Início » Colunas » Coluna do Verchai » Destaques da 26ª rodada do Brasileirão

Destaques da 26ª rodada do Brasileirão  

Pela 26ª rodada do Brasileirão, o líder Atlético Mineiro venceu o Santos por 3 a 1, nesta quarta-feira (13), no Mineirão, e segue isolado na ponta.

Para a partida, o Galo teve desfalques importantes, casos, por exemplo, do zagueiro Junior Alonso, do lateral-esquerdo Guilherme Arana e do atacante Hulk. E ainda começou com Nacho Fernández no banco de reservas.

Nacho Fernández em atlético 3 x 1 santos pelo série a 2021
Com dois gols e uma assistência, Nacho Fernández saiu do banco para dar a vitória ao Galo em duelo contra o Santos no Mineirão (Foto: divulgação/Atlético Mineiro)

A prioridade do técnico Cuca foi tentar entrar em campo com uma equipe competitiva, que não se deixasse levar pela intensidade do time do Santos, que precisava somar pontos para seguir se afastando da zona de perigo da tabela de classificação.

No entanto, depois de um primeiro tempo sem brilho, no qual o Santos foi responsável por criar as melhores oportunidades de balançar as redes e o Atlético ficou na bronca com o VAR por duas possíveis penalidades, Cuca decidiu voltar do intervalo com um time mais ofensivo para buscar a vitória, mas o Galo acabou ficando exposto e viu o Peixe abrir o placar em um belo chute de Raniel da entrada da área, após boa jogada em velocidade e assistência de Lucas Braga.

Só que o mesmo Lucas Braga acabou chegando atrasado em uma cobrança de escanteio do Atlético alguns minutos mais tarde, na qual Calebe poderia ter marcado o gol, e o árbitro Paulo Roberto Alves Júnior assinalou pênalti com auxílio do VAR. Nacho Fernández, que entrou no segundo tempo, foi para a bola e deixou tudo igual no placar.

A partida ficou aberta depois do empate, mas Vinícius Zanocelo parou no travessão em levantamento de Marinho na área do Galo, enquanto Nathan Silva testou pro fundo da rede em cruzamento de Nacho na área do Peixe.

Com o gol, o Santos precisou se expor ainda mais em busca do empate e acabou levando o 3 a 1 depois que Calebe ganhou da zaga em lançamento direto para o ataque e foi derrubado na área pelo zagueiro uruguaio Emiliano Velázquez. Mais uma vez com o auxílio do VAR, o árbitro assinalou a penalidade, que João Paulo defendeu, mas não conseguiu evitar que Nacho Fernández mandasse pra rede no rebote. Placar final: Atlético Mineiro 3 x 1 Santos.

Situação na tabela

Com o resultado, o Galo se manteve com duas partidas e 11 pontos a mais que o vice-líder, Flamengo, que também venceu na rodada, e chegou à incrível marca de 18 rodadas de invencibilidade. O Peixe, por outro lado, se manteve estacionado na 16ª posição da tabela (a primeira fora da zona de rebaixamento), com apenas um ponto de vantagem para o 17º colocado, o Bahia, que empatou com o Palmeiras na última terça-feira (12), por esta 26ª rodada.

Flamengo vence, convence e segue na caça ao líder e ao Tri do Brasileirão

Como líder e vice-líder entraram em campo no mesmo horário, o Flamengo não entrou pressionado para enfrentar o Juventude em casa, mas, pelo contrário, certamente colocou toda a pressão sobre os líderes ao irem para o intervalo vencendo por 3 a 0. Também com problemas para escalar a equipe em razão da ausência do quarteto ofensivo titular (Gabriel Barbosa, Bruno Henrique, De Arrascaeta e Éverton Ribeiro), além do recém-contratado David Luiz e do lateral-direito Mauricio Isla, Renato Portaluppi conseguiu superar as expectativas dos torcedores Rubro-Negros e não tomou conhecimento do Juventude no Maracanã. Depois de uma atuação sem brilho no empate com o Bragantino e outra nem tão convincente na vitória sobre o Fortaleza, ambas com os desfalques dos jogadores convocados para defender suas seleções, o Flamengo teve um primeiro tempo avassalador diante do Juventude na última quarta-feira. Com Thiago Maia e William Arão fazendo a cobertura da zaga e esbanjando qualidade na saída de bola, Andreas Pereira teve liberdade para aparecer próximo à área adversária e fazer jogadas com os atacantes, dos quais se destaca Kenedy, jogador emprestado pelo Chelsea. O atacante que foi revelado pelo Fluminense e que se destacou em sua última passagem pelo Granada abriu o placar diante do Juventude com um golaço, com direito a passe de “letra” de Pedro e “come” no zagueiro antes de fuzilar a rede com a perna “ruim”. Do outro lado do campo, caindo pela ponta esquerda, Michael seguiu sendo importante para o time de Renato Portaluppi e foi autor da assistência para o segundo gol do Flamengo, marcado por Pedro, que só teve o trabalho de empurrar a bola pra rede. Para fechar a conta, ainda no primeiro tempo, Andreas Pereira soltou uma pancada em cobrança de falta de longa distância e acertou o ângulo, sem chances de defesa. O alerta fica para a queda de rendimento no segundo tempo, que resultou em pressão e gol do Juventude, marcado por William Matheus após cobrança de escanteio. O problema foi solucionado pelo técnico gaúcho com a entrada de Rodinei no lugar de Kenedy para recompor o sistema defensivo, e o Flamengo voltou a controlar a partida. Com a vitória por 3 a 1 o Flamengo segue sem permitir que o Atlético Mineiro abra ainda mais vantagem no topo da tabela de classificação, enquanto o Juventude se manteve estacionado na 15ª posição da tabela, somando os mesmos 28 pontos do Santos (16º).

Fortaleza retoma vaga no G-4 e afunda Grêmio na zona de rebaixamento

Também nesta quarta-feira o Tricolor do Pici recebeu o Tricolor Gaúcho em Fortaleza, na Arena Castelão. Jogando em casa, o Leão precisava da vitória para se reestabelecer no G-4 do Brasileirão e não deixou nada a desejar com seu estilo agressivo e apostando nas descidas em velocidade ao campo de ataque. O Grêmio, comandado pelo interino Thiago Gomes pela primeira vez desde a saída de Felipão (ocorrida após a derrota para o Santos no último domingo), apostou na posse de bola para tentar controlar o ímpeto do Fortaleza, com dois atacantes velozes na frente e sem um centroavante de ofício. Só que o time cearense, muito bem comandado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda, foi incisivo, pressionou pela vitória, tomou conta do jogo e, depois de perder muitas chances claras de balançar as redes, arrancou a vitória com Yago Pikachu na reta final do segundo tempo, em um chute cruzado de dentro da área que não deu chances de defesa para o goleiro Brenno, que, apesar de ter se esforçado muito, não conseguiu evitar a derrota. Vitória por 1 a 0 do Fortaleza, que saltou de volta para a 3ª posição da tabela e, consequentemente, afundou o Grêmio na 19ª posição, com uma partida e 5 pontos a menos que o Santos (primeiro fora do Z-4).

Deixe um comentário