Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tudo do início do Campeonato Carioca

Tudo do início do Campeonato Carioca  

Após estreia avassaladora, Vasco da Gama busca manutenção da liderança da Taça Guanabara.

em destaque o templo do futebol brasileiro, estádio Mário Filho, o Maracanã
(Divulgação)

Antes de qualquer coisa, é importante lembrarmos que o Campeonato Carioca mudou em 2021 e passou a ser disputado em duas fases. A primeira, denominada Taça Guanabara, é disputada por todos os 12 times que disputam a Série A1 do Campeonato Carioca, em pontos corridos. As equipes se enfrentam apenas uma vez, totalizando 11 rodadas. Ao fim, os quatro mais bem classificados avançam para as semifinais do Campeonato Carioca, enquanto as equipes que ficarem entre a 5ª e a 8ª posição disputam a Taça Rio, que é uma espécie de competição secundária. Além disso, o lanterna da Taça Guanabara é rebaixado para a Série A2 do Campeonato Carioca, como aconteceu com o Macaé no ano passado. Na atual edição do Campeonato Carioca, com apenas uma rodada da Taça Guanabara tendo sido disputada, o Vasco da Gama aparece no topo da tabela de classificação. Único dos gigantes cariocas que vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro nesta temporada, o Vasco deu uma resposta importante para a fanática torcida cruz-maltina na primeira partida de 2022. A equipe agora comandada por Zé Ricardo jogou a primeira rodada fora de casa, contra o Volta Redonda, que alcançou as semifinais do Campeonato Carioca na última temporada, e conseguiu uma vitória convincente por 4 a 2. Gabriel Pec, um dos principais destaques de 2021, abriu o placar logo aos 10 minutos do primeiro tempo; Raniel aumentou de cabeça após jogada e cruzamento de Bruno Nazário (dois jogadores contratados nesta temporada, que estavam estreando pelo Vasco); e Nenê, recebendo passe de Gabriel Pec na área, bateu cruzado para fazer o terceiro do Vasco. O Volta Redonda descontou com Pedrinho em cobrança de pênalti, ainda nos acréscimos do primeiro tempo, mas sofreu o quarto gol logo nos primeiros minutos da etapa final: em jogada de escanteio, Juninho levou pra dentro, bateu cruzado e contou com um corta-luz de Edimar (experiente lateral-esquerdo, ex-Bragantino) para vencer o goleiro e também deixar o dele em sua reestreia pelo profissional do Vasco (uma vez que havia sido “rebaixado” ao Sub-20 no fim do ano passado). Também após cobrança de escanteio, o Volta Redonda voltou a diminuir o placar com Dilsinho, mas não teve força ou recurso suficientes para evitar a derrota por 4 a 2. O resultado deixou o Vasco da Gama na liderança da Taça Guanabara e deixou grande a expectativa da torcida com a chegada dos novos contratados. Agora, para manter a liderança e a esperança da torcida, o Vasco vai precisar repetir o rendimento diante da boa equipe do Boavista, que conseguiu arrancar um empate por 1 a 1 com o Botafogo na primeira rodada. A partida acontece neste sábado (29), às 21 horas (de Brasília), em São Januário, com transmissão exclusiva do Cariocão Play, em streaming.

Ainda com uma equipe formada por jogadores das categorias de base, Flamengo busca segunda vitória consecutiva:

Mesmo começando esta Taça Guanabara sem os jogadores da equipe principal e sob o comando de Fábio Matias, técnico interino, o Flamengo conseguiu vencer a boa equipe da Portuguesa, que vai disputar a Copa do Brasil neste ano por ter conseguido terminar a Taça Guanabara de 2021 na 3ª posição da tabela. Lázaro, atacante de apenas 19 anos, brilhou na partida de estreia do Flamengo e marcou os dois gols que deram a vitória por 2 a 1 diante da Lusa. O resultado colocou o Rubro-Negro Carioca na vice-liderança da Taça Guanabara e manteve a expectativa de mais um bom desempenho na segunda rodada, que deve ser a última antes da estreia da equipe principal e do técnico Paulo Souza. O Flamengo visita o Volta Redonda no Estádio Raulino de Oliveira neste sábado, às 18 horas (de Brasília), com transmissão do Cariocão Play, em partida válida pela segunda rodada da Taça Guanabara. Mesmo que a equipe praticamente formada por jogadores do Sub-20 seja mantida para o confronto deste fim de semana, o Flamengo é visto com favoritismo. Apesar da ótima campanha feita pelo Volta Redonda na última temporada, a equipe comandada por Neto Colucci mudou quase completamente e ainda está buscando o seu melhor equilíbrio nesta temporada, tanto que não resistiu ao ritmo imposto pelo Vasco na primeira rodada. Portanto, a expectativa é de que o Flamengo conquiste mais uma vitória na Taça Guanabara e siga firme na busca pela liderança da tabela.

Fluminense e Botafogo buscam a recuperação na segunda rodada:

O Fluminense começou 2022 anunciando um monte de reforços de peso, como Felipe Melo e William, que estavam no Palmeiras, mas não conseguiu manter a empolgação da torcida em sua estreia na Taça Guanabara. A equipe comandada por Abel Braga (um dos nomes de peso que chegaram nesta temporada) perdeu em casa para o Bangu, que lutou contra o rebaixamento na última temporada, e ficou longe das expectativas criadas pela torcida. Agora o Fluminense precisa rapidamente encontrar o seu melhor equilíbrio para não decepcionar e acabar ficando fora das semifinais do Campeonato Carioca. No entanto, a partida deste fim de semana, que acontece às 15:30 (no horário de Brasília) de domingo (30), é fora de casa e diante do Madureira. Vale destacar que o Tricolor Suburbano, diferentemente do Tricolor Suburbano, venceu a partida de estreia, enfrentando o Resende em casa. Dessa forma, a expectativa é de uma partida ainda mais dura para o Fluminense. Por outro lado, levando em conta a necessidade do Fluminense e sua grande margem para evolução nesta rodada, a expectativa é de que consiga a primeira vitória.

Outro gigante carioca que precisa somar pontos nesta segunda rodada para subir na tabela de classificação é o Botafogo, que empatou com o Boavista na primeira rodada. O Alvinegro entra em campo às 16 horas (de Brasília) deste domingo (30), enfrentando o Bangu ao lado da torcida no Estádio Nilton Santos. Como o Bangu chega motivado por ter conseguido vencer o Fluminense, a expectativa é de que também apresente resistência ao Botafogo nesta segunda rodada.

Deixe um comentário