Início » Colunas » Coluna do Verchai » Luta por título do Campeonato Espanhol se intensifica

Luta por título do Campeonato Espanhol se intensifica  

Tropeço do Atlético de Madrid diante do Sevilha colocou liderança do time de Simeone em risco

tecnico do atletico de madrid simeone durante jogo de laliga
Atlético de Madrid, de Simeone, tem a liderança ameaça pelos gigantes Barcelona e Real Madrid (Divulgação)

Depois de um primeiro turno praticamente impecável e a vantagem de seis pontos em relação ao vice-líder, Real Madrid, com duas partidas atrasadas para fazer, o Atlético de Madrid já não tem mais vida fácil em La Liga (a primeira divisão espanhola). No último domingo (04) a equipe comandada pelo argentino Diego Simeone sofreu a segunda derrota em dez rodadas disputadas neste segundo turno de La Liga, que já é o dobro das derrotas sofridas em todas as 19 rodadas da primeira parte do campeonato. Em um confronto tenso diante do atual 4º colocado, o Sevilha, a equipe da capital espanhola ficou bem abaixo das expectativas e acabou sendo dominada dentro de campo. Seja pelo sistema defensivo escolhido por Simeone, com cinco jogadores na linha defensiva, quatro no meio de campo e Luis Suárez isolado no campo de ataque, ou por conta do nervosismo pela pressão da vitória, o Atlético de Madrid não conseguiu fazer uma boa partida. O Sevilha iniciou o confronto em ritmo intenso, controlou a posse de bola, teve as melhores chances de marcar e, mesmo com Jan Oblak salvando o Atlético em cobrança de pênalti de Lucas Ocampos, alcançou a vitória no segundo tempo em uma linda troca de passes que terminou com cruzamento de Jesús Navas e gol de cabeça de Marcos Acuña. O líder ainda teve uma chance de deixar tudo igual no fim da partida, depois que Luis Suárez deixou Ángel Correa em boa condição na grande área, mas o argentino não aproveitou a oportunidade e facilitou a defesa do goleiro Yassine Bono. Com o resultado, o Atlético de Madrid se manteve estacionado nos 66 pontos e ficou apenas três pontos na frente do Real Madrid, que havia vencido o Eibar no sábado (03) pelo placar tranquilo de 2 a 0, com gols de Marco Asensio e Karim Benzema (este com assistência de Vinícius Júnior).

No sufoco, Barcelona vence o Real Valladolid e pode assumir a liderança na próxima rodada

Na última segunda-feira (05), o Barcelona recebeu o Real Valladolid no Camp Nou, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Espanhol. A equipe que tem Ronaldo Fenômeno como dono (por ostentar 51% das ações do clube) chegou para o confronto decidido a somar pelo menos um ponto diante dos catalães para aumentar a distância da zona do rebaixamento. Durante os primeiros minutos de jogo o Real Valladolid até conseguiu levar perigo à meta de Ter Stegen, chegando a acertar o travessão com Kenan Kodro em bola levantada na área do Barça. Depois do nervosismo dos primeiros minutos o Barcelona conseguiu impor seu ritmo de jogo e controlou a partida, mas teve muita dificuldade para criar chances reais de balançar as redes. Além de uma cobrança de falta perigosa de Lionel Messi, a melhor oportunidade do Barcelona no primeiro tempo foi já nos acréscimos: Pedri acertou belo chute da entrada da área e só não abriu o placar porque o goleiro Jordi Masip fez uma grande intervenção, contando com uma ajuda da trave no rebote para ficar com a bola. E o panorama da partida se manteve o mesmo depois do intervalo. O Valladolid voltou para a etapa inicial como começou o primeiro tempo: se arriscando no campo de ataque. Só que a primeira grande chance da etapa final foi do Barça: começou com enfiada de Messi para a arrancada de Ousmane Dembélé, que bateu cruzado para marcar, mas parou em mais uma ótima defesa de Masip. O goleiro deu rebote e a bola sobrou para Griezmann cabecear, mas o francês acabou mandando pra fora. Depois do susto o Valladolid voltou para a retranca total e o Barça voltou a não conseguir furar o forte bloqueio adversário. No entanto, depois que Óscar Plano foi expulso em um lance que causou controvérsia, Ronald Koeman mandou sua equipe para o “abafa” e a vitória aconteceu. Aos 45’ do segundo temo, Frenkie de Jong levantou na área, Ronald Araújo desviou e a bola sobrou na segunda trave para Dembélé, que, sem deixar quicar, soltou uma bomba de esquerda e marcou um golaço, dando a vitória para o Barcelona. O resultado levou a equipe catalã para a vice-liderança de La Liga, estando apenas um ponto atrás do primeiro colocado. Vale lembrar que o Barça ainda vai enfrentar o Atlético de Madrid, na 35ª rodada, e, portanto, pode-se dizer que depende apenas de si para conquistar o título nacional. Antes disso, porém, já no próximo fim de semana (pela 30ª rodada), o Barcelona vai ter um confronto direto com o Real Madrid na busca pela liderança de La Liga. Se vencer, a equipe catalã assume a liderança temporária de La Liga e obriga o Atlético de Madrid a conquistar os três pontos na rodada, em um confronto complicado contra o Real Betis (5º colocado) fora de casa.

Próximos jogos de La Liga:

Nesta quarta-feira (07), às 16 horas (de Brasília), o Real Sociedad (7º colocado) recebe o Athletic Bilbao para um grande clássico que encerra a 29ª rodada do Campeonato Espanhol e pode ser um divisor de águas para as equipes dentro da competição. Recentemente, os rivais do País Basco definiram o título da Copa do Rei da Espanha da temporada passada (2019/20). Em uma temporada atípica, com paralisação em decorrência da pandemia e com Real e Barça ficando fora das semifinais da Copa, o Real Sociedad se impôs e superou o grande rival, Athletic, na decisão, que foi disputada no último sábado (03), em partida única. Agora as equipes se enfrentam pelo Campeonato Espanhol precisando de um resultado positivo para se estabelecerem na parte mais alta da tabela de classificação. Atualmente na 7ª posição, o Real Sociedad precisa dos três pontos para saltar para a 5ª posição e retornar à zona de classificação para a Liga Europa. Do outro lado, na 10ª posição da tabela, o Athletic Bilbao também precisa de um resultado positivo, tanto para dar uma resposta aos torcedores como para ficar um pouco mais próximo de uma vaga em competições europeias.

Deixe um comentário