Início » Colunas » Coluna do Verchai » Jogos de volta das oitavas de final da Europa League

Jogos de volta das oitavas de final da Europa League  

Manchester United x Milan segue aberto e é o grande embate desta fase da competição

Estádio Giuseppe Meazza, no bairro de San Siro, em Milão
Milan e Manchester United duelam no estádio San Siro, valendo classificação na Europa League (Reprodução)

Nesta quinta-feira (18) acontecerão os jogos de volta das oitavas de final da Europa League. Alguns times já aparecem com favoritismo na busca pelo título e, inclusive, já tem vaga encaminhada para as quartas de final. É o caso, por exemplo, do Ajax, que não passou pela fase de grupos da Liga dos Campeões e, logo na primeira fase do mata-mata da Europa League, despachou um dos grandes concorrentes ao título da competição, o Lille (atual líder do Campeonato Francês). Na primeira partida das oitavas de final, diante do Young Boys (clube suíço), o Ajax conseguiu uma vitória por 3 a 0 jogando em casa e não deve ter dificuldade para conseguir a classificação, visto que possui ampla superioridade sobre o adversário e pode perder por até dois gols de diferença na partida de volta, nesta quinta-feira (18), às 17 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da ESPN em TV fechada.

Outras equipes, porém, não tiveram a mesma “sorte” do Ajax nestas oitavas de final, dos quais destaca-se o Manchester United. A equipe comandada por Ole Gunnar Solskjaer, assim como o Ajax, foi parar no mata-mata da Europa League por não ter conseguido terminar a fase de grupos da Liga dos Campeões entre os dois melhores colocados. Na primeira fase, o Manchester United teve um confronto difícil, diante do Real Sociedad, mas fez parecer fácil depois de ter goleado por 4 a 0 na partida de ida, e precisou de um simples empate na volta, jogando em casa, para confirmar a classificação. O problema começou no sorteio dos jogos de oitavas de final, quando os Red Devils caíram diante do Milan. Para os mais jovens, a equipe de Milão não possui tanta relevância, mas trata-se de uma equipe com um histórico longo de títulos e conquistas. O Milan é a segunda equipe que mais vezes levantou o troféu da Liga dos Campeões, ao lado do atual campeão, Bayern de Munique, e atrás apenas do Real Madrid.

Análise do confronto:

Nos últimos anos, é verdade, a equipe italiana não tem se mostrado tão competitiva como em outros momentos, mas está em ascensão desde a chegada do técnico Stefano Pioli, na oitava rodada da última edição do Campeonato Italiano (2019/20). Foi ele o responsável por levar o Milan de volta a uma competição europeia e, mais do que isso, levá-lo até estas oitavas de final da Europa League. E, como se não bastasse, conseguiu alcançar um resultado importantíssimo mesmo enfrentando um dos grandes favoritos ao título, que para muitos é o grande favorito. Em pleno Old Trafford, jogando diante de outra equipe que está entre as maiores do mundo, o Milan conseguiu mostrar personalidade dentro de campo equilibrando e até sendo superior ofensivamente, desde os primeiros minutos de jogo.

Ainda assim, bastou um mínimo vacilo do sistema defensivo para Bruno Fernandes desequilibrar o jogo com um belo lançamento para Diallo colocar o Manchester na frente, mas o zagueiro Simon Kjaer marcou de cabeça nos acréscimos do segundo tempo e deixou tudo igual no placar.

Com isso, a classificação para as quartas de final ainda é uma incógnita: quem vencer na Itália avança; em caso de empate sem gols avança o Milan, outro empate em 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis e qualquer outra igualdade com gols dá a classificação ao Manchester United.

Gol de Kjaer nos acréscimos, em United 1 x 1 Milan, Champions 2020/2021
Milan arrancou empate no fim, em Old Trafford, e pode avançar com 0 a 0 em San Siro (Divulgação)

O problema para o Milan vai ser esquecer o péssimo rendimento das últimas rodadas, pelo Campeonato Italiano (no qual perdeu a liderança recentemente). E, para tornar tudo ainda mais difícil, o Manchester United chega para o confronto embalado por uma série de treze jogos sem perder. Sendo assim, ainda que o Milan tenha total capacidade para avançar, os Red Devils ostentam o favoritismo e devem conquistar a classificação na partida desta quinta-feira, às 17 horas, válida pela partida de volta das oitavas de final da Europa League e com transmissão do FOX Spots em TV fechada.

Outros confrontos de volta destas oitavas de final da Europa League.

Além do confronto entre Manchester United e Milan, o único duelo que terminou empatado foi entre o Slavia Praga, da República Tcheca, e Rangers, da Escócia. Jogando em casa no primeiro jogo, o Slavia Praga saiu na frente logo nos primeiros minutos, mas a equipe comandada por Steven Gerrard deixou tudo igual ainda no primeiro tempo e levou a decisão para esta partida de volta. Agora com o mando de campo, o Rangers está bastante próximo da classificação, até porque precisa de um simples empate sem gols para classificar. Vale lembrar, ainda, que a equipe de Steven Gerrard perdeu apenas uma das quarenta e seis partidas que disputou na atual temporada, tendo empatado sete e vencido as outras trinta e oito. Portanto, espera-se que a equipe escocesa alcance a classificação jogando em casa. A partida acontece às 17 horas e vai ser transmitida com exclusividade para os assinantes da ESPN, pelo ESPN Watch, assim como a partida entre Dínamo de Kiev e Villarreal, que acontece no mesmo horário. Neste confronto, a equipe espanhola possui uma boa vantagem e, como define em casa, não deve ser surpreendida.

As outras partidas destas oitavas de final acontecem mais cedo, às 14:55. O FOX Sports vai transmitir a partida entre Arsenal e Olympiacos, em Londres, na qual os Gunners podem perder até por 2 a 0 que avançam para as quartas de final. Neste mesmo horário, a ESPN Brasil vai transmitir o confronto entre Dinamo Zagreb e Tottenham, na Croácia. Na primeira partida, o Tottenham conseguiu se impor dentro de campo, venceu por 2 a 0 e já tem a classificação encaminhada, apesar de enfrentar um bom adversário. Por fim, o Granada vai até a Noruega para enfrentar o Molde depois de vencer a primeira partida por 2 a 0, e a Roma viaja para a Ucrânia para jogar contra o Shakhtar Donetsk carregando a vantagem de ter vencido por 3 a 0 na ida, jogando na Itália.

Leia também:

Arsenal e Tottenham vencem e United sofre empate no fim

Com Bayern e Chelsea, Champions define times das quartas

Filipe Luis recorda: “Nos treinos o Salah era como Messi”

tv banner betmotion promo champions 2020/2021

Deixe um comentário