Início » Colunas » Coluna do Verchai » Operário mantém invencibilidade e assume vice-liderança da Série B

Operário mantém invencibilidade e assume vice-liderança da Série B  

Invicto, Operário Ferroviário vence mais uma e encerra a 6ª rodada na vice-liderança.

Neste domingo (30), duas partidas marcaram o encerramento da 6ª rodada da Série B. Em Ponta Grossa (Paraná), no Estádio Germano Krüger, o Operário Ferroviário encontrou dificuldade diante do Brasil de Pelotas. A equipe paranaense até saiu na frente do time gaúcho, quando Douglas Coutinho arrancou em velocidade por entre a defesa adversária e finalizou forte, cruzado. Rafael Martins até conseguiu fazer a defesa, mas a bola sobrou para Marcelo abrir o placar para o Operário. No entanto, o Brasil-RS não demorou para responder: menos de 5 minutos depois de sofrer o gol, chegou ao empate em infiltração de Matheus Oliveira pela ponta direita, batendo cruzado para Luiz Henrique completar pro fundo da rede. A igualdade se manteve até o intervalo, mas o Operário Ferroviário se lançou ao ataque no segundo tempo e não demorou para voltar à frente no placar. Logo aos 13 minutos, em cobrança de escanteio, Rafael Martins cortou mal o cruzamento e a bola sobrou para Douglas Coutinho: o camisa 7 bateu firme pro meio da área e o centroavante Schumacher, de letra, empurrou pro fundo do gol. A partida terminou em vitória por 2 a 1 da equipe paranaense, que segue invicta na Série B e 100% em casa, com 3 vitórias em seus domínios e outros 3 empates quando esteve longe de seu território. Com 12 pontos, o Operário chegou à 2ª colocação da tabela (1 ponto atrás do líder, Cuiabá, que ostenta 4 vitórias e 1 empate em 5 jogos).

Após bater Brasil de Pelotas, Operário está só 1 ponto atrás do líder Cuiabá, na Série B (Reprodução: Instagram)

É verdade que a classificação varia muito durante a temporada, principalmente neste início, mas vale lembrar que o Operário brigou na parte de cima da tabela na temporada passada (apesar de ter terminado a competição apenas em 10º colocado), e está em um projeto que já dura 4 anos, sob o comando de Gerson Gusmão. “Ano passado a gente sofreu com isso: fez bons jogos, mas tomou gols no final e acabou perdendo. Numa competição nivelada, isso faz uma diferença boa” disse o treinador após a última vitória, que veio com muito custo, mas veio. Na próxima rodada, na quarta-feira (02/09), o Operário Ferroviário joga fora de casa e o objetivo é manter a invencibilidade: “quando a gente vai jogar fora de casa, nosso primeiro objetivo é vencer a partida, mas muitas vezes a gente não consegue, por diversas razões. Quando não der para ganhar, o objetivo é trazer um ponto” disse também o treinador Gerson Gusmão. O Operário enfrenta o Avaí (12º colocado – 6 pontos – 5 partidas), que venceu o Oeste na última sexta-feira (28).

 

CRB vence clássico alagoano e cola na parte de cima da tabela da Série B.

Neste domingo (30) também teve o clássico alagoano, no Estádio Rei Pelé (o Trapichão), entre o Centro Sportivo Alagoano (CSA) e o Clube de Regatas Brasil (CRB), com mando do Azulão. Quem se sentiu em casa dentro de campo, porém, foi o Galo praiano. Mesmo jogando fora de casa, o CRB foi mais intenso desde os primeiros e abriu o placar aos 15’, quando Reginaldo desceu até a linha de fundo, tentou fazer o cruzamento e foi inteligente para perceber que a bola, desviada, ia sobrar de volta na grande área. O lateral conseguiu ser mais rápido que a zaga e teve categoria para bater por cima do goleiro, até o fundo da rede. Depois de sofrer o gol, o CSA pressionou pelo empate e quase deixou tudo igual em vacilo de Igor na defesa. O lateral-esquerdo vacilou pra fazer o corte na defesa e possibilitou que Norberto finalizasse frente à frente com Victor Souza. A sorte do Igor foi que, além do “seu” goleiro ter feito uma grande defesa para impedir que o CSA empatasse a partida, Luidy permitiu que o lateral se redimisse, ainda no primeiro tempo. Já aos 44 minutos, o CRB deu uma verdadeira aula de dinâmica e infiltração na defesa adversária. Primeiro, vale destacar a movimentação de Léo Gamalho, camisa 9 e centroavante de ofício (daqueles que costumam se aproveitar da boa estatura para fazer gols de cabeça e prender a bola no ataque), mas que aparece na ponta esquerda para construir a jogada junto com Luidy, o verdadeiro ponta, e Igor, o lateral. Na jogada do segundo gol do CRB, além de Léo Gamalho na ponta, Luidy aparece para receber no meio, e Igor se posiciona dentro da área, como um centroavante: o camisa 11 invade a área, tabela com o lateral e fica na cara do gol para marcar. No segundo tempo, apesar da pressão imprimida pela equipe da casa, o CRB conseguiu controlar bem a partida. Já no apagar das luzes, porém, o CSA reascendeu a esperança quando Victor Paraíba invadiu a área e foi derrubado pelo argentino Diego Torres. Pênalti marcado, o experiente Alecsandro na bola, tudo certo para o Azulão ir em busca do empate, só que não, porque mais uma vez Victor Souza apareceu para salvar o CRB, defendendo a cobrança do atacante de 39 anos. A defesa decretou o 2 a 0 no placar, com o CRB quebrando as regras do isolamento social e se amontoando, na 5ª colocação, junto à Ponte Preta (3ª colocada), Paraná (4º colocado) e América Mineiro (6º), aos times com 11 pontos na Série B. As equipes alagoanas voltam a campo na competição já na próxima quarta-feira (02/09): às 16h30 o CSA vai até Minas Gerais para enfrentar o América, e às 19 horas, o CRB recebe o Sampaio Corrêa (20º colocado) no Trapichão.

Deixe um comentário