Na vice-liderança do grupo A, Portugal tem reta final decisiva nas Eliminatórias da Uefa para garantir vaga na Copa do Mundo de 2022, no Catar.
Depois de 5 vitórias e 1 empate em 6 rodadas disputadas, Portugal está muito perto de terminar as Eliminatórias da UEFA para a próxima Copa do Mundo na liderança do grupo “A”, posição que garante vaga direta na maior competição de futebol do planeta (lembrando que os 10 vice-líderes dos grupos “A” ao “J”, vão se juntar aos dois países mais bem classificados da Liga das Nações e ainda não classificados para a Copa do Mundo para, em duas fases de “mata-mata” da repescagem, lutarem pelas últimas 3 vagas europeias à próxima Copa do Mundo). No entanto, mesmo com o ótimo rendimento da Seleção Portuguesa nas primeiras seis rodadas disputadas, a liderança do grupo “A” só vai ser decidida na última (8ª) rodada. Isso porque a Sérvia também faz uma campanha de destaque e, tendo uma partida a mais neste momento, ocupa a liderança do grupo, ostentando 5 vitórias e 2 empates em 7 rodadas disputadas. Significa dizer que a Seleção Sérvia tem uma partida e um ponto a mais que a Seleção Portuguesa, que vai entrar em campo nesta quinta-feira (11) podendo retomar a 1ª posição do grupo “A”. Portugal entra em campo às 16:45 (no horário de Brasília) desta quinta-feira, com transmissão da TNT Sports na TV fechada, para enfrentar a Seleção Irlandesa no Aviva Stadium, em Dublin, na República da Irlanda. Apesar de não se tratar de um confronto simples, até porque a Seleção da Irlanda arrancou um empate com a Sérvia jogando ao lado de sua torcida e perdeu de virada, por 2 a 1, para a própria Seleção de Portugal, os lusos são favoritos para conquistar os 3 pontos. No entanto, ainda em caso de empate, Portugal assume a liderança do grupo pelo saldo de gols e vai para a última rodada dependendo, da mesma forma, de um empate para confirmar a liderança do grupo. Como tem uma partida a mais, a Sérvia só tem mais uma partida para fazer, exatamente contra a Seleção Portuguesa, em Lisboa, no próximo domingo (14). O maior artilheiro da história das Eliminatórias da UEFA e o jogador com mais gols por seleção, Cristiano Ronaldo, vai estar em campo em ambas as partidas decisivas (na outra partida com a Irlanda, o camisa 7 fez os dois gols da virada).
Vice-campeã da Liga das Nações, Espanha tem dura missão para tomar liderança do grupo B das Eliminatórias da UEFA
Como observamos, apenas os líder de cada um dos 10 grupos (do “A” ao “J”) destas Eliminatórias da Europa garantem seu lugar na Copa do Mundo do Catar, que vai acontecer entre novembro e dezembro de 2022. Em cada um dos 10 grupos existem as seleções “cabeça-de-chave”, que são as mais bem classificadas pela FIFA e, consequentemente, as favoritas para liderar o grupo e confirmar vaga na próxima Copa do Mundo. Em alguns casos, porém, como é comum no futebol, a teoria não se coloca na prática. É mais ou menos o que acontece neste momento, no grupo B das Eliminatórias da UEFA, onde a Suécia é líder com dois pontos de vantagem para a Espanha, que vem na 2ª posição, e ambas disputaram o mesmo número de jogos: 6. Nesta quinta-feira, às 14 horas (de Brasília), a Suécia joga fora de casa contra a Geórgia fora de casa e tem grandes chances de vencer para chegar na última rodada com vantagem em relação à Espanha, que vai jogar às 16:45 (de Brasília) do mesmo dia, no Estádio Olímpico de Atenas, contra a Grécia, com transmissão do Space na TV fechada. A Seleção Espanhola, que fez campanha surpreendente na Eurocopa e na Liga da Nações (tendo ficado com o vice-campeonato em ambas), está em situação delicada nas Eliminatórias da UEFA neste momento. Se a Suécia confirmar o favoritismo diante da Geórgia, só uma vitória da Espanha diante da Grécia vai manter a Fúria com chances de terminar na liderança do grupo B. No entanto, no primeiro confronto com a Grécia, na Espanha, os comandados de Luis Enrique apenas empataram, o que deixa evidente que não vão ter facilidade para vencer jogando fora nesta quinta-feira. No domingo (14), Espanha e Suécia se enfrentam em um possível confronto direto na luta pela liderança do grupo B.
Rússia “rouba” favoritismo da Croácia no grupo H e seleções podem definir vaga na Copa do Mundo em confronto direto
Assim como a Espanha, a Croácia é vice-líder de seu grupo das Eliminatórias da UEFA, estando dois pontos atrás da líder, Rússia. Nessa quinta-feira (11), assim como a Croácia não deve ter grandes problemas para superar a Seleção de Malta jogando fora de casa às 16:45 (de Brasília), a Rússia também não teve ter dificuldade para somar os 3 pontos enfrentando o Chipre em casa às 14 horas (de Brasília). Com isso, a menos que a Croácia não consiga vencer Malta e a Rússia vença a Seleção do Chipre, Croácia e Rússia vão definir a liderança do grupo “H” na última rodada destas Eliminatórias, em partida que acontece no próximo domingo (14). Na última Copa do Mundo, de 2018, disputada na Rússia, a anfitriã fez sua melhor campanha chegando nas quartas de final, quando foi eliminada nos pênaltis exatamente para a Croácia. Este certamente é mais um combustível para que a Seleção Russa permaneça na liderança do grupo “H” destas Eliminatórias, o que obrigaria a Croácia, vice-líder, a disputar, na repescagem, uma vaga na próxima Copa do Mundo.
Nesta quinta-feira (11) também acontecem os jogos da 9ª rodada do grupo “J”, que já tem a Seleção Alemã garantida na liderança e, consequentemente, na próxima Copa do Mundo. A disputa, neste momento, está entre Romênia (13 pontos), Macedônia e Armênia (ambas com 12 pontos), pela vice-liderança do grupo. Às 14 horas (de Brasília), a Armênia faz confronto direto com a Macedônia do Norte em casa, e, às 16:45 (de Brasília), a Romênia vai enfrentar a Islândia em casa com boas chances de somar os 3 pontos e ficar muito próxima de confirmar a vice-liderança do grupo. Neste mesmo horário, a líder isolada, Alemanha, enfrenta a lanterna do grupo, Liechtenstein, em casa, já em preparação para encontrar o seu melhor equilíbrio para a Copa do Mundo.