A Uefa anunciou hoje a mudança da sede da final da Champions League. Devido à invasão da Rússia à Ucrânia, a entidade tirou a decisão de São Petersburgo. A final de 28 de maio seria na Gazprom Arena (Estádio Krestovsky). Agora, será no Stade de France, em Saint-Denis, Paris.
“O Comitê Executivo da UEFA realizou hoje uma reunião extraordinária após a grave escalada da situação de segurança na Europa. O Comité Executivo da UEFA decidiu transferir a final da UEFA Champions League 2021/22 de São Petersburgo para o Stade de France, em Saint-Denis. O jogo será disputado, como inicialmente previsto, em 28 de maio, um sábado, às 21h [locais]. A UEFA deseja expressar seus agradecimentos e apreço ao presidente da França, Emmanuel Macron, por seu apoio pessoal e compromisso em transferir o jogo mais prestigioso do futebol europeu de clubes para França num momento de crise sem precedentes.
Nada de jogo na Rússia e na Ucrânia
A guerra teve outra consequência. No comunicado, a Uefa também avisou que clubes e seleções nacionais russas e ucranianas jogarão em campos neutros as suas partidas como mandantes. Portanto, nada de jogo por competições da entidade em territórios da Rússia e da Ucrânia. Pelo menos, por enquanto.
“Na reunião de hoje, o Comitê Executivo da UEFA também decidiu que os clubes e seleções russas e ucranianas que participem das competições da UEFA terão que mandar os seus jogos em estádios neutros, até segunda ordem.”
Edição atual pode ter um francês jogando final “em casa”
Paris Saint-Germain e Lille são dois dos representantes franceses vivos na atual edição da Uefa Champions League. A competição encontra-se na fase de oitavas de final.
O PSG venceu o Real Madrid, no Parque dos Príncipes, por 1 a 0, enquanto o Lille foi derrotado pelo Chelsea, por 2 a 0, em Londres. Os jogos de volta serão nos dias 8, 9, 15 e 16 de março.
Champions: resultados e situações dos confrontos para a volta
A última vez que a França recebeu uma final da Champions foi na temporada 2005/2006, quando o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho venceu o Arsenal, de virada, por 2 a 1, com gol de outro brasileiro, Belletti, no fim. Aquela decisão ocorreu no mesmo Stade de France, do subúrbio parisiense de Saint-Denis.