Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia da segunda rodada do Brasileirão

Prévia da segunda rodada do Brasileirão  

Depois de derrota em casa na estreia, Palmeiras busca reabilitação antes de confronto direto com o Flamengo.

lucas ribeiro do ceará celebra gol na estreia do brasileiro 2022 contra o palmeiras
Grande surpresa da 1ª rodada, Ceará venceu o Palmeiras, por 3 a 2, em pleno Allianz Parque (Foto: Felipe Santos/Ceará SC)

A Série A do Campeonato Brasileiro 2022 chega a segunda rodada neste fim de semana e já é causa de preocupação e até demissão de técnicos. O Goiás, por exemplo, que vai abrir a segunda rodada de jogos do Brasileirão recebendo o Palmeiras, acabou demitindo o técnico interino Glauber Ramos depois da derrota por 3 a 0, para o Coritiba, na primeira rodada. Glauber fazia parte da comissão técnica permanente desde 2020 e havia assumido a equipe na reta final da Série B do ano passado, conseguindo o acesso para a Série A e sendo mantido no cargo, mas a pressão aumentou depois da perda do título estadual para o Atlético Goianiense e a corda arrebentou depois da estreia com derrota no Brasileirão. Jair Ventura foi anunciado como o novo técnico do Goiás e vai fazer sua estreia nesta segunda rodada. O Goiás vai abrir a segunda rodada do Brasileirão recebendo o Palmeiras no estádio Hailé Pinheiro (a Serrinha), em Goiânia, às 16:30 (no horário de Brasília) do próximo sábado (16), com transmissão exclusiva do Premiere em pay-per-view. Jogando fora de casa, o Palmeiras precisa de uma vitória para não permitir que seus concorrentes ao título já abram larga vantagem nestas primeiras rodadas, assim como aconteceu no ano passado. O atual campeão paulista perdeu para o Ceará jogando em casa na primeira rodada e, apesar de estar muito bem nas demais competições, tem o Brasileirão como uma de suas ambições. Tanto é que o técnico Abel Ferreira poupou a maior parte da equipe titular na última partida, pela Libertadores, para concentrar no Campeonato Brasileiro. Além disso, se não vencer o Goiás, o que é bastante improvável, o Palmeiras vai chegar ainda mais pressionado para enfrentar o Flamengo fora de casa na próxima quarta-feira (20), em partida adiantada da 4ª rodada, e, logo na sequência, no dia 23, fazer clássico com o Corinthians pela 3ª rodada. Sendo assim, a expectativa é de que, mesmo jogando fora de casa, o Palmeiras controle a partida e saia de campo com os três pontos, até porque, além de estar diante de uma equipe teoricamente inferior na parte técnica (e financeira), ostenta uma equipe muito bem equilibrada: em 23 jogos oficiais nesta temporada, venceu 16 e perdeu apenas 3 (para Chelsea, São Paulo e Ceará), tendo marcado 47 gols (média de 2,04 por partida) e sofrido apenas 15.

Também no sábado (16) acontecem outros 3 jogos da segunda rodada do Brasileirão. Às 19 horas (de Brasília), o Premiere transmite com exclusividade a partida entre América Mineiro e Juventude na Arena Independência, em Belo Horizonte (Minas Gerais). O América decepcionou ao perder para o Avaí fora de casa na primeira rodada, mas chega motivado por um empate com o Atlético Mineiro pela Libertadores. Do outro lado, o Juventude vem de um empate com o Red Bull Bragantino na estreia e, como não disputa outras competições, está com o elenco descansado para voltar a surpreender e somar pontos nesta segunda rodada.

Também às 19 horas (de Brasília), com transmissão do SporTV, o Corinthians, que ocupa a 3ª posição neste momento pela vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo na primeira rodada, vai receber o Avaí na Neo Química Arena, em São Paulo, com a expectativa de conseguir mais uma vitória no Brasileirão, que seria a terceira consecutiva (algo inédito para o técnico português Vítor Pereira). Do outro lado, jogando fora de casa, o Avaí dificilmente vai conseguir evitar sua primeira derrota neste Brasileirão.

Por fim, às 21 horas (de Brasília), o Cuiabá recebe o Fluminense recebe o Fluminense na Arena Pantanal com transmissão do SporTV. O Cuiabá estreou neste Brasileirão com vitória sobre o Fortaleza, fora de casa, e espera voltar a somar pontos nesta rodada, jogando ao lado da torcida, para se manter na parte de cima da tabela de classificação (bem distante da zona de rebaixamento). Do outro lado, porém, o Fluminense, que apenas empatou com o Santos na primeira rodada, tem a expectativa de somar os primeiros três pontos no Brasileirão e dificilmente vai sair de campo derrotado.

São Paulo defende liderança do Brasileirão enfrentando o Flamengo no Maracanã

O São Paulo estreou neste Brasileirão goleando o Athletico Paranaense por 4 a 0 e assumindo a ponta da tabela de classificação pelo saldo de gols, apesar de somar os mesmos 3 pontos de outras 6 equipes (entre elas o atual campeão, Atlético Mineiro). Agora, para se manter na liderança do campeonato, que é o principal objetivo da equipe, como já afirmou e reafirmou o técnico Rogério Ceni, o São Paulo vai precisar de mais uma vitória nesta segunda rodada, mas a missão é das mais difíceis. O Tricolor Paulista enfrenta o Flamengo no Maracanã às 16 horas (de Brasília) do próximo domingo (17), com transmissão da Globo na TV aberta. E para tornar tudo ainda mais difícil para o São Paulo, o Flamengo jogou em casa pela Libertadores na última terça-feira (12), de forma que o técnico Paulo Souza teve tempo para descansar e preparar seu elenco para o confronto desta segunda rodada do Brasileirão. Além disso, como apenas empatou com o Atlético Goianiense na estreia do campeonato, o Flamengo precisa da vitória em casa para se estabelecer na competição e tem condições para conseguir os três pontos, ainda que o São Paulo tenha uma boa equipe.

Os jogos do domingo (17) da segunda rodada do Brasileirão começam às 11 horas da manhã (de Brasília), com a partida do atual vice-líder, Coritiba, vai visitar o Santos na Vila Belmiro. Depois do empate com o Fluminense na estreia, o Santos venceu a Universidad Catolica pela Copa Sul-Americana e está motivado para alcançar a primeira vitória no Brasileirão.

Às 18 horas (de Brasília) acontecem outros três jogos simultâneos. Entre eles, o do atual campeão, Atlético Mineiro, que vai enfrentar o Athletico Paranaense na Arena da Baixada. Sob nova direção depois da goleada sofrida diante do São Paulo na primeira rodada, o Furacão espera conseguir somar seus primeiros pontos no Brasileirão jogando em casa, mas, enfrentando o seu carrasco da última Copa do Brasil, certamente vai ter dificuldade para evitar mais uma derrota. O Galo vem de um tropeço em casa (empate por 1 a 1), em clássico com o América pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores (no qual arrancou o empate aos 40 minutos do segundo tempo), e quer a vitória no Brasileirão para buscar a liderança e, assim, esquecer rapidamente a “quase derrota” para o rival.

Deixe um comentário