Início » Colunas » Coluna do Verchai » Robinho anuncia aposentadoria do futebol

Robinho anuncia aposentadoria do futebol  

O atacante Robinho, aos 38 anos, está aposentado do futebol profissional. O jogador que é Ídolo e começou a jogar futebol profissional no Santos, teve passagens por vários clubes pelo mundo, o agora ex-jogador revelou que abandonou a carreira depois da condenação final na Justiça da Itália, em janeiro deste ano, pelo estupro coletivo de uma jovem albanesa dentro de um clube noturno de Milão em 2013, quando ainda era jogador do Milan. Após esse caso tudo que o jogador mais quer é distância da imprensa.

Condenado em 1ª instância por estupro na Itália, Robinho é contratado pelo Santos (Reprodução: Instagram/Santos FC)

“Não quero dar entrevista nenhuma. Se puder deixar eu e minha família em paz, fico agradecido! Você estava pedindo posicionamento do Santos porque entrei lá. Santos sempre foi e sempre será minha casa. Não tem nenhum personagem mais importante pra vocês falarem?”, escreveu Robinho em uma mensagem de texto ao site UOL.

“Não jogo mais! Não público minha vida na internet, e vocês continuam falando de mim. Tem muitas pessoas querendo dar entrevista, aparecer. Eu só quero que vocês me deixem em paz”, finalizou.

O atleta já estava sem clube desde 28 de fevereiro de 2021, quando se encerrou seu contrato com o Santos. Essa última passagem pelo clube santista, no entanto, não teve o jogador em campo. Inúmeras críticas à sua contratação no ano anterior, quando o atacante já havia sido condenado em primeira instância na Itália, fizeram a diretoria recuar e suspender o vínculo.
Antes, Robinho brilhou em campo nas duas passagens pelo Santos. Na primeira, no início dos anos 2000, foi a mais destacada, na época o jogador ficou conhecido pelas suas jogadas utilizando as famosas “pedaladas”. Em uma geração de ouro dos Meninos da Vila, o atacante foi bicampeão do Brasileirão, em 2002 e 2004, junto com Diego, Renato, Diego Costa, Elano e cia. Anos depois, voltou e conquistou a Copa do Brasil de 2010 e o Paulistão em 2010 (junto com Neymar e Paulo Henrique Ganso) e em 2015.
Após sua primeira passagem pelo Santos, Robinho foi vendido ao Real Madrid em 2005, e assinou um contrato de cinco anos com o clube merengue. Na temporada 2006–07, sob o comando do técnico Fabio Capello, apesar de ser deixado no banco de reservas em algumas ocasiões devido à grande concorrência no ataque, atuou em 43 partidas no total. Teve boas atuações e ajudou o time a conquistar o Campeonato Espanhol de 2006–07 e 2007–08, temporada em que, com a chegada do novo técnico Bernd Schuster, assumiu a titularidade em definitivo e foi um dos principais responsáveis pelo bom momento do time.
Logo depois, o atacante Robinho acaba entrando em conflito com o treinador alemão Bernd Schuster. Então o jogador na tentativa de forçar a sua saída do Real Madrid, para transferir-se para o Chelsea, acabou convocando uma coletiva de imprensa para manifestar publicamente o seu desejo de sair da equipe espanhola para atuar no clube londrino. Porém acabou se transferindo para outro clube inglês o Manchester City. Além do clube espanhol e o clube inglês o atacante Robinho também defendeu a equipe do Atlético-MG, Guangzhou FC (China) e Sivasspor (Turquia).

O Jogador também teve várias passagens pela Seleção Brasileira de futebol, e de 2003 a 2017 foi convocado em diversas oportunidades provando seu valor como jogador de alto nível por mais de uma década vestindo a camisa amarelinha. Os títulos conquistados vestindo a camisa da seleção foram: Copa das Confederações em 2005 e 2009, Copa América 2007 e Super Clássico das Américas 2014.
Robinho também somou diversos prêmios individuais ao longo de sua carreira, tanto nos clubes que passou, e também pela seleção nacional. Ao todo Robinho fez 100 jogos oficiais pela seleção brasileira e marcou 28 gols.

Relembre o caso de estupro

Segundo o depoimento da vítima e a reconstrução dos fatos, a jovem albanesa que tinha 22 anos na época estava na mesma boate que Robinho e um grupo de amigos, em janeiro de 2013, mas só se juntou a eles após a esposa do jogador voltar para casa. Eles então teriam oferecido bebida à vítima até “deixá-la inconsciente e incapaz de se opor”.
De acordo com o Ministério Público de Milão, o grupo levou a jovem para um camarim e, se aproveitando de seu estado de embriaguez, mantiveram “múltiplas e consecutivas relações sexuais com elas”. Outros quatro envolvidos no crime não foram rastreados pela Justiça da Itália e não puderam ser processados.

Mesmo sem a publicação das motivações, o Ministério Público de Milão encaminhou, no dia 15 de fevereiro deste ano, o pedido de prisão internacional dos dois condenados – Robinho e o amigo Ricardo Falco – para o Ministério da Justiça da Itália que, por sua vez, já fez o pedido formal ao Brasil no dia seguinte.

Robinho não está preso na Itália porque o Brasil não extradita pessoas que nascem neste país, por crimes que cometeram no Exterior. Mesmo condenados.
O jogador só não pode sair do país, porque seu nome consta na lista da Interpol (Organização Criminal de Polícia Internaciona). Na lista de mais de 181 países, o nome Robson de Souza consta como condenado a nove anos por estupro coletivo. Ou seja, se o ex-atacante da Seleção e do Santos for para um destes países, será preso.
De acordo com amigos do ex-jogador, Robinho pretende levar sua vida normalmente no Brasil. Inclusive se dedicando a acompanhar a carreira do filho Robson de Souza Júnior, que tem 14 anos e assinou contrato de formação com o Santos, no dia primeiro de junho.
O filho do jogador já vem treinando no sub-14. A contratação foi aprovada pelo Comitê Gestor do Santos. Aliás, a diretoria santista tem permitido que Robinho não só acompanhe aos treinamentos do filho, como também use as dependências do clube para gravações particulares. A diretoria de Andrés Rueda age como se não houvesse nada de errado.

Deixe um comentário