Início » Colunas » Coluna do Verchai » Brasil busca manutenção da invencibilidade nas Eliminatórias

Brasil busca manutenção da invencibilidade nas Eliminatórias  

Com retorno de Neymar, a Seleção Brasileira espera se manter invicta nas últimas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas à Copa do Catar.

A cada Data FIFA que passa o técnico Tite se prova como a escolha certa para estar no comando da Seleção Brasileira e convence o torcedor de que pode lutar pelo título da Copa do Mundo do Catar no fim deste ano.

Tite, técnico da Seleção Brasileira (Lucas Figueiredo/CBF)

A grande questão que ainda paira sobre a cabeça dos brasileiros é se o rendimento da seleção vai ser tão bom na Copa do Mundo, diante de seleções do porte de França, Alemanha e Inglaterra, quanto é nas Eliminatórias da América do Sul, onde enfrenta seleções mais modestas como a Venezuela, a Bolívia, ou mesmo Equador e Chile.

Seja como for, o trabalho que está sendo feito por Tite vem deixando os torcedores orgulhosos pelo que a Seleção Brasileira vem apresentando dentro de campo e há uma grande expectativa de que se mantenha assim na Copa do Mundo. Sempre haverá os mais pessimistas, que desde 2006, e pelas repetidas frustrações nos Mundiais que foram disputados desde então, seguem desacreditando no Hexa.

No entanto, os mais otimistas têm motivos para acreditarem que a sexta estrela vai vir e já em 2022. É impossível deixar de considerar o fato de que a Seleção Brasileira está sobrando nas Eliminatórias da CONMEBOL para a Copa do Mundo do Catar deste ano, ostentando uma invencibilidade nas 15 rodadas que disputou até aqui, com 12 vitórias e 3 empates, de forma que lidera a competição com folga de 4 pontos para sua principal adversária, a Argentina. Além disso, o desempenho da Seleção Brasileira dentro de campo está se tornando cada vez mais apreciável e, ao mesmo tempo, eficiente.

O primeiro ponto importante, marca do técnico Tite, foi a consolidação de um sistema defensivo sólido, que conta com o goleiro Alisson, uma das principais estrelas do Liverpool, para fechar a porta de entrada para as redes. Seja com Thiago Silva e Marquinhos, ou com Militão, formando a dupla de zaga, que ainda conta com a sustentação dos laterais polivalentes Danilo e Alex Sandro (algumas vezes substituídos por Daniel Alves e Guilherme Arana, respectivamente), a Seleção Brasileira é dona da melhor defesa das Eliminatórias CONMEBOL, com média de apenas um gol sofrido a cada três partidas.

No meio de campo, muitas vezes com a faixa de capitão nas ausências de Daniel Alves e Thiago Silva, o volante Casemiro, do Real Madrid, é o cão de guarda de Tite, sonhado por qualquer técnico do mundo. Algumas dúvidas ainda pairam sobre o meio de campo: Fred é o dono da camisa 8 neste momento, mas, brilhando com a camisa do Liverpool, Fabinho é uma opção cobrada por parte da torcida para jogar ao lado de Casemiro.

Um pouco mais à frente, como meia de ligação, Lucas Paquetá se firmou na titularidade fazendo um papel muito importante para o funcionamento da equipe, mas a experiência de Éverton Ribeiro e a magia de Philippe Coutinho, que está retomando sua melhor forma, são dor de cabeça “boa” para Tite.

A maior dúvida da torcida e do técnico está no ataque, que vem mudando de uma partida para outra quase que completamente. Na última Copa do Mundo, em 2018, William, que hoje atua no Corinthians, formou o trio de ataque ao lado de Gabriel Jesus e Neymar. O craque do PSG, camisa 10 da Seleção Brasileira, é a única certeza entre os titulares desde então, mas nem mesmo Gabriel Jesus, o xodó de Tite, conseguiu manter seu lugar garantido.

Antes lutando por vaga com Roberto Firmino, Gabriel Jesus agora tem, também, a concorrência de Matheus Cunha, e nenhum dos três sequer foi chamado por Tite para a disputa destas últimas rodadas das Eliminatórias da CONMEBOL para a Copa do Mundo do Catar. Nesta última convocação, Richarlison e Gabriel Martinelli foram os convocados que mais se aproximam das características de um centroavante. Para as pontas foram chamados: Vinícius Júnior e Rodrygo, do Real Madrid, e Raphinha e Antony, além de Neymar.

Prévia dos jogos da penúltima rodada das Eliminatórias CONMEBOL:

Nesta quinta-feira (24), às 20:30 (no horário de Brasília), a Seleção Brasileira recebe a Seleção Chilena no Maracanã, pela 17ª rodada das Eliminatórias, com transmissão da Globo na TV aberta. De acordo com informações do GE, Tite deve apostar em uma equipe muito próxima da que considera ideal, com: Alisson; Guilherme Arana, Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Vinícius Júnior, Neymar e Antony.

A única mudança mais radical, que na verdade é mais um teste para alguma eventualidade na Copa do mundo, é a utilização de Neymar na função de falso 9, com dois jogadores de extrema velocidade pelos lados do campo.

Do outro lado, a Seleção Chilena chega para o confronto com o Brasil em clima de decisão, pois precisa dos três pontos para chegar à última rodada das Eliminatórias com boas chances de classificação para a Copa do Mundo. Neste momento, na 6ª posição da tabela, o Chile está a dois pontos do 5º colocado, Peru, que ocupa uma vaga para a disputa da repescagem para a Copa do Mundo, e a 3 pontos de distância do Uruguai, que é o último na zona de classificação direta para a fase de grupos do Mundial e que será seu adversário na última rodada das Eliminatórias.

Ainda que o Chile não tenha uma grande seleção, possui suas virtudes e vai jogar uma verdadeira decisão, de forma que esta partida vai ser um grande teste para a Seleção Brasileira.

Também às 20:30 (no horário de Brasília) desta quinta-feira (24), acontecem outros três jogos da penúltima rodada das Eliminatórias CONMEBOL. O SporTV 3 transmite, na TV fechada, o embate direto entre Uruguai e Peru no Estádio Centenário, em Montevidéu, na luta pela 4ª posição da tabela (a última a garantir vaga direta na próxima Copa do Mundo).

O SporTV 4 transmite a partida da Colômbia, que ainda tem chances remotas de conseguir uma vaga pelo menos na repescagem, contra a Bolívia, que já não tem qualquer pretensão na competição.

O 3º colocado das Eliminatórias CONMEBOL, Equador, joga fora de casa contra o Paraguai, que, na penúltima posição, já não luta por mais nada na competição.

E na sexta-feira (25), às 20:30 (no horário de Brasília), a vice-líder, Argentina, recebe a lanterna, Venezuela, em La Bombonera, o estádio do Boca Juniors, em Buenos Aires, com transmissão do SporTV na TV fechada.

Deixe um comentário