Início » Colunas » Coluna do Verchai » Série B: Duelo entre Cuiabá e Chape pode valer liderança

Série B: Duelo entre Cuiabá e Chape pode valer liderança  

6ª rodada da Série B.

A 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro inicia hoje, às 19h15, com a partida entre Oeste e Avaí, na Arena Barueri (São Paulo), que será transmitida pelo SporTV. O time da casa, que foi rebaixado no Campeonato Paulista (com a pior campanha do estadual), é o atual penúltimo colocado da Série B, com 3 derrotas e 2 empates em 5 partidas disputadas. Ao todo, são 9 partidas do Oeste sem vencer, e o Avaí tenta se aproveitar da fase ruim da equipe mandante para reencontrar a vitória na competição. Na 14ª colocação, o Avaí vem de 3 derrotas consecutivas (Paraná fora, Botafogo-SP e Cuiabá em casa), tendo vencido apenas na 1ª rodada (3 pontos em 4 partidas disputadas). De acordo com o técnico da equipe catarinense, Geninho, o desafio vai ser grande: “O Oeste tem essa transição rápida, contra-ataque, erro do adversário e de uma bola parada forte. Temos que atacar o Oeste, pois precisamos da vitória, mas sabendo que um erro pode ser fatal” disse o treinador em entrevista nesta quinta-feira (27).

Às 20h30 desta sexta-feira, é a vez do Cuiabá (vice-líder) receber a Chapecoense (3ª colocada) na Arena Pantanal (Mato Grosso). Ambas as equipes chegam invictas para o confronto, somando os mesmos 10 pontos, com 3 vitórias e 1 empate em 4 partidas disputadas, além de 4 gols marcados (exatamente iguais). As duas equipes, mantendo a igualdade, tiveram a semana toda para se preparar para o duelo, que tem boas chances de seguir a matemática apresentada até aqui e terminar empatado. No entanto, Cuiabá e Chapecoense certamente farão uma partida bastante movimentada, com as duas equipes indo em busca da vitória. Como de costume, o Cuiabá deve deixar a bola mais tempo com o adversário, uma vez que gosta de concluir suas jogadas com velocidade e, por conta disso, também costuma finalizar mais que seus adversários. Sendo assim, a Chapecoense deve ficar mais com a posse de bola, mas, em contrapartida, pode criar menos oportunidades de gol que o time da casa. Uma vitória nesta partida vale a liderança da Série B, ao menos até sábado (29), quando o atual líder (o Paraná) entra em campo.

Guarani e Náutico batalham pela “redenção”

Encerrando as partidas da Série B desta sexta-feira, às 21h30, o Guarani recebe o Náutico no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. O Bugre é apenas o 16º colocado na tabela de classificação, com 3 pontos somados: 1 vitória, fora de casa, sobre o Botafogo-SP, e outras 4 derrotas em 5 partidas disputadas. O Guarani vem de 2 derrotas (para Paraná e Chapecoense) e precisa da vitória em casa, diante do Náutico, se quiser aliviar a pressão de ser o último fora da zona de rebaixamento. O problema é que, caso o resultado não venha, é bastante provável que o Guarani entre na zona de rebaixamento e, consequentemente, o cargo do técnico Thiago Carpini, que está à frente da equipe desde o início de 2019, fica em risco. Na quarta-feira (26), alguns membros da organizada do Bugre se reuniram com o presidente Ricardo Miguel Moisés no Brinco de Ouro, para discutir a atual situação do clube. Ricardo, porém, garantiu que Carpini segue tendo a confiança da direção. O Náutico, por sua vez, que ocupa a 13ª colocação com 4 pontos, ainda não venceu na competição (4 empates e 1 derrota), e também chega pressionado para conseguir um resultado positivo. Mas nem tanto, uma vez que a equipe está em transição com Gilson Kleina, que estreou no comando do Timbu no último sábado (22), empatando com o Juventude em casa, por 3 a 3. E o recém-chegado ao Náutico sabe muito bem o que precisa fazer para vencer o Guarani. Isso porque, quando esteve à frente do maior rival do Bugre, a Ponte Preta, nos anos de 2011 e 2012, fez 4 partidas contra o alviverde, tendo vencido uma, perdido outra e empatado 2 vezes. No ano passado (2019), sob o comando do Criciúma, Kleina voltou a encontrar o Guarani pela Série B, vencendo por 1 a 0. 

No sábado, tem líder em campo

Às 16h30 deste sábado (29), no Barradão (Bahia), o abatido Vitória enfrenta o Paraná Clube, dono da liderança da Série B até esta 6ª rodada. A equipe baiana, apesar de estar invicta na competição, computa apenas 7 pontos, com 1 vitória e 4 empates em 5 rodadas, e ocupa a 9ª posição na tabela de classificação. Na próxima partida, o Vitória terá sua invencibilidade colocada à prova diante do, também invicto, Paraná, que lidera a competição com 11 pontos: 3 vitórias e 2 empates nas 5 rodadas disputadas. Ambas as equipes, porém, foram derrotadas na quarta-feira (26), na disputa da 3ª fase da Copa do Brasil. A equipe paranaense foi eliminada da competição pelo Botafogo-RJ após derrota por 2 a 1 em Curitiba, e o presidente do Vitória deu o que falar durante a semana por ter ameaçado um jogador do Ceará após a 3ª derrota de sua equipe (só neste ano) para o Vozão. Uma delas já havia custado a eliminação na Copa do Nordeste e, agora, o Vitória está fora, também, da Copa do Brasil, deixando de embolsar 2 milhões de reais.

A primeira partida do sábado, porém, é no Rio Grande do Sul, às 11 horas da manhã, entre Juventude (8º com 8 pontos) e Botafogo-SP (10º com 6 pontos). Mais tarde, depois de Vitória x Paraná, Elano deve estrear no comando do Figueirense (12º com 4 pontos), que recebe o Confiança (18º com 2 pontos) no Estádio Orlando Scarpelli (Santa Catarina).

Cruzeiro, de Enderson Moreira, faz clássico estadual com o América-MG no Mineirão (Minas Gerais) (Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

Às 19h deste sábado, o Cruzeiro faz o clássico estadual com o América-MG no Estádio do Mineirão (Minas Gerais). Finalmente, às 21 horas, o lanterna da Série B, Sampaio Corrêa, com 3 derrotas em 3 partidas disputadas, recebe a Ponte Preta (5ª com 8 pontos) no Estádio do Castelão (Maranhão).

A rodada encerra no domingo (30), com a partida entre Operário Ferroviário x Brasil de Pelotas, em Ponta Grossa (Paraná), e o clássico alagoano CSA x CRB, no Estádio Trapichão, em Maceió. Ambas as partidas acontecem às 19 horas.

Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário