Início » Colunas » Coluna do Verchai » Pequenos gigantes abrem a 6ª rodada da Premier League

Pequenos gigantes abrem a 6ª rodada da Premier League  

Único 100% na competição, Aston Villa enfrenta o Leeds United de Marcelo Bielsa.

Nesta sexta-feira (23), às 16 horas, no Villa Park, em Birmingham, o Aston Villa recebe o Leeds United em partida que abre a 6ª rodada da Premier League e que será transmitida pela ESPN Brasil.

Quem vai marcar o primeiro gol com essa bola? Temporada 2020/2021 da Premier League começa neste sábado (Reprodução: Instagram/Premier League)

Apesar de, aparentemente, se tratar de um confronto pouco interessante, principalmente por conta de as equipes terem retornado à elite da Inglaterra recentemente (o Aston Villa na temporada passada e o Leeds nesta temporada), o confronto certamente é muito aguardado pelos fãs da Premier League. Isso porque as equipes vem apresentando um futebol surpreendente nesta temporada. O Aston Villa, por exemplo, que vai fazer esta partida em casa, venceu as 4 partidas que disputou até aqui. E nem se diga que ainda é muito cedo para criar grandes expectativas sobre a equipe comandada por Dean Smith, pois o time da cidade de Birmingham atropelou o Liverpool de Jürgen Klopp na penúltima (4ª) rodada, aplicando a maior goleada que os Reds já sofreram em toda a história da Premier League (7 a 2). Como se não bastasse, na última rodada o Aston Villa bateu o Leicester City de Brendan Rodgers fora de casa (o qual, até então, ocupava a 3ª posição da tabela). O Aston Villa lutou contra o rebaixamento até a última rodada na temporada passada, mas dificilmente vai estar na briga da parte baixa da tabela desta vez, até porque o técnico Dean Smith conhece muito bem a sua equipe (foi com ele no comando que conquistaram o acesso à Premier League) e está fazendo um grande trabalho com os reforços que obteve após a permanência na elite inglesa. Vale mencionar que uma vitória pode colocar o atual vice-líder no topo da tabela da Premier League pela primeira vez em incontáveis anos, e o jovem treinador inglês certamente espera alcançar este feito com uma vitória nesta partida em casa.

No entanto, do outro lado está o atual campeão da EFL Championship (a 2ª divisão inglesa), que também se reforçou para sua primeira temporada na Premier League desde 2003/04. O time de Leeds conseguiu retornar à elite inglesa principalmente por conta do trabalho que vem sendo feito pelo treinador argentino Marcelo Bielsa, também conhecido como “loco Bielsa” por conta do estilo ofensivo e aguerrido que adota mesmo diante dos adversários mais complicados. Foi assim na derrota para o Liverpool na 1ª rodada, em pleno Anfield Road, quando o Leeds não teve medo de jogar e marcou 3 pra cima do atual campeão da Premier League, mas, evidentemente, se expôs e acabou perdendo ao tomar outros 4 gols. Ao todo, o Leeds United computa 2 vitórias, 2 derrotas e 1 empate em 5 rodadas e ocupa a 10ª posição da tabela. Portanto, como podemos observar, Aston Villa x Leeds United promete ser uma partida muito bem jogada e interessante de se assistir, até porque a probabilidade é de que aconteçam muitos gols. Como vem invicto e sonha com a liderança da Premier League, o time da casa carrega o favoritismo para o jogo, mas o Leeds United, que vem de derrota para o Wolverhampton na última rodada, certamente estará em busca dos 3 pontos para seguir tentando alçar grandes voos na principal competição da Inglaterra.

Também nesta sexta-feira tem Bundesliga, Série A Tim, Ligue One e La Liga.

Logo às 15h30, pelo Campeonato Alemão (Bundesliga), o Sttutgart enfrenta o Colônia em casa e tem tudo para conquistar a vitória, principalmente porque o adversário ainda não venceu na competição, tendo empatado uma vez e perdido 3. O Sttutgart, por sua vez, perdeu apenas na estreia, empatou uma e venceu outras duas vezes, ocupando a 5ª posição da tabela. Mesmo tendo feito partidas contra equipes valentes, o Sttutgart conseguiu apresentar um bom futebol e dificilmente vai perder o embalo diante do Colônia, que até aqui tem lutado entre os últimos colocados.

15 minutos mais tarde, às 15h45, tem partida pelo Campeonato Italiano (Série A Tim). O Sassuolo, atual vice-líder com 1 empate e 3 vitórias em 4 rodadas, recebe o Torino (atual lanterna da competição, com 3 derrotas nas 3 partidas disputadas) no Mapei Stadium. Como os números já evidenciam, e levando em consideração que o Sassuolo pode terminar a rodada na liderança da Série A com uma vitória nesta partida, pois o Milan (líder) fará jogo duro com a Roma na segunda-feira (26), a expectativa é de que saia de campo com a vitória.

Às 16 horas, pelo Campeonato Espanhol (La Liga) Elche e Valência, que começaram mal a temporada e aparecem na metade de baixo da tabela de classificação, medem suas forças no estádio Manuel Martínez Valero. Ambas as equipes somam 7 pontos até aqui, mas, enquanto o Valência disputou as 6 rodadas que aconteceram, o Elche jogou apenas 4 partidas. No entanto, mesmo com um retrospecto mais favorável (2 vitórias, 1 empate e 1 derrota) e jogando em casa, o Elche é tido como o azarão para esta partida, até porque seus confrontos até aqui foram diante de equipes que costumam brigar na parte de baixo da tabela. Já o Valência, que computa um retrospecto mais negativo (3 derroas, 2 vitórias e 1 empate), teve confrontos mais complicados. As duas últimas derrotas da equipe valenciana, por exemplo, foram contra Real Betis e Villarreal, enquanto as vitórias do Elche foram sobre Eibar e Alavés.

Também às 16 horas, Rennes e Angers se enfrentam pelo Campeonato Francês (Ligue One), em uma partida que vale muito para os dois lados. Na 3ª posição da tabela, o Rennes, que joga em casa, precisa da vitória para assumir a liderança da competição, ainda que de forma temporária, e assim pressionar o PSG (vice-líder) e Lille (líder). Do outro lado, ainda instável na competição, o Angers vai tentar conseguir arrancar ao menos um ponto fora de casa para seguir se mantendo o mais distante possível da zona de rebaixamento. O Angers vai tentar se aproveitar do momento de instabilidade do Rennes, que carrega amplo favoritismo, mas vem de 3 partidas sem vitória.

Deixe um comentário