Início » Colunas » Coluna do Verchai » Premier League chega à 9ª rodada com Tottenham no topo

Premier League chega à 9ª rodada com Tottenham no topo  

Vitória em confronto entre José Mourinho e Pep Guardiola garantiu a liderança do Campeonato Inglês ao Tottenham Hotspur.

No último sábado, os Spurs receberam o Manchester City para a partida mais aguardada da rodada. Isso porque o time de Londres poderia assumir a liderança da Premier League e, de quebra, deixar a equipe rival em uma situação ainda mais complicada. E foi exatamente o que aconteceu.

Tottenham, de José Mourinho, vence Manchester City, de Pep Guardiola, e assume a liderança do Inglês (Reprodução: Twitter dos Spurs)

Logo aos 5 minutos de jogo, Tanguy Ndombélé fez belo lançamento, por “cavadinha”, para Son Heung-min, que saiu na cara do gol e não desperdiçou a oportunidade. Controlando a posse de bola, o Manchester City até chegou a balançar as redes ainda no primeiro tempo, mas o gol de Laporte foi invalidade por domínio com a mão de Gabriel Jesus na construção da jogada. Melhor para o Tottenham, que conseguiu se defender muito bem das investidas da equipe adversária e não deu sossego nos contra-ataques. Foi assim, inclusive, que a equipe de José Mourinho ampliou a vantagem no placar: Harry Kane honrou a camisa 10, apareceu como um armador em arrancada pelo meio de campo e adiantou belo passe para Lo Celso, que só precisou dar uma ajeitada para tocar na saída do goleiro e partir para o abraço. Como Guardiola não conseguiu arrumar uma forma de furar o bloqueio adversário, a partida terminou em vitória do Tottenham por 2 a 0. Foi a primeira vez que Mourinho venceu dois duelos consecutivos com Guardiola (a primeira, em fevereiro deste ano, também pelo placar de 2 a 0). Só alegria para José Mourinho e seus comandados, que alcançaram o feito diante do Manchester City e chegaram à liderança da Premier League. Do outro lado, o Manchester tem o pior início de campeonato em 10 anos e com apenas 12 pontos somados em 8 rodadas que disputou, ocupa a 13ª posição da tabela neste momento.

Liverpool vence confronto com o Leicester City e cola no Tottenham

No domingo (22), o Liverpool recebeu o Leicester do seu ex-treinador Brendan Rodgers em Anfield Road e não teve qualquer problema para conquistar a vitória. A equipe de Jürgen Klopp conseguiu se impor na partida e venceu por 3 a 0: Jonny Evans testou contra o próprio gol em cobrança de escanteio, Diogo Jota ampliou ainda no primeiro tempo e Roberto Firmino, na reta final do jogo, decretou o passeio do Liverpool. O resultado tirou a chance do Leicester de seguir na liderança da Premier League, e a equipe de Brendan Rodgers caiu para a 4ª posição, com 18 pontos. Já o Liverpool, que alcançou os 20 pontos com a vitória, ficou na 2ª posição por conta do saldo de gols (com os mesmos 20 pontos, o Tottenham lidera a competição).

A 9ª rodada da Premier League começou no sábado (21), com vitória do Chelsea, fora de casa, sobre o Newcastle, por 2 a 0. Fede Fernández fez contra no primeiro tempo e Tammy Abraham, com assistência de Timo Werner, decretou a vitória dos Blues no St. James Park, que levou a equipe de Frank Lampard, até aquele momento, à liderança do campeonato. Depois disso o Aston Villa recebeu o Brighton & Hove Albion no Villa Park, em Birmingham, e acabou decepcionando seus torcedores, que estavam esperançosos com o forte início da equipe. O Aston Villa tinha tudo para chegar aos mesmos 18 pontos do Chelsea e dividir a ponta da tabela com os Blues, mas o que aconteceu foi o oposto. Danny Welbeck abriu o placar para os visitantes no primeiro tempo e, logo depois do intervalo, Ezri Konsa igualou para o Aston Villa, mas Solly March, com um belo chute colocado, decretou a vitória do Brighton por 2 a 1, resultado importante para distanciar a equipe da zona de rebaixamento. Já o Aston Villa, que ficou estacionado com 15 pontos, ocupa a 7ª colocação neste momento, mas ainda tem uma partida a menos. E, ainda no sábado, depois da partida entre Tottenham e City, o Manchester United passou sufoco diante do West Bromwich (18º colocado), mas venceu com gol de pênalti de Bruno Fernandes e chegou aos 13 pontos em 8 rodadas disputadas (ocupando a 10ª colocação).

Wolverhampton encerra a rodada com partida dura contra o Southampton

Neste final de semana foi disputada a 9ª rodada da Premier League, que termina nesta segunda-feira (23), às 17 horas (de Brasília), com a partida entre Wolverhampton (12º colocado) e Southampton (5º colocado). Esta partida que acontece no Estádio Molineux, em Wolverhampton, vai ser transmitida pela ESPN Brasil em TV Fechada e certamente vai mudar algumas coisas na parte de cima da tabela de classificação. O Southampton pode terminar a rodada na 3ª posição da tabela caso vença esta partida fora de casa, mas os mandantes não pensam em nada que não seja uma vitória em seu território para alcançar os mesmos 16 ponto do adversário e, de quebra, saltar algumas posições na tabela (colando nos 4 primeiros). A equipe comandada por Nuno Espírito Santo não vive um grande momento, mas já vem se mostrando muito sólida há algumas temporadas, exatamente sob o comando do ex-goleiro português. Do outro lado, o Southampton está em grande fase: sem perder há 6 jogos, vem de 3 vitórias consecutivas. Pode até ser que o austríaco Ralph Hasenhüttl não tenha assim um trabalho tão sólido à frente dos Saints, mas os resultados recentes deixaram evidente a capacidade de sua equipe, que pode muito bem conseguir uma vitória nesta partida se os Wolves não estiverem em seu melhor nível. Esta é uma partida que envolve uma equipe com média de 2 gols marcados por partida (Southampton) e outra que possui a defesa menos vazada do campeonato (Wolverhampton). Portanto, a expectativa é de um grande jogo, onde muita coisa pode acontecer. O Wolves deve entrar em campo com uma estratégia mais defensiva, pois possui jogadores velozes para surpreender o adversário nos contra-ataques, mas se o Southampton não for pra cima certamente vai ser pressionado.

Antes da partida entre Wolves x Saints, às 14h30 desta segunda-feira, Burnley (19º colocado) recebe o Crystal Palace (9º) no Estádio Turf Moor, que também será transmitida pela ESPN Brasil em TV fechada. O Burnley soma apenas 2 pontos até aqui e mesmo com uma partida a menos (da 1ª rodada), vai com força total em busca da vitória para que possa respirar fora da zona de rebaixamento ao fim da rodada. Do outro lado, porém, o Crystal Palace também tem interesse nos 3 pontos, para que possa seguir próximo do G4.

Deixe um comentário