Início » Colunas » Coluna do Verchai » Bayern de Munique busca marca histórica na Bundesliga

Bayern de Munique busca marca histórica na Bundesliga  

Embalado por quatro vitórias consecutivas no campeonato, Bayern de Munique pode ampliar vantagem na liderança do Campeonato Alemão.

thomas m6uller e lewandowski do bayern em ação pela bundesliga
Tem líder Bayern em ação nesta sexta, pela Bundesliga (Reprodução: Twitter/Bundesliga)

Atual Eneacampeão da Bundesliga, o Bayern de Munique está próximo de se tornar o primeiro, entre os gigantes da Europa, a conquistar o título de uma das ligas mais importantes do Velho Continente pela décima vez consecutiva. Entre os gigantes, apenas a Juventus conseguiu feito parecido, tendo vencido o Campeonato Italiano nove vezes consecutivas entre as temporadas 2011/12 e 2019/20, até a Internazionale interromper a sequência com o título da temporada passada. A atual sequência do Bayern começou na temporada 2012/13 e continua viva até agora. 11 rodadas já se passaram na Bundesliga da atual temporada (2021/22), e o Gigante da Baviera já aparece isolado na liderança, com 4 pontos de vantagem para o vice-líder, o Borussia Dortmund, que foi exatamente o último a levantar o troféu antes da atual sequência do Bayern. Os dois maiores campeões da Alemanha vão fazer um confronto direto lá na 14ª rodada, onde o Borussia vai ter a grande chance de ficar um pouco mais próximo do troféu. Até lá, porém, há mais 3 rodadas, e tudo indica que o Bayern de Munique não vai diminuir o ritmo, enquanto o Borussia Dortmund e todos os demais (Leverkusen, RB Leipzig, entre outros) oscilam. Ao todo, em 18 partidas disputadas na atual temporada, o Bayern venceu 15, perdeu 2 e empatou 1. A equipe é muito bem comandada pelo jovem Julian Nagelsmann, de apenas 34 anos, que se destacou ao levar o Hoffenheim de volta para a Liga dos Campeões e por ter chegado nas semifinais da mesma com o RB Leipzig. Mesmo tendo passado por mudanças estruturais com a perda de jogadores ícones e a troca de técnicos ao longo das temporadas, o Bayern de Munique se manteve quase imbatível durante todo o tempo, e parece estar voltando forte na busca por mais um título da Liga dos Campeões e, é claro, da Bundesliga, sob o comando de Nagelsmann. Na última partida o Gigante da Baviera não teve grandes dificuldades para acabar com a invencibilidade do Freiburg, que até então era o único que ainda não tinha perdido na Bundesliga. Antes disso, o Bayern goleou o Benfica pela Liga dos Campeões e o Union Berlin, o Hoffenheim e o Bayer Leverkusen pelo Campeonato Alemão. Por todas estas razões, e pela própria força de seu elenco, o time de Munique não teve ter problemas para voltar a vencer nesta sexta-feira (19), enfrentando o Augsburg (fora de casa) na SGL Arena às 16:30 do horário de Brasília pela 12ª rodada da Bundesliga, com transmissão da “OneFootball” em streaming. Fica a expectativa quanto a possibilidade de o artilheiro (isolado) do campeonato (com 13 gols marcados em 11 rodadas), Robert Lewandowski. O camisa 9 polonês tem nada menos do que 23 gols marcados em 17 partidas disputadas na atual temporada com a camisa do Bayern, sendo um total de 28 gols em 23 partidas considerando, também, os jogos pela seleção. Além disso, o Augsburg é apenas o 16º (antepenúltimo) colocado, com 2 vitórias, 3 empates e 6 derrotas até aqui.

Sem o meteórico Erling Braut Haaland, Borussia Dortmund tenta seguir na cola do líder

Vice-líder da Bundesliga com 24 pontos somados (8 vitórias e 3 derrotas), o Borussia Dortmund sente a perda de seu principal jogador para buscar o Eneacampeão na liderança do campeonato: o “Cometa” Haaland. O atacante norueguês de apenas 21 anos foi um dos principais nomes do Dortmund na última temporada, marcando um total de 41 gols e dando mais 10 assistências em 41 partidas disputadas (temporada em que o Borussia foi 3º na Bundesliga, chegou nas quartas de final da Liga dos Campeões e faturou o título da Copa da Alemanha). Na atual temporada, Haaland já computava 13 gols e outras 3 assistências em 10 partidas, mas teve a sua ascensão meteórica no cenário futebolístico interrompida por uma lesão. De acordo com o técnico Marco Rose, “é uma lesão na mesma coxa em que sofreu a anterior, mas num local diferente”, que deve tirá-lo dos gramados até o ano que vem. Sem Haaland nas últimas 5 partidas que disputou, o Borussia Dortmund venceu 3 e perdeu 2 (com ele foram 7 vitórias e 3 derrotas). A perda de Haaland certamente é um problema para o time comandado por Marco Rose, que teve a data FIFA para esquecer as últimas duas derrotas consecutivas e colocar o time em ordem. O Borussia Dortmund volta a campo no sábado (20), às 11:30 (de Brasília), no Signal Iduna Park, onde recebe o Stuttgart pela 12ª rodada da Bundesliga. Como o adversário luta na parte mais baixa da tabela de classificação, a expectativa é de que o Dortmund faça a lição de casa para se manter na vice-liderança e não permitir que o Bayern abra ainda mais vantagem no topo da tabela de classificação.

Outros destaques da Bundesliga:

Também às 11:30 deste sábado acontecem outros quatro duelos da 12ª rodada, entre eles o que envolve o atual vice-campeão, RB Leipzig, que é apenas o 5º colocado (posição que dá vaga na Liga Europa) com 18 pontos e não deve ter facilidade para superar o Hoffenheim (10º com 14 pontos) fora de casa. Com os mesmos 18 pontos do Leipzig, ocupando a 6ª posição (que dá vaga na Liga Conferência Europa) pelo saldo de gols, o Bayer Leverkusen conta com um sistema ofensivo poderoso para superar o Bochum (12º com 13 pontos) em casa. No mesmo dia e horário também entra em campo o 4º colocado (último na zona de classificação para a Liga dos Campeões), com 19 pontos, o Wolfsburg, que mesmo jogando fora de casa é amplo favorito diante do Arminia Bielefeld (17º com 8 pontos). Por fim vale destacar a partida das 11:30 (de Brasília) de domingo (21), que envolve o 3º colocado (com 22 pontos), Freiburg, e o Eintracht Frankfurt. Apesar do momento que vive o Freiburg, não seria uma grande surpresa se o Frankfurt conseguisse arrancar pelo menos um ponto mesmo jogando fora de casa, até porque visa uma recuperação no campeonato e tem time para tanto.

Deixe um comentário