Neste final de semana irão acontecer os jogos de volta das semifinais do Campeonato Gaúcho, que definirão os adversários da final. Atual pentacampeão, o Grêmio está reeditando a final do ano passado na semifinal da atual edição do Campeonato Gaúcho, diante do Ypiranga de Erechim. No ano passado a equipe do interior do Rio Grande do Sul foi uma grande surpresa na final, tendo liderado a primeira fase e passado nas semifinais pelo Brasil de Pelotas, equipe tradicional do estado, vencedora do primeiro Gauchão, disputado em 1919. Na decisão do estadual do ano passado, porém, o Grêmio manteve sua hegemonia vencendo as partidas de ida e de volta, sem dar qualquer chance para a zebra. Desta vez, no entanto, a equipe de Erechim conseguiu sair na frente na partida de ida e depende de um mero empate na volta, fora de casa, para conseguir alcançar uma vaga na final pela segunda vez consecutiva e buscar o seu primeiro título no Campeonato Gaúcho. Para o Grêmio, só uma vitória por 2 gols interessa na volta, diante da torcida, tendo em vista que em caso de empate no placar agregado (o que acontece em caso de vitória do Grêmio por 1 gol na volta) a decisão vai para os pênaltis, uma vez que não há critério de desempate (nem pelos gols marcados fora de casa, nem pela campanha na primeira fase). A equipe de Renato Portaluppi busca o 6º título consecutivo para deixar o Tricolor Gaúcho há apenas 3 troféus do Internacional, que é o maior campeão do Campeonato Gaúcho com 45 conquistas. O Colorado também é dono da maior sequência de títulos, tendo vencido o estadual 8 anos em sequência entre 1969 e 1976 (o recorde do Grêmio é de 7 troféus consecutivos, conquistados entre os anos de 1962 e 1968).
Do outro lado da chave, no confronto entre Internacional e Caxias, que vai definir o outro classificado à final, a classificação está mais próxima do favorito, Internacional, que conseguiu pelo menos um empate fora de casa na primeira partida. A equipe comandada por Mano Menezes fez uma primeira fase abaixo da expectativa, ficando na vice-liderança com incríveis 7 pontos a menos que o rival e líder, Grêmio. No entanto, o atual vice-campeão brasileiro deve confirmar seu retorno à final do Campeonato Gaúcho depois de ter ficado de fora no ano passado, caindo para o Grêmio na semifinal. Isso porque o Inter, apesar de não ter vencido, vai precisar de uma vitória simples em casa sobre o Caxias na partida da volta depois do empate por 1 a 1 na ida, em Caxias do Sul. Assim, tendo em vista o aproveitamento do Inter como mandante na temporada (com 4 vitórias e 2 empates em 6 partidas), a expectativa é de que a equipe de Mano Menezes consiga confirmar seu favoritismo e sua classificação à final do Campeonato Gaúcho.
Grêmio x Ypiranga:
O Ypiranga é uma equipe que vem ganhando destaque nos últimos anos, apesar de ter sido fundado há quase um século (em 18 de agosto de 1924). Desde que conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro ao chegar nas semifinais da Série D em 2015, o Ypiranga não voltou a ser rebaixado, apesar de nunca ter conseguido o acesso à Série B. No ano passado o time de Erechim ficou fora da segunda fase, que define os 4 classificados à segunda divisão nacional, por apenas 1 ponto. O Ypiranga vem se tornando cada vez mais competitivo e neste ano deve voltar a lutar pelo acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, tendo em vista o início de temporada espetacular que vem protagonizando. Com o vice do Gauchão no ano passado, a equipe comandada por Luizinho Vieira (com passagem pelo Athletico Paranaense como jogador e pelo Criciúma como técnico) se classificou para disputar a Copa do Brasil neste ano e surpreendeu ao conseguir vaga na 3ª fase (faturando mais de 2 milhões de reais para o clube) depois de eliminar o Red Bull Bragantino na 2ª fase ao vencer em casa por 3 a 1. No entanto, a equipe deve encontrar dificuldade para confirmar sua classificação à final do Campeonato Gaúcho, tendo em vista que, além de toda a força do Grêmio, principalmente em casa, o Ypiranga tem um retrospecto ruim como visitante na temporada: foram 2 vitórias (diante dos último e do penúltimo colocados do Gauchão), 2 empates e 3 derrotas (sendo apenas uma delas por apenas 1 gol de diferença). Enfrentando o Inter fora de casa, por exemplo, o Ypiranga perdeu por 3 a 0 na 4ª rodada.
Todo o favoritismo, mas também toda a pressão, está do lado do Grêmio nesta semifinal do Campeonato Gaúcho. Badalado com o retorno de Renato Portaluppi no ano passado e reforçado com investimentos importantes neste ano, com destaque principal para Luis Suárez, o Grêmio vê o hexacampeonato estadual como uma obrigação neste início de temporada. Perder para o Inter em uma possível final não seria nenhum desastre, mas uma eliminação precoce para um adversário da Série C do Campeonato Brasileiro pode levantar suspeitas sobre a capacidade da equipe de lutar por coisas grandes nesta temporada.
Internacional x Caxias:
Nos últimos anos o Caxias se colocou quase como uma terceira força do Rio Grande do Sul, até que o Ypiranga tomou o posto no ano passado ao chegar na final. Isso de forma surpreendente, tendo em vista que, diferentemente de Ypiranga e, também, do São José, o Caxias não disputa sequer a Série C do Campeonato Brasileiro, mas busca classificação à Série D pelas ótimas campanhas que faz no Campeonato Gaúcho (no ano passado a equipe de Caxias do Sul chegou ficou muito perto de chegar nas semifinais da Série D e conquistar sua vaga na Série C, mas caiu nas quartas de final para o América-RN, que acabou se sagrando campeão).
Dessa forma, assim como no caso do Grêmio, todo o favoritismo e a pressão pela classificação à final do Campeonato Gaúcho estão sobre o Internacional. A equipe tem muita solidez sob o comando de Mano Menezes e dificilmente vai ser surpreendida nesta semifinal, ainda mais decidindo em casa e precisando de uma vitória simples para avançar.
Siga o Betmotion nas redes sociais
Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais: