Mesmo com reforços e sem poupar esforços, São Paulo perde em estreia diante do Guarani e primeira impressão do time de Rogério Ceni preocupa.
Nesta quinta-feira (27) o São Paulo visitou o Guarani no interior do estado, em Campinas, no estádio Brinco de Ouro, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. O confronto marcou a estreia oficial das equipes em 2022 e a impressão deixada pelo Tricolor Paulista certamente não agradou os torcedores. O São Paulo teve muita dificuldade para controlar a posse de bola e criar oportunidades no campo ofensivo, enquanto o Guarani se defendeu muito bem e soube explorar os contra-ataques para levar perigo à meta defendida por Tiago Volpi. Todas as principais oportunidades do primeiro tempo foram do Guarani, que abriu o placar pouco antes do intervalo, quando Lucas Vinicius (conhecido por Lucão do Break) roubou bola no campo de ataque em tentativa de saída de Alisson, um dos novos reforços do São Paulo, e acertou um belo chute da entrada da área para abrir o placar com um golaço. Não só Alisson, mas os outros dois reforços que começaram entre os titulares, Nikão e Rafinha, também fizeram uma partida apática. Tanto é que o São Paulo terminou o primeiro tempo com apenas uma finalização, de fora da área, sem muito perigo, de Gabriel Sara. Mesmo assim, Rogério Ceni optou por não mexer na equipe para o segundo tempo, e foi através de nomes conhecidos, como Reinaldo, Gabriel Sara e Jonathan Calleri que o Tricolor conseguiu levar algum perigo à meta do Guarani. No entanto, com mais um golaço, desta vez marcado por Diogo Mateus em cobrança de falta da entrada da área, o Bugre ampliou a vantagem no segundo tempo. A única boa notícia para o torcedor do São Paulo foi a boa entrada de Patrick no segundo tempo. O ex-jogador do Internacional agregou demais ao meio de campo de Rogério Ceni e consagrou sua estreia no Tricolor com uma assistência para Calleri marcar o gol de honra do São Paulo diante do Guarani. Apesar de ter conseguido crescer na partida nos minutos finais, o São Paulo não conseguiu buscar o empate, de forma que o Guarani conseguiu a vitória por 2 a 1 na estreia em casa. Vale mencionar, por outro lado, que o Bugre tem uma equipe bem equilibrada, que lutou pelo acesso à Série A no ano passado e que deve lutar na parte de cima da Série B neste ano também, o que justifica, ao menos em parte, a dificuldade encontrada pelo São Paulo na estreia de 2022. “Tivemos coisas boas, mas falta bastante para atingir um bom estágio” foi a avaliação do técnico Rogério Ceni em entrevista coletiva concedida após a derrota.
Red Bull Bragantino também estreia com derrota no Campeonato Paulista e liga sinal de alerta para esta temporada.
Também na quinta-feira (27) o Red Bull Bragantino visitou o Mirassol no estádio José Maria de Campos Maia sem poupar esforços. Apesar de não ter ido a campo com força total em razão de alguns desfalques importantes, como do meia Lucas Evangelista e dos atacantes Artur e Ytalo, o Bragantino fez sua estreia em 2022 com a mesma base que terminou a campanha da Série A do Campeonato Brasileiro no ano passado, na qual conseguiu uma vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores da América deste ano. No entanto, com o apoio de boa parte da torcida, o Mirassol conseguiu ser mais intenso na partida, pressionou e venceu com tranquilidade. O Leão da Alta Araraquarense abriu o placar ainda no primeiro tempo, depois que Luan Cândido cortou mal cruzamento feito por Negueba e Fabrício Daniel aproveitou a sobra na área para marcar com um chute forte com a perna esquerda. No segundo tempo, Alerrandro se atrapalhou ao tentar cortar cobrança de escanteio, bateu com a mão na bola dentro da área do Bragantino e o árbitro apontou o pênalti: Cleiton até defendeu a cobrança de Camilo, mas Zeca apareceu no rebote para aumentar o marcador em favor do Mirassol. Abatido, o Bragantino se lançou ao ataque após o 2 a 0 e acabou sofrendo o terceiro em contra-ataque: Zeca recebeu de Neto Moura, limpou a marcação de Léo Ortiz e bateu firme para fazer o segundo dele na partida. Com o placar elástico, o Mirassol se fechou no campo de defesa e suportou bem a pressão do Bragantino, que conseguiu o gol de honra já nos acréscimos da etapa final, em chute de fora da área de Bruno Tubarão, e não conseguiu evitar a derrota. Portanto, foi uma estreia que certamente preocupa a preparação do Red Bull Bragantino para sua primeira disputa de Libertadores neste ano.
Como ficou o Campeonato Paulista após o término da primeira rodada?
O Guarani saiu na frente pelo grupo A com a vitória diante do São Paulo. Na vice-liderança do grupo A está o Corinthians, que até fez uma boa estreia diante da Ferroviária, mas não conseguiu sair zero. Inter de Limeira, também com 1 ponto pelo empate com o Santos, e Água Santa, lanterna sem ter somado pontos, completam o grupo A. No grupo B o líder é o São Bernardo, que venceu o Água Santa na primeira rodada, e a Ferroviária aparece na vice-liderança com um ponto somado. O São Paulo é o 3º colocado em razão do saldo de gols, tendo em vista que o lanterna do grupo B, o Grêmio Novorizontino, perdeu as duas partidas que disputou pelo placar de 2 a 0 (primeiro diante do Palmeiras em casa e, na última quarta-feira, 26, enfrentando o Ituano fora). No grupo C, com duas partidas disputadas, o Palmeiras disparou na liderança com 6 pontos somados, mas Mirassol (vice-líder) e Ituano (3º colocado) venceram a única partida que fizeram até aqui e seguem na cola. O lanterna do grupo C é o Botafogo-SP, que apenas empatou na primeira rodada, com o Santo André. Por ironia do sistema da primeira fase do Campeonato Paulista, o Santo André largou na liderança do grupo D com o ponto somado, uma vez que o Santos (vice-líder) também empatou na primeira rodada, enquanto Red Bull Bragantino (3º) e Ponte Preta (lanterna) não somaram pontos até aqui.
A segunda rodada do Campeonato Paulista começa neste sábado (29): às 11 horas da manhã (de Brasília), com a partida entre Santos e Botafogo de Ribeirão Preto, na Vila Belmiro; às 16 horas (de Brasília) o Palmeiras visita o São Bernardo no estádio 1º de Maio com transmissão da TNT Sports; e, por fim, às 18:30 (no horário de Brasília), a Ponte Preta enfrenta a Inter de Limeira no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, e a Ferroviária recebe o Água Santa na Arena Fonte Luminosa. No domingo (30) acontecem outras três partidas: o São Paulo recebe o Ituano no Morumbi às 16 horas (de Brasília) com transmissão da Record na TV aberta; às 18:30 (no horário de Brasília) o Santo André enfrenta o Corinthians no estádio Bruno José; e às 20:30 (no horário de Brasília) o Grêmio Novorizontino joga contra o Mirassol no estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi. E a rodada termina na segunda-feira (31), com a partida entre Red Bull Bragantino e Guarani no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.