Início » Colunas » Coluna do Verchai » Jogos de ida das oitavas de final da Europa League

Jogos de ida das oitavas de final da Europa League  

Duelo entre Manchester United e Milan segue aberto para a decisão da semana que vem

Na última quinta-feira (11) aconteceram os jogos de ida das oitavas de final da Europa League. Um dos principais favoritos ao título, o Manchester United, chegou para esta fase da competição como um dos favoritos por conta da qualidade do elenco e por aquilo que está apresentando dentro de campo. A equipe comandada por Ole Gunnar Solskjaer ocupa a vice-liderança da Premier League neste momento, atrás apenas do Manchester City. É verdade que o Manchester United vacilou na Liga dos Campeões e acabou ficando fora do mata-mata, mas a 3ª posição do grupo H (liderado pelo PSG e com o RB Leipzig em segundo) garantiu aos Red Devils um lugar no mata-mata da Europa League, e o Manchester chegou com tudo na competição: venceu o Real Sociedad por 4 a 0 na partida de ida da primeira fase e só precisou de um empate sem gols na volta para avançar às oitavas de final. Todo esse conjunto, incluindo uma vitória sobre o Manchester City na última rodada da Premier League, colocava o Manchester United, para muitos, como o grande favorito para levantar o troféu da Europa League. No entanto, o sorteio dos confrontos das oitavas de final, que aconteceu na manhã do dia 26 de fevereiro, foi ingrato com a equipe inglesa, que acabou tendo como adversário o atual vice-líder do Campeonato Italiano (Série A Tim): o Milan. Apesar de viver uma seca de títulos, tendo em vista que sua única conquista nos últimos dez anos foi uma Supercopa da Itália, o Milan é uma equipe com um longo histórico vitorioso, tanto na Itália, como no cenário europeu e mundial. E a atual temporada certamente é uma das melhores do Milan nestes últimos anos. Foi sob o comando do atual técnico, Stefano Pioli, que a equipe italiana voltou a mostrar mais competitividade. Não à toa o Milan voltou a estar nas oitavas de final da Europa League, depois de duas temporadas fora do cenário europeu. O problema é que, se para o Manchester United foi ruim ter o Milan por adversário já nestas oitavas de final, muito pior foi para a equipe italiana, que está de certa forma enferrujada em duelos tão relevantes por competições europeias. Por outro lado, levando em consideração o ótimo resultado alcançado nesta primeira partida diante do Manchester, o Milan está em boa situação para definir uma classificação na partida da volta, prevista para acontecer na próxima quinta-feira (18), no San-Siro, em Milão.

Milan arranca empate com o Manchester United na Inglaterra e leva decisão para a Itália

Na partida de quinta-feira, pela ida das oitavas de final da Europa League, em Old Trafford, na Inglaterra, o Milan mostrou que não está disposto a cair outra vez nesta fase de uma competição europeia, como aconteceu nas últimas três vezes em que chegou ao mata-mata (na temporada 2017/18, pela Europa League, e nas temporadas 2012/13 e 2013/14, pela Champions League). Os italianos se lançaram ao ataque e pressionaram pelo primeiro gol desde o apito que deu início ao confronto. Foi assim que o Milan balançou as redes duas vezes logo nos primeiros dez minutos de jogo, com Rafael Leão e Frack Kessié, respectivamente, mas ambos foram bem anulados (um por impedimento e outro por toque irregular, com a mão, no lance que resultou em gol). Depois dos sustos, o Manchester United conseguiu equilibrar melhor seu sistema defensivo, mas seguiu sendo dominado pela equipe visitante dentro de campo. Foi só na reta final do primeiro tempo que os mandantes conseguiram levar perigo ao adversário: em cobrança de escanteio, Bruno Fernandes se antecipou para desviar a bola pra trás e Maguire apareceu na segunda trave livre de marcação, mas acabou chutando em cima do poste, perdendo a chance clara de marcar. Depois do intervalo, porém, o Milan diminuiu o ritmo e foi castigado em um mínimo vacilo do sistema defensivo: Bruno Fernandes fez lindo lançamento e o garoto Amad Diallo, que havia acabado de entrar no lugar de Anthony Martial, apareceu entre o zagueiro e o goleiro para desviar de cabeça pro fundo do gol. Depois que o placar foi aberto, a partida se desenhou claramente com o Milan pressionando pelo empate enquanto o Manchester, fechado na retranca, tentava explorar os contra-ataques para fazer o segundo e matar o jogo. E Daniel James teve essa chance depois que Mason escapou da marcação na área e bateu cruzado para a chegada do meia galês, que não conseguiu definir com a perna ruim (esquerda) e mandou pra fora. Conforme o tempo foi passando, parecia que o gol não faria muita falta, mas, nos acréscimos do segundo tempo, Rade Krunic cobrou escanteio curto e o zagueiro Simon Kjaer apareceu bem na primeira trave para testar pro gol e definir o empate do Milan. Sem tempo para mais nada, a partida terminou empatada em 1 a 1, o que significa uma pequena, mas importante vantagem do Milan para o confronto da volta, na Itália. Como sabido, em caso de outra igualdade em 1 a 1 a partida vai para a prorrogação e pênaltis, mas qualquer outro empate com gols dá a classificação ao Manchester United, enquanto um 0 a 0 é favorável ao Milan.

Outros jogos da Europa League

Como de costume, todos os jogos do mata-mata da Europa League aconteceram no mesmo dia, apenas com diferença de horários. Um pouco mais cedo que a partida entre Milan e Manchester United, aconteceram os jogos entre Olympiacos e Arsenal, Tottenham e Dinamo Zagreb, Granada e Molde, e Roma e Shakhtar Donetsk. Em todos eles o favoritismo de véspera se confirmou: Arsenal venceu por 3 a 1, o Tottenham por 2 a 0, Granada por 2 a 0 e a Roma fez 3 a 0 sobre o Shakhtar. Nos confrontos do segundo horário, o Ajax também conseguiu uma importante vantagem para a partida da volta, vencendo o Young Boys por 3 a 0, e o Villarreal encaminhou a classificação com o 2 a 0 fora de casa sobre o Dynamo de Kiev. No último confronto, Slavia Praga e Rangers empataram por 1 a 1 na República Tcheca, em Praga, e vão definir a classificação na partida da volta, na Escócia (casa dos Rangers).

Deixe um comentário