Início » Colunas » Coluna do Verchai » Furacão lidera o Brasileirão com 100% de aproveitamento

Furacão lidera o Brasileirão com 100% de aproveitamento  

Vitória sobre o até então invicto Atlético Goianiense garante Athletico Paranaense, o Furacão, no topo da tabela do Brasileirão

Matheus Babi em Grêmio 0 x 1 Athletico Paranaense em Porto Alegre Brasileiro 2021
Matheus Babi marcou o gol da vitória do Athletico-PR na Arena do Grêmio (Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br)

No fim de semana que se passou aconteceram oito jogos válidos pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, com exceção da partida entre Atlético Mineiro e Chapecoense, que jogam nesta segunda-feira (21). A única partida adiada, que ainda não tem data marcada, envolve Cuiabá e Grêmio: por falta de local para ser disputada, uma vez que a Arena Pantanal está sendo utilizada para a Copa América e o Estádio Dutrinha, para onde a CBF havia remarcado o confronto, não está nos padrões exigidos pela instituição, Cuiabá x Grêmio não puderam entrar em campo. Com isso, o tricolor gaúcho segue na última posição da tabela, sendo a única equipe que ainda não somou pontos no Brasileirão. Mas o Grêmio, assim como o Cuiabá, que é o primeiro fora da zona de rebaixamento (16º colocado), disputou apenas três partidas até aqui (ou seja, duas a menos que a maioria das demais equipes). Vale destacar que uma das derrotas sofridas pelo surpreendente lanterna do Campeonato Brasileiro foi diante do Athletico Paranaense, que aparece no topo da tabela de classificação com 100% de aproveitamento. O Furacão teve a partida da 4ª rodada, contra o Flamengo, adiada em razão da disputa da partida de volta das quartas de final do Campeonato Paranaense, mas voltou a vencer no último domingo (20) e se isolou na liderança do campeonato. O Athletico recebeu o Atlético Goianiense na Arena da Baixada pela quinta rodada (que foi a quarta partida do Furacão na Série A) e conseguiu uma vitória de virada que acabou com a invencibilidade da equipe comandada por Eduardo Barroca. Com o resultado, o Furacão se isolou na liderança do Brasileirão mesmo tendo uma partida a menos que todas as outras equipes que formam o G-4 (Fortaleza, RB Bragantino e Palmeiras).

Resumo do confronto Athletico Paranaense x Atlético Goianiense:

Com duas vitórias e um empate nas três primeiras partidas disputadas, o Dragão teve problemas nos primeiros minutos da partida em Curitiba, pois os comandados de António Oliveira executaram à perfeição uma marcação alta. No entanto, quando o Furacão tocava na defesa para encontrar espaço para ir ao ataque, o Atlético Goianiense pressionou e Baralhas aproveitou passe errado para abrir o placar em belo chute cruzado. O confronto seguiu intenso na marcação e sem grandes chances claras para nenhum dos lados até os minutos finais do primeiro tempo, quando Marcinho acertou belo cruzamento para Matheus Babi, na segunda trave, testar para o fundo da rede e deixar tudo igual no placar. No segundo tempo, em um mínimo vacilo da defesa da equipe da casa, o goleiro Santos teve que sair para fazer o corte e foi interceptado por Natanael, que ficou com o gol vazio para mandar pra rede, mas bateu desequilibrado e acabou chutando na trave. A partida foi ficando cada vez mais truncada no meio de campo e o Athletico levou vantagem com as subidas dos laterais e as bolas alçadas na área. Foi em outro cruzamento, desta vez vindo do lado esquerdo, com Abner Vinícius, e sendo concluído pelo meia Christian, de 20 anos, que apareceu de surpresa na área para decretar a vitória paranaense. O resultado levou o Athletico para a liderança do Brasileirão, com 12 pontos somados, enquanto o Atlético, de Goiás, ficou apenas na 8ª posição da tabela com a primeira derrota sofrida.

Bragantino interrompe sequência invicta do Flamengo e segue firme no G-4

A quinta rodada do Brasileirão começou no último sábado (19), com a partida entre Flamengo e RB Bragantino. Jogando no Maracanã, o rubro-negro carioca carregava uma invencibilidade que já durava 16 jogos, tendo vencido os últimos quatro de forma consecutiva. No entanto, com algumas ausências importantes em razão da Copa América, o Flamengo inevitavelmente sentiu o forte ritmo imposto pela forte equipe da Red Bull. Sob os comandos de Mauricio Barbieri há mais de um ano, o RB Bragantino não se classificou para as oitavas de final da Copa Sul-Americana por acaso, e provou isso jogando contra o Flamengo, fora de casa, nesta quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Aderlan abriu o placar para o RB logo nos primeiros minutos da partida marcando um golaço, que só muitos replays, de vários ângulos diferentes, são capazes de explicar. O Flamengo chegou a ficar acuado em campo durante algum tempo, sem a presença de nomes como Arrascaeta e Éverton Ribeiro, que são fundamentais em partidas que precisam de um drible diferente no meio de campo para tirar o time da pressão e abrir espaços no campo de ataque. Ainda assim, apostando na marcação alta, o Flamengo conseguiu deixar o Bragantino desconfortável na partida e conseguiu chegar ao empate depois de um bata-rebate na área em cobrança de escanteio: Michael tentou finalizar da entrada da área, pegou mal e acabou servindo Rodrigo Muniz, que acertou um belo chute de esquerda para marcar. O Flamengo cresceu na partida depois do empate e seguiu superior nos primeiros minutos do segundo tempo, até que Rodrigo Muniz fez uma pintura em cruzamento de Matheuzinho: acertou uma linda bicicleta e decretou a virada dos cariocas. O problema foi que, sem modificações, o ritmo da equipe de Rogério Ceni caiu. Do outro lado, o Bragantino aumentou a intensidade dos ataques e logo empatou a partida: Eric Ramires subiu antes de Arão e mandou pra rede depois de bola mal cortada por na área flamenguista. Percebendo a brecha, Mauricio Barbieri fez quatro modificações, aumentou ainda mais a intensidade da equipe, e conseguiu a virada nos acréscimos da etapa final: Chrigor, recém promovido das categorias de base, que entrou no segundo tempo, recebeu cruzamento de Artur e testou firme para marcar. Com a vitória por 3 a 2, o Bragantino saltou para a 3ª posição da tabela, somando os mesmos 11 pontos do vice-líder (Fortaleza) e sendo uma das quatro equipes que ainda não perderam neste Brasileirão (junto com Athletico, Fortaleza e Fluminense).

Leia também:

Série A tem Furacão líder e São Paulo na zona de rebaixamento

Seleção convocada para Tóquio tem Santos, goleiro do Furacão

VAR estraga o futebol quando se mete onde não deveria

Quem é o argentino Vojvoda, técnico-sensação do Fortaleza

Deixe um comentário