Início » Colunas » Coluna do Verchai » Liverpool ainda sonha com título nesta temporada?

Liverpool ainda sonha com título nesta temporada?  

Classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões pode ter sido fundamental para que não se instalasse uma crise na equipe de Jürgen Klopp

Atacante brasileiro Roberto Firmino, uma das estrelas do Liverpool (Reprodução: Instagram)

Com a paralisação das competições europeias de clubes por conta da chamada data FIFA, em que as seleções entram em campo, o Liverpool vai ter um tempo para repensar a estratégia e terminar a temporada 2020/21 com algum título. Isso porque os Reds foram eliminados precocemente da Copa da Liga Inglesa (The FA Cup), em parte por ter enfrentado o Arsenal ainda na quarta fase da competição e em parte por estar mais preocupado com a Premier League. Mais recentemente, o Liverpool também foi eliminado na Copa da Liga Inglesa (Carabao Cup), perdendo para o Manchester United por 3 a 2, também na quarta fase eliminatória. Com isso, restou ao Liverpool “apenas” a Premier League e a Liga dos Campeões para esta temporada, mas os Reds já não tem grandes chances de título nacional. Neste momento, o Liverpool aparece na 7ª posição da tabela de classificação (ou seja, fora da zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões e, também, para a Liga Europa). O Manchester City, que lidera a Premier League com folga catorze pontos para o segundo colocado nesta altura, com 29 rodadas já tendo sido disputadas, está com vantagem de 25 pontos em relação ao Liverpool, que agora se preocupa em buscar um lugar no G-4 (que garante vaga na próxima Liga dos Campeões). Sendo assim, a única chance real de título que o Liverpool ainda tem na atual temporada é o da Liga dos Campeões, onde a equipe já está classificada para as quartas de final. Os comandados de Jürgen Klopp se classificaram para as oitavas de final da competição europeia na liderança do grupo D, que tinha Ajax e Atalanta também na briga. Na primeira fase de mata-mata, enfrentando o RB Leipzig, que chegou nas semifinais na temporada passada, o Liverpool venceu jogando fora de casa e, também, em seu território, e não teve qualquer problema para avançar às quartas de final. Nesta fase, o Liverpool vai ter um grande desafio diante do Real Madrid de Zinédine Zidane, em partida que reedita a decisão da Liga dos Campeões de 2017/18, vencida pela equipe merengue, que é de longe a maior vencedora da principal competição europeia.

Próximos passos do Liverpool na temporada

Mesmo com a pausa nas competições europeias de clubes em razão da data Fifa, o técnico Jürgen Klopp não vai ter tanto tempo para preparar uma equipe ideal para, tendo em vista que grande parte dos seus principais jogadores vão defender suas seleções neste período. No entanto, por conta das medidas de restrição contra a pandemia, tomadas por alguns países da Europa, muitos atletas não foram liberados para defender suas seleções. Foi assim com grande parte dos jogadores que atuam no futebol inglês, pois o país não está liberando a entrada e tampouco a saída de pessoas para os locais com maior surto da doença, como é o caso do Brasil. Não à toa sequer vai haver a disputa das Eliminatórias da Conmebol para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Com isso, jogadores importantes como Roberto Firmino, Fabinho e Alison, seguem em treinamento no CT do clube e devem receber tratamento especial em preparação aos jogos decisivos que o Liverpool vai fazer logo no início de abril. Os Reds voltam à campo no dia 3 do próximo mês (um sábado), para enfrentar o Arsenal pela 30ª rodada da Premier League precisando da vitória para não se distanciar da zona de classificação para as competições europeias. Três dias depois (06/04), no entanto, o Liverpool já faz a partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões, contra o Real Madrid, provavelmente no Estádio Santiago Bernabéu. Ainda sem a presença do seu xerife, o zagueiro holandês Virgil van Dijk, que está machucado, o técnico Jürgen Klopp deve seguir apostando em uma zaga alternativa (com Kabak e Phillips na ausência de Van Dijk, Matip e Gómez) e, assim, manter a estrutura do meio de campo, com Fabinho e/ou Henderson.

Qual o futuro do Liverpool?

A equipe comandada por Jürgen Klopp, técnico alemão que brilhou na temporada 2012/13 ao levar o Borussia Dortmund até a decisão da Liga dos Campeões, chamou a atenção do mundo nas últimas temporadas. Depois de levar os Reds até a decisão da Liga dos Campeões, em 2017/18, e recolocar a equipe inglesa entre as melhores do mundo, Klopp finalmente conquistou o tão batalhado título da principal competição europeia de clubes, na temporada 2018/19. E não parou por aí. Nesta mesma temporada, o Liverpool protagonizou um duelo histórico com o Manchester City na busca pelo título da Premier League, que terminou com a equipe comandada por Pep Guardiola por um ponto de diferença (98 dos Cityzens contra 97 dos Reds). Na última temporada, finalmente, Jürgen Klopp conseguiu ajudar o Liverpool a conquistar a Premier League pela primeira vez na história do clube, que só havia vencido a primeira divisão da Inglaterra antes dela adquirir o atual formato e nome, na temporada 1992/93. Mesmo com a perda da invencibilidade e uma certa queda de rendimento depois da paralisação do campeonato por conta da pandemia, o Liverpool conseguiu confirmar a conquistar por já estar muito à frente dos demais concorrentes naquela altura. Para a atual temporada, as expectativas dos adeptos só aumentaram com as aquisições de Thiago Alcântara, junto ao Bayern de Munique, e Diogo Jota, jogador que atuava pelo Wolverhampton e chegou muito bem nos Reds. No entanto, em meio a lesões e problemas para manter o sistema defensivo intacto, a equipe comandada por Jürgen Klopp não conseguiu manter o fôlego na atual temporada, ao menos pela Premier League. O Liverpool venceu apenas quatro das últimas quinze rodadas que disputou, tendo empatado três e perdido a maioria delas (oito). Por outro lado, os Reds se apegam no bom desempenho pela Liga dos Campeões para também se manterem firmes na Premier League.

Deixe um comentário