Atlético Mineiro supera expectativas, que já eram altas, e tenta manter folga na liderança do Brasileirão
Maior investidor da América Latina neste ano, o Atlético Mineiro garantiu o título estadual logo no início da temporada e, inevitavelmente, se colocou como um dos grandes favoritos para vencer os títulos de todas as competições que disputaria ao longo do ano, mas o desempenho até aqui não deixa de ser surpreendente. Os comandados de Cuca conseguiram avançar para as semifinais da Libertadores (passando por Boca e River no caminho), avançaram também às semifinais da Copa do Brasil, vencendo as partidas de ida e de volta das quartas, contra o Fluminense. Tudo isso em meio a uma campanha quase irretocável na Série A do Campeonato Brasileiro, que lidera com folga de 7 pontos para o 2º colocado, Palmeiras, até o atual momento. A partida deste sábado (18), às 19 horas (de Brasília), no Mineirão, contra o Sport, válida pela 21ª rodada do Brasileirão e com transmissão exclusiva do Premiere FC (no pay-per-view), vai ser a 50ª do Galo nesta temporada e, surpreendentemente, é o setor defensivo que mais se destaca. É comum ouvirmos os nomes do meia argentino Nacho Fernández, Hulk e Eduardo Vargas, ou, mais recentemente, Diego Costa, até porque eles raramente passam uma partida sem brilhar com um gol decisivo ou uma jogada que se destaca diante das demais. No entanto, o Atlético Mineiro tem apenas o quarto melhor ataque do Brasileirão, somando os mesmos 29 gols do Fortaleza, em 19 rodadas disputadas. No setor defensivo, porém, o Galo é disparadamente o melhor deste Brasileirão, tendo sofrido somente 13 gols (contra 17 da segunda melhor defesa, do Corinthians) e computando uma média de praticamente um gol sofrido a cada duas partidas (levando em consideração toda a temporada). Por todas estas razões, e levando em consideração o fraco desempenho do Sport, penúltimo colocado do Brasileirão e dono do pior ataque da competição (com apenas 8 gols marcados em 20 rodadas), a expectativa é de que o Atlético Mineiro garanta mais 3 pontos no campeonato e, assim, siga isolado na liderança da tabela de classificação.
Palmeiras e Flamengo tentam manter perseguição ao líder
O atual campeão brasileiro, Flamengo, é o clube que mais tem chances de tirar a liderança do Atlético Mineiro, mesmo que ocupe a 3ª posição neste momento. Isso porque o Rubro-Negro Carioca tem duas partidas a menos que os dois primeiros colocados e, caso consiga somar os 6 pontos que tem para disputar, diminuiria para apenas 2 pontos a distância em relação ao líder. Além disso, mais do que os valores investidos em contratações, o desempenho do Flamengo é o que mais se equipara ao do Atlético Mineiro. Diferentemente, porém, da equipe de Cuca, a equipe comandada por Renato Portaluppi aposta no setor ofensivo para superar seus adversários. Apesar de ter uma das melhores defesas do Brasileirão, com média de 1 gol sofrido por partida, o Flamengo se destaca mesmo é no ataque, onde a média é de pouco mais de 2 gols por partida. Mesmo com duas ou, em alguns casos, três partidas a menos, o Flamengo tem o melhor ataque disparado do Brasileirão (foram 35 gols em 17 rodadas). Neste domingo (19), às 20:30 (no horário de Brasília), o confronto do Flamengo recebe o Grêmio no Maracanã, com transmissão do SporTV para a TV fechada. O favoritismo está todo do lado Rubro-Negro, que não perde para o Tricolor Gaúcho há 10 partidas, tendo vencido 8 destes confrontos (incluindo os dois últimos, pelas quartas de final da Copa do Brasil). O favoritismo do Flamengo em relação ao Grêmio, só não é maior do que o do Palmeiras em relação à Chapecoense. A Chape recebe o Verdão Paulista na Arena Condá às 17 horas deste sábado, em partida que abre a 21ª rodada do Brasileirão e vai ser transmitida com exclusividade pelo canal Premiere. A equipe catarinense chega motivada por ter conseguido alcançar a primeira vitória na última rodada, enfrentando o Red Bull Bragantino, mas ainda é o lanterna isolado do Brasileirão e deve encontrar muita dificuldade para voltar a somar pontos.
Fortaleza tenta se manter no G-4 em confronto com o Internacional, mas vê Bragantino e Corinthians se aproximando
Semifinalista da Copa do Brasil pela primeira vez em sua história, o Leão do Pici vive uma temporada mágica e não quer perder a condição de estar entre os 4 melhores do Brasileirão, mas a missão é duríssima. Por um momento, o Fortaleza até chegou a colar na ponta da tabela de classificação, mas, neste momento, ocupa a 4ª posição e está apenas 1 ponto a frente do Red Bull Bragantino (5º colocado), que tem uma partida a menos. Para piorar, os comandados de Juan Pablo Vojvoda não vencem há cinco rodadas e vem de duas derrotas consecutivas no Brasileirão. Agora, para deixar tudo isso pra trás, o Tricolor Cearense precisa voltar a somar os três pontos, mas enfrenta um Internacional em ascensão, que não perde há 6 rodadas e quer voltar a vencer para colar no G-6. A partida acontece às 11 horas da manhã (de Brasília) do domingo (19), no Beira-Rio, com transmissão exclusiva do Premiere FC. Antes disso, às 21 horas do sábado (18), o Red Bull Bragantino visita o Bahia na Arena Fonte Nova podendo assumir a 4ª posição caso some os 3 pontos, mas se preocupa com a partida de ida da semifinal da Copa Sul-Americana, que acontece na próxima quarta-feira (22), e precisa superar um time que vem em ascensão (não perde há duas rodadas) e que também precisa vencer (no caso do Bahia, para não correr o risco de entrar na zona de rebaixamento). Por fim, fechando a zona de classificação para a próxima Libertadores, o Corinthians (6º colocado) enfrenta o América Mineiro na Neo Química Arena no domingo, às 18:15 (horário de Brasília). A partida deve ser a primeira na qual o técnico Sylvinho poderá usar todos os seus novos contratados (Renato Augusto, Giuliano, Roger Guedes e William), e a expectativa é de que o início seja promissor.