Palmeiras garante classificação antecipada com vitória no Choque-Rei e se prepara para mais um clássico no fim de semana de Paulistão.
Nesta quinta-feira (10), o Palmeiras visitou o São Paulo no Morumbi em jogo atrasado da 4ª rodada e garantiu sua classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista. O São Paulo chegou para o clássico defendendo um tabu de 25 anos sem perder para o Palmeiras jogando no Morumbi, além da invencibilidade de Rogério Ceni em clássicos, desde que voltou a assumir o comando tricolor, em outubro do ano passado. E, em um contexto geral, o São Paulo poderia ter tido sorte melhor na partida desta quinta-feira (10), mas o Palmeiras mostrou todas as suas melhores qualidades para vencer o clássico e acabar com qualquer tabu.
Com pressão forte nos primeiros minutos, o Palmeiras acuou o São Paulo no campo de defesa e criou uma chance atrás da outra, até que, ainda aos 10 minutos do primeiro tempo, Marcos Rocha levantou na área e Rony cabeceou firme: a bola bateu na trave, mas voltou nas costas de Tiago Volpi e acabou no fundo da rede. A partir daí o Palmeiras apostou no seu ótimo sistema defensivo para controlar o clássico. A posse de bola, que aos 15 minutos do primeiro tempo chegou a 72% do tempo sob o domínio do Palmeiras, terminou com 63% do tempo sob o controle do São Paulo. Mesmo assim, de certa forma, o controle da partida esteve quase sempre sob o controle da equipe comandada por Abel Ferreira, que sabe muito bem como segurar a pressão no campo de defesa e explora de forma ainda melhor os contra-ataques com seus rápidos atacantes. A equipe de Rogério Ceni pressionou em muitos momentos e deixou claro o seu valor diante da torcida, tendo parado no travessão em sua melhor chance de marcar, com chute de Marquinhos da entrada da área. O fato, porém, é que o Palmeiras conseguiu a vitória por 1 a 0, acabou com qualquer tabu e confirmou sua vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista, mesmo ainda tendo uma partida a menos (adiada da 6ª rodada, contra o Palmeiras).
Palmeiras e Santos fazem clássico dos opostos:
Com 23 pontos somados nas 9 rodadas disputadas, o Palmeiras tem 8 pontos de vantagem para o 3º colocado do Grupo C, Ituano, e está praticamente garantido na liderança por ter 6 pontos de vantagem para o vice-líder, Mirassol. Significa dizer que um simples empate com o Santos no clássico deste fim de semana, válido pela 11ª (de 12) rodada do Campeonato Paulista, é suficiente para que o Palmeiras se garanta na liderança do Grupo C, mas a equipe de Abel Ferreira espera terminar na liderança da classificação geral.
Os mais próximos de alcançar o Palmeiras são o Red Bull Bragantino, que soma 19 pontos em 10 rodadas, e o Corinthians, que tem 17 pontos em 9 rodadas disputadas. Significa dizer que uma vitória sobre o Santos na partida desta 11ª rodada praticamente garantiria a liderança da classificação geral do Campeonato Paulista ao Palmeiras, o que dá ao clube alviverde a vantagem de fazer as partidas de volta das fases finais ao lado da torcida. Talvez por isso, Abel Ferreira fez mistério sobre a possibilidade de poupar alguns jogadores, se limitando a afirmar que o calendário é muito apertado e que deve levar a campo aqueles que estiverem em melhores condições físicas. A expectativa, portanto, é que a maior parte do time considerado titular esteja em campo, com algumas modificações pontuais na equipe que enfrentou o São Paulo. Com isso, a dificuldade do Santos de conseguir um resultado positivo se torna ainda maior. Apesar de ter uma partida a menos (adiada da 10ª rodada, contra a Ferroviária), o Santos chega para este clássico fora da zona de classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista, sendo apenas o 3º colocado do Grupo D (um ponto atrás do vice-líder, Santo André). Além disso, o Peixe ainda está em período de adaptação sob o comando do argentino Fabián Bustus, que fez sua estreia na última partida do Santos, na qual empatou por 1 a 1 com o Fluminense do Piauí e alcançou a classificação para a 3ª fase da Copa do Brasil nos pênaltis. Portanto, o clássico deste fim de semana do Campeonato Paulista envolve dois opostos: um Palmeiras que já está garantido nas quartas de final e se aproxima de confirmar a liderança da classificação geral da competição, contra um Santos instável, que busca se firmar sob o comando de um novo técnico. A partida do Palmeiras com o Santos é neste domingo (13), às 18:30 (no horário de Brasília), no Allianz Parque, com transmissão do Estádio TNT Sports em streaming.
Corinthians e São Paulo buscam confirmação antecipada da liderança de seus grupos:
O primeiro grande do estado a entrar em campo neste fim de semana de Campeonato Paulista é o Corinthians, que enfrenta a Ponte Preta na Neo Química Arena às 18:30 (no horário de Brasília) deste sábado (12), com transmissão do canal do Paulistão no Youtube. Na lanterna do grupo D e a dois pontos de distância do primeiro time fora da zona de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, a Ponte Preta dificilmente vai conseguir somar pontos diante do Corinthians jogando fora de casa. Assim, contando com o apoio da torcida, o Timão tem tudo para conseguir a vitória e já confirmar a liderança do Grupo A, mesmo tendo uma partida a menos em relação aos concorrentes.
No domingo (13), às 16 horas (de Brasília), com transmissão da Record na TV aberta, o São Paulo tem uma missão bem mais complicada para somar os três pontos e ter alguma chance de confirmar a liderança do Grupo B com uma rodada de antecedência. Isso porque o Tricolor Paulista enfrenta o Mirassol (vice-líder do Grupo C, com os mesmos 17 pontos do São Paulo – líder do Grupo B), fora de casa. E, para garantir a liderança do Grupo B sem depender de pontos na última rodada, além da vitória sobre o Mirassol, que não vai ser fácil, o São Paulo depende que o São Bernardo não vença a Inter de Limeira na rodada, em partida que acontece em Limeira no sábado (12), às 20:30 (no horário de Brasília).
Por fim, garantido na liderança do Grupo D, o Red Bull Bragantino enfrenta o Ituano (3º colocado do Grupo C) fora de casa em partida que encerra a 11ª rodada do Campeonato Paulista às 20:30 (no horário de Brasília) do próximo domingo (13).