Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia do segundo turno do Campeonato Italiano

Prévia do segundo turno do Campeonato Italiano  

Líder Internazionale de Milão abre a 20ª rodada da Série A do Campeonato Italiano, podendo abrir 7 pontos.

em destaque o novo escudo da Inter de Milão
(Divulgação)

Às 8:30 (no horário de Brasília) desta quinta-feira (6), a Inter de Milão abre o segundo turno do Campeonato Italiano com transmissão do Fox Sports na TV fechada. O Bologna recebe a líder isolada do campeonato em seu estádio Renato Dall’ara com a expectativa de somar pontos ao lado da torcida para seguir lutando na metade de cima da tabela de classificação. No entanto, a Internazionale de Milão terminou o primeiro turno da Série A TIM ostentando 11 jogos de invencibilidade, e tendo vencido os últimos 7 jogos de 2022 de forma consecutiva (levando em consideração apenas a competição nacional). Na última temporada, a Inter de Antonio Conte entrou para a história ao acabar com a hegemonia da Juventus, que buscava o décimo título consecutivo, e faturou o seu 19º troféu do Campeonato Italiano. Mas, junto com um de seus principais jogadores, Romelu Lukaku, o experiente técnico italiano, Antonio Conte também deixou a Internazionale. Para o comando chegou o nem tão experiente Simone Inzaghi, e a expectativa era de que o clube passasse por um período de adaptação, mas tudo isso se deu em um curto espaço de tempo. A Inter de Milão até encontrou alguma dificuldade no início da temporada, mas logo embalou uma sequência de vitórias e, desde que tomou a liderança do Campeonato Italiano, na 17ª rodada, só fez aumentar a vantagem em relação aos principais concorrentes ao título. Agora, com 19 rodadas disputadas, a Inter já tem 4 pontos de vantagem para o vice-líder, o Milan, ostenta o melhor ataque do campeonato, com 49 gols marcados (média de mais de 2 por partida), e a segunda melhor defesa, com apenas 15 gols sofridos (1 a mais que o Napoli). Portanto, a expectativa é de que a equipe comandada por Simone Inzaghi mantenha o embalo neste ano para buscar o bicampeonato. E vale ressaltar que a Inter de Milão voltou a figurar entre os clubes classificados para as oitavas de final da Liga dos Campeões depois de 10 temporadas (a última vez tinha sido na temporada 2011/12).

Vice-líder, Milan tem confronto complicado com a Roma de Mourinho e pode ver a Internazionale disparar

Caso a Inter de Milão confirme o favoritismo e vença o Bologna mesmo jogando fora de casa, abre 7 pontos de vantagem para o Milan, que vai precisar vencer para voltar a diminuir a distância para 4 pontos. O problema é que, apesar de jogar ao lado da torcida, no San Siro, o Milan vai enfrentar a Roma de José Mourinho, que luta para entrar na zona de classificação para a Liga Europa e, consequentemente, se aproximar da zona de classificação para a Liga dos Campeões. O Milan apresentou uma grande instabilidade, tanto na Liga dos Campeões como no Campeonato Italiano, mas espera reencontrar o seu equilíbrio em 2022 para voltar a lutar pela liderança da competição nacional, e conta com o seu ótimo sistema ofensivo (o segundo melhor do campeonato) para tanto. Como o Milan venceu a Roma fora de casa no primeiro turno, a expectativa é de que volta a somar os três pontos diante do rival. Além disso, a Roma possui um sistema defensivo que ainda busca o seu melhor equilíbrio, tendo média superior a um gol sofrido por partida, e vai ter desfalques importantes para o clássico, como os zagueiros Leonardo Spinazzola e Christopher Smalling, e o atacante Borja Mayoral. O Milan, por sua vez, vai contar com time quase completo para o confronto, à exceção de Ismael Bennacer, Fodé Ballo-Touré e Franck Kessié, que estão com suas respectivas seleções para a disputa da Copa Africana de Nações. Por outro lado, levando em consideração um retrospecto mais recente, a balança pesa a favor da Roma, que venceu seis das últimas nove partidas que disputou, enquanto o Milan venceu quatro e perdeu outras quatro das últimas dez partidas disputadas em 2021. A partida entre Milan e Roma acontece às 14:30 (no horário de Brasília) desta quinta-feira, com transmissão exclusiva da ESPN pelo “Star+”, em streaming. 

Cinco partidas da 20ª rodada do Campeonato Italiano podem ser adiadas em razão da Covid

Juventus e Napoli se enfrentam hoje no grande clássico do Allianz Stadium, casa da Juve em Turim (Foto: reprodução/site da Juventus FC)

Assim como o Campeonato Inglês, o Campeonato Italiano pode ter alguns jogos adiados em razão do novo surto de Covid na Europa. Desde o início desta semana foram constatados 87 novos infectados pelo vírus, levando em consideração jogadores e membros das comissões técnicas dos clubes da Série A TIM. Por esta razão, dos dez jogos marcados para acontecerem nesta quinta-feira (6), pela 20ª rodada do Campeonato Italiano, cinco podem ser adiados pelas autoridades de saúde local. Na última rodada, o confronto entre Udinese e Salernitana precisou ser adiado em razão dos muitos casos de Covid na equipe visitante. Para esta rodada, nada foi oficializado até o momento, de forma que todas as partidas estão confirmadas para acontecerem, mas muitas delas estão sendo analisadas pelo Departamento de Prevenção das autoridades sanitárias da Itália e têm grandes chances de serem adiados. Entre estas partidas está o grande duelo entre Juventus (5ª colocada) e Napoli (3º colocado), marcado para acontecer às 16:45 (no horário de Brasília) desta quinta-feira, em Turim, no Juventus Stadium, com transmissão da ESPN na TV fechada e no “Star+” em streaming. Isso porque, além do aumento de casos na equipe da Juventus, o Napoli passa por um surto de Covid no elenco e pode não ter condições sequer de viajar para Turim para a realização da partida. Caso o confronto aconteça, será com equipes bastante modificadas e a expectativa vai ser de um duelo com poucas emoções. Outro confronto que era bastante aguardado nesta 20ª rodada e corre o risco de ser adiado envolve a Atalanta, 4ª colocada, e o Torino, que é dono da 4ª melhor defesa do campeonato e luta para se manter distante da parte baixa da tabela de classificação. A partida está marcada para acontecer às 12:30 (no horário de Brasília), no estádio Atleti Azurri d’Italia, em Bergamo, com transmissão do Fox Sports para a TV fechada. Os outro três jogos que podem ser adiados são: Spezia x Verona, Veneza x Salernitana e Fiorentina x Udinese.

Deixe um comentário