Nesta quinta (20), às 21h, o Internacional terá um tenso confronto direto com o Olimpia, no Estádio Manuel Ferreira, em Assunção, no Paraguai. Facebook Watch e Fox Sports transmitem ao vivo.
Para a equipe colorada, a partida é decisiva. Afinal, em caso de derrota, por exemplo, iria para a última rodada do grupo B na desconfortável situação de ter de vencer o Always Ready e ainda torcer por um vencedor no outro duelo Olimpia x Táchira, sendo que um “empatezinho de compadres” classificaria ambos, com 10 pontos, e consequentemente eliminaria o Inter, que só poderia ir a 9 pontos.
Uma queda precoce, ainda na fase de grupos da Libertadores, seria um golpe bastante duro para o espanhol Miguel Ángel Ramírez, que certamente tem a competição continental como prioridade.
Empate é bom resultado no confronto direto fora de casa
Neste momento, o Internacional soma os mesmos seis pontos do seu atual adversário, o Olímpia, e do Always Ready, que enfrenta o colorado na última rodada.
Até quarta-feira (19), todos deste grupo B da Libertadores somavam o mesmo número de pontos, mas o Deportivo Táchira goleou o Always Ready jogando em casa, se isolou na liderança, com nove pontos, e encaminhou a classificação para as oitavas de final.
Como o Internacional ostenta o melhor saldo de gols do grupo (folga de cinco para o líder, Táchira, e de nove e dez gols para os demais), um empate é bom resultado, pois iria para a última rodada (que joga contra o Always Ready, em casa), na vice-liderança do grupo. Dependeria só de si.
No entanto, se o objetivo de Miguel Ángel Ramírez for já deixar a classificação mais encaminhada e terminar na liderança do grupo, só a vitória interessa, uma vez que a equipe gaúcha alcançaria os mesmos nove pontos do Deportivo Táchira e chegaria para a última rodada já como líder.
Como está o Colorado
Para conseguir vencer pela primeira vez fora de casa nesta fase de grupos, o Inter se apega aos 6 a 1 que fez sobre este mesmo Olímpia, na terceira rodada, jogando em Porto Alegre. Dentro de campo, com exceção dos lesionados Paolo Guerrero e Patrick Bezerra, o técnico espanhol conta com força total para o confronto direto com a equipe paraguaia, em Assunção, fundamental para encaminhar a classificação para o mata-mata da Libertadores.
E não podemos esquecer que o resultado daria mais confiança para a equipe de Miguel Ángel Ramírez acabar com uma seca do Inter no campeonato estadual. Toda essa situação delicada no grupo B da Libertadores acontece em meio a disputa da final do Campeonato Gaúcho, o qual o Internacional não vence há quatro anos.
O pior é que o seu maior rival, o Grêmio, venceu as últimas três edições da competição estadual de forma consecutiva (derrotando exatamente o Inter na final de 2019). Neste ano, mais uma vez o Internacional está na final, diante do Grêmio, e neste momento certamente teme que, mais uma vez, acabe cedendo o título para o rival.
Historicamente falando, o lado colorado do Rio Grande do Sul está em vantagem no número de títulos estaduais (em relação ao rival). No entanto, como o Internacional ficou mais de dois anos sem vencer o Grêmio, tendo acabado com uma seca de onze jogos no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2020, em partida disputada no fim de janeiro deste ano.
Nesta temporada, porém, o Inter perdeu o clássico na fase classificatória do Campeonato Gaúcho e, no último domingo (16), voltou a ser derrotado, em pleno Beira-Rio, pela partida de ida da final estadual. A derrota, por 2 a 1, obriga os colorados a vencerem os tricolores na volta, na Arena do Grêmio, marcada para acontecer já no próximo domingo (23).
Possíveis escalações
Olimpia: Aguilar; Otalvaro, Salcedo, Cáceres e Torres; Ojeda, Estigarribia, Alejandro Silva e Ortiz; Recalde e Derlis González. Técnico: Sergio Orteman.
Inter: Marcelo Lomba; Saravia, Lucas Ribeiro, Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenílson e Taison; Palacios, Thiago Galhardo e Caio Vidal. Técnico: Miguel Ángel Ramírez
Também nesta quinta-feira (20), o Grêmio deve confirmar vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana
O lado tricolor do Rio Grande do Sul vai chegar para a decisão do Campeonato Gaúcho em situação bem mais confortável e é visto como favorito para levar o troféu regional pela quarta vez consecutiva, até por conta da vitória na primeira partida, fora de casa. Próxima de anunciar a contratação, por empréstimo, do atacante Douglas Costa, da Juventus, a equipe comandada por Tiago Nunes fez campanha sólida pelo grupo H da Copa Sul-Americana e, faltando apenas duas rodadas para o encerramento, já está garantido nas oitavas de final. Sendo assim, a expectativa é de que o Grêmio poupe seus principais jogadores nesta quinta rodada, em que joga na capital da Venezuela contra o Aragua (lanterna do grupo sem ter somado um único ponto até aqui). De qualquer forma, o Grêmio é tido como favorito para vencer e deve somar pelo menos um ponto nesta partida contra a equipe venezuelana, às 21:30 desta quinta (20), com transmissão exclusiva da CONMEBOL TV em pay-per-view. Vale lembrar que no primeiro confronto com o Aragua, em Porto Alegre, o tricolor gaúcho aplicou a maior goleada da competição: 8 a 0.
Ceará faz confronto direto por liderança do grupo C e classificação inédita para as oitavas da Copa Sul-Americana
Dez anos depois de sua primeira participação em uma competição continental, o Ceará retornou para a Copa Sul-Americana. Em 2011, o Ceará alcançou o objetivo de disputar a competição continental pela primeira vez em sua história, mas perdeu para o São Paulo na segunda fase preliminar e acabou rebaixado para a Série B no fim daquele mesmo ano. Agora, porém, a expectativa dos torcedores é completamente diferente. Ainda sem ter sido derrotado nas quatro rodadas disputadas pelo grupo C da Copa Sul-Americana, o Ceará joga contra o Bolivar em casa nesta quinta rodada, em partida que começa às 19:15 de hoje (20). No primeiro duelo entre estas equipes, disputada na altitude de mais de 3 mil e 500 metros de La Paz (capital da Bolívia), o placar não saiu do zero. Agora, porém, somando os mesmos seis pontos do Bolivar e vendo o Arsenal Sarandí, com um jogo e dois pontos a mais, na liderança do grupo, só a vitória interessa para o Ceará assumir a primeira posição. Assim, a equipe chegaria na última rodada dependendo apenas de si para confirmar vaga inédita nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
E, por fim, o Corinthians também entra em campo pela competição continental nesta quinta-feira, às 21:30, para enfrentar o River Plate do Paraguai na Neo Química Arena.