Primeiro clássico carioca da temporada 2021 não vai ter times completos
Neste domingo (14), às 18 horas (de Brasília), Flamengo e Fluminense protagonizam o primeiro clássico de gigantes deste Campeonato Carioca. Ambas as equipes ainda não contam com grande parte de seus principais jogadores, que tiveram um tempo para descanso depois da exaustiva temporada de 2020, que só foi terminar neste ano (2021). Sendo assim, o Flamengo deve manter o Sub-23 e o técnico interino Maurício Souza como representantes do clube neste Campeonato Carioca. Nas duas primeiras rodadas, os jovens do rubro-negro jogaram bem e conseguiram as vitórias que a equipe precisava para já largar na frente dos adversários. Com os seis pontos somados nas duas primeiras rodadas, o Flamengo divide a liderança do Campeonato Carioca com a Portuguesa neste momento, mas aparece na 2ª posição por conta do saldo de gols (assim como o rubro-negro, a lusa não sofreu gols, mas marcou um a mais). Significa dizer, de qualquer forma, que se trata de um ótimo rendimento da equipe Sub-23 do Flamengo neste início de temporada e é por conta disso que os rubro-negros carregam o favoritismo para o clássico. Assim como o Flamengo, o Fluminense também jogou as duas primeiras rodadas com atletas das categorias de base, mas o resultado foi completamente diferente para os tricolores, que perderam os dois primeiros jogos e, como ainda não somaram pontos, aparecem na última posição da tabela. Na primeira rodada, o Fluminense sufocou o Resende do início ao fim e saiu na frente no placar, mas tomou a virada nos acréscimos do segundo tempo. Na última partida, o experiente Paulo Henrique Ganso apareceu como titular para guiar a garotada dentro de campo, mas o Fluminense perdeu para a Portuguesa por 3 a 0. É provavelmente por causa do placar elástico da última rodada que o recém-contratado Roger Machado vai fazer sua estreia no clássico e deve levar a campo um time formado majoritariamente por jogadores do time profissional. No último treino do tricolor, o novo técnico esboçou a equipe titular com: Marcos Felipe; Igor Julião, Frazan, Matheus Ferraz e Danilo Barcellos; Yuri, André, Michel Araújo e Ganso; Fernando Pacheco e Caio Paulista. Do outro lado, o Flamengo de Maurício Souza segue majoritariamente jovem e deve ir a campo com o mesmo time da última partida: Gabriel Batista; Matheuzinho, Natan, Noga e Ramon; Hugou Moura, Richard e João Gomes; Michael, Thiago Fernandes e Rodrigo Muniz. Ou seja, o único jogador do elenco principal segue sendo Michael, e a única exceção em relação ao último jogo deve ser Pepê, que está fora por lesão. Mesmo assim, o Flamengo é visto com favoritismo por diversos motivos, como o ritmo e o entrosamento mostrados nas primeiras rodadas. O Fluminense ainda aparece como uma incógnita, principalmente por conta das mudanças que deve fazer para a partida de estreia do técnico Roger Machado. De qualquer forma, espera-se um grande clássico, bastante movimentado e com expectativa de gols, possivelmente para os dois lados.
Como está o Campeonato Carioca até esta terceira rodada?
Neste momento apenas o Flamengo e a Portuguesa permanecem 100% no estadual. A lusa, que ocupa a primeira posição da tabela de classificação por conta do saldo de gols, atropelou o Fluminense na última rodada e chega para esta terceira rodada motivada a manter a série positiva. Também neste domingo, às 15:30, a Portuguesa joga em casa contra o Volta Redonda, que não conseguiu vencer nas duas primeiras rodadas, mas permanece invicto no campeonato, com uma vitória e um empate. Portanto, esta deve ser uma partida bem equilibrada, na qual a única surpresa seria uma vitória elástica para um dos lados.
Os confrontos entre Flamengo x Fluminense e Portuguesa x Volta Redonda acontecem no domingo (14), mas a terceira rodada do Campeonato Carioca começa neste sábado (13), mais exatamente às 15:30 no horário de Brasília, com a partida entre Madureira e Resende, onde a equipe da casa ostenta o favoritismo por ainda não ter sido derrotada no campeonato. Às 18 horas, o Vasco da Gama joga fora de casa contra o Nova Iguaçu. A partida do cruz-maltino marca a estreia do técnico Marcelo Cabo, que foi bem em suas passagens pelo CRB e Atlético Goianiense no ano passado. O novo comandante espera mostrar já em sua estreia que é o nome certo para levar o Vasco de volta à elite do futebol nacional. Por conta disso, a equipe que estava sendo escalada apenas com jogadores das categorias de base deve ganhar alguns reforços importantes do time principal. Entre eles, destacam-se o zagueiro Ricardo Graça, o volante Andey e o atacante Talles Magno, que apesar de jovens já são fundamentais na equipe principal do Vasco.
Encerrando os jogos deste sábado, às 21:05 no horário de Brasília, o Botafogo enfrenta o Bangu fora de casa esperando manter a invencibilidade que construiu até aqui. Depois de não ter conseguido sair do zero diante do Boavista na estreia, o Botafogo atropelou o Resende na última rodada, vencendo por 3 a 0. Além disso, a equipe agora comandada por Marcelo Chamusca goleou pela Copa do Brasil na última quarta-feira (10) e dificilmente vai passar em branco diante do Bangu, nesta partidaa válida pela terceira rodada do Campeonato Carioca. Dessa forma, mesmo que jogue esta terceira rodada fora de casa, o Botafogo não deve encontrar dificuldade para vencer o Bangu, somar mais três pontos e seguir sonhando com o título estadual.
A rodada termina só na segunda-feira (15), com a partida entre Boavista e Macaé.