uma conquista.

A hegemonia do futebol inglês no cenário europeu se consolida cada vez mais, com clubes fortes e competitivos na disputa pelo título mais cobiçado do continente.

O jogo decisivo para o City

A partida final entre Manchester City e Inter de Milão não foi tão emocionante quanto esperado, mas foi uma demonstração do poder defensivo das equipes. Ambos os times buscaram manter a organização tática e priorizaram a defesa, o que resultou em um jogo com poucas alternativas ofensivas.

Sob o comando de Simone Inzaghi a Inter de Milão, tentou escapar do padrão preestabelecido para enfrentar o Manchester City, porém não foi totalmente eficaz. Apesar de surpreender com sua postura defensiva, a equipe italiana pecou na efetividade ofensiva, atacando de forma desordenada quando ficou em desvantagem no placar. Isso contribuiu para um jogo tenso, com um nível técnico mais baixo do que o esperado.

Embora o Manchester City não tenha apresentado todo o seu potencial tático, o poderio técnico foi decisivo para a conquista do título. Destacam-se a atuação do volante Rodri, autor do gol da vitória, que mudou o cenário do jogo, e o goleiro brasileiro Ederson, que teve uma performance excepcional, realizando defesas importantes ao longo da partida. Esses jogadores foram fundamentais para o sucesso da equipe no confronto contra a Inter de Milão e na conquista do título.

A maior conquista do Manchester City

A conquista do Manchester City na Liga dos Campeões coroa uma temporada histórica para o clube. Com a Tríplice Coroa, o time mostra sua força tanto no cenário nacional quanto no europeu, se consolidando como uma potência no futebol. O trabalho de Pep Guardiola à frente da equipe é reconhecido, e ele se torna o único técnico a vencer a Tríplice Coroa por dois clubes diferentes. A vitória sobre a Inter de Milão evidencia a capacidade do Manchester City em se adaptar às circunstâncias e superar grandes adversários.

Nesta edição o Manchester City definitivamente colocou seu nome entre os grandes clubes da Europa. Passar pelo Real Madrid nas semifinais da forma que foi mostrava que esse grande time comandado por Pep Guardiola estava preparado. Assim tivemos um feito histórico e um título justo para o melhor time da temporada na Europa.

Siga o Betmotion nas redes sociais 

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Telegram

Twitter

Deixe um comentário