Início » Colunas » Coluna do Verchai » Flamengo e Fluminense se enfrentam na final da Taça Rio

Flamengo e Fluminense se enfrentam na final da Taça Rio  

Flamengo está mais próximo do título do Campeonato Carioca

Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo está muito perto de conquistar mais um campeonato. O time de Jorge Jesus pode chegar ao sexto e, consequentemente, sétimo títulos desde a chegada do treinador português se vencer o rival Fluminense nessa quarta-feira (08/07), às 21h30, pela final da Taça Rio.

Jorge Jesus, durante comemoração da Recopa Sul-Americana, um dos títulos que o técnico conquistou comandando o Flamengo (Reprodução: Instagram)

Isso porque, como venceu a Taça Guanabara, o título da Taça Rio também garante ao Flamengo a conquista do Campeonato Carioca. E os comandados de Jorge Jesus chegam para o clássico embalados por dez vitórias consecutivas. Esta é a terceira maior sequência de vitórias do clube dentro da competição estadual, mas sua última derrota aconteceu exatamente diante do Fluminense, ainda na fase de grupos da Taça Guanabara. Até mesmo Jorge Jesus ressaltou que, apesar de o Flamengo estar vivendo um momento melhor, é preciso ter cautela diante de um clássico. “Temos humildade suficiente para conhecer a história e o valor do Fluminense. Antes do jogo o Flamengo está melhor, mas é uma final. Tudo pode acontecer” disse o técnico rubro-negro em entrevista à FlaTV. Além do adversário, outra preocupação de Jorge Jesus é o gramado do Maracanã, onde será disputada a final. O português ficou insatisfeito com o estado do campo no último jogo, diante do Boavista, e reclamou da liberação do estádio para a partida entre Volta Redonda e Resende, na última rodada da fase de grupos da Taça Rio: “o presidente falou que o gramado está bom, mas não está, não”.

Como chega o Fluminense para a final da Taça Rio?

Não há um time melhor do que o Fluminense para fazer a final da Taça Rio com o Flamengo. Ainda na fase de grupos da Taça Guanabara, o tricolor carioca fez campanha impecável: cinco vitórias em cinco jogos, incluindo o 1 a 0 sobre o Flamengo (o qual, na oportunidade, foi a campo com treinador e equipe sub-23, ou seja, sem Jorge Jesus, Gabigol e companhia). O Fluminense estava embalado na competição, mas a vitória sobre o Flamengo acabou custando caro. Como o rubro-negro ficou na segunda colocação do grupo A e o tricolor liderou o grupo B, as equipes se enfrentaram logo na semifinal. Com time completo, o Flamengo passou sufoco, mas venceu por 3 a 2 e acabou se sagrando campeão da Taça Rio. Desde então, algumas coisas mudaram no Fluminense de Odair Hellmann. O time ganhou uma nova cara. Henrique deixou a equipe, indo para o Cruzeiro, e Hudson chegou, junto ao São Paulo, para ocupar a vaga de titular no meio de campo. No ataque, a molecada perdeu espaço. O centroavante Evanilson, de 20 anos, deu lugar à Fred desde a sua chegada do Cruzeiro. Além dele, o português Marcos Paulo, de 19 anos, também ficou no banco de reservas no último jogo, dando lugar à Yago Felipe, que chegou do Goias no início deste ano. Foi com este “novo time” que o Fluminense avançou para a final, depois de ter ficado no empate sem gols com o Botafogo, graças a boa campanha na fase de grupos. Mas não há vantagem na final. Qualquer empate entre Fluminense e Flamengo leva a partida para ser definida nas penalidades. Caso o tricolor conquiste a vitória e o título da Taça Rio, as equipes voltam a se enfrentar para definir quem fica com o título do Campeonato Carioca.

Jorge Jesus é motivo de preocupação no Flamengo

Ainda que o Fluminense já tenha deixado claro que é a equipe carioca mais capaz de parar o Flamengo, tudo aponta para um considerável favoritismo do rubro-negro. Os números mostram um Flamengo avassalador dentro do Campeonato Carioca. Em catorze jogos, o time de Jorge Jesus venceu doze, empatou um e perdeu um. Foram 30 gols marcados, oito deles anotados por Gabriel Barbosa (artilheiro da competição), e apenas 9 gols sofridos. Tudo isso sem se falar que se trata do atual campeão brasileiro, da Libertadores, da Supercopa e da Recopa. Um time que vence um título atrás do outro e certamente é cotado para vencer qualquer competição que dispute. Com um técnico que sabe muito bem o que fazer para extrair o melhor de uma equipe completa, onde tudo dá certo.

É por conta destes e outros fatores que o torcedor rubro-negro provavelmente não está muito preocupado com a final da Taça Guanabara, apesar de certamente quererem comemorar o título.O motivo da preocupação flamenguista vem lá da Europa. Portugal, especificamente. O que acontece é que o Benfica não passa por um bom momento na temporada e já vem sondando o técnico do Flamengo há algum tempo. Na última semana, porém, após a demissão do seu até então técnico, Bruno Lage, as especulações na imprensa portuguesa sobre uma volta de Jorge Jesus ao Benfica se intensificaram. Como se não bastasse, o atual contrato do português com o clube brasileiro, válido até junho do ano que vem, conta com uma cláusula que estipula multa de “apenas” um milhão de euros em caso de uma saída do treinador para alguns clubes (entre eles, o Benfica). Este foi um dos pedidos de Jorge Jesus para a renovação com o Flamengo, que precisou diminuir o valor salarial do treinador por conta da pandemia.

Apesar de parecer um alto valor, o Benfica possui finança suficiente para fazer o investimento e já até mandou um representante para negociar com o técnico do Flamengo aqui, no Brasil. O clube português tenta seduzir Jorge Jesus oferecendo um contrato mais longo (em comparação com o do Flamengo), com melhor remuneração para ele e seu estafe, além de investimento pesado no mercado de transferências. Por outro lado, o Benfica anunciou, nesta terça-feira, o interino Nélson Veríssimo para comandar a equipe na reta final do Campeonato Português 2019/20. Mas a próxima temporada não deve demorar para voltar na Europa e Jorge Jesus ainda é alvo do mandatário do clube português, Luis Filipe Vieira, que pode acertar com o treinador pensando nas eleições presidenciais que acontecerão em outubro. Ao que parece, tudo depende do desejo de Jorge Jesus.

Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário