Início » Esportes » Futebol Internacional » Final da Libertadores: o que esperar de Palmeiras e Flamengo

Final da Libertadores: o que esperar de Palmeiras e Flamengo  

A final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, neste sábado (27), às 17h, no Centenário de Montevidéu, reúne os dois últimos campeões da América. Ambos em busca da terceira conquista.

jogadores dos finalistas palmeiras e flamengo e taça da libertadores 2021
Palmeiras e Flamengo, os últimos campeões da Libertadores, decidem quem será tri da América neste sábado, no Centenário de Montevidéu (Divulgação/Conmebol Libertadores)

A partida terá transmissão ao vivo no SBT, que desde o ano passado substitui a Globo na TV aberta. Os outros exibidores da final serão Fox Sports, Conmebol TV e o serviço de streaming do Grupo Disney Star +.

Será a quarta vez que dois times brasileiros decidirão a maior competição de clubes do continente sul-americano.

Em 2005, o São Paulo foi tricampeão contra o Athletico-PR. No ano seguinte, novamente o São Paulo teve um time do País como rival, o Internacional, mas dessa vez o Tricolor deixou escapar o título, que ficou com os gaúchos.

Por fim, no começo deste ano, na segunda decisão em jogo único, sendo a primeira no Brasil, o Palmeiras superou o Santos no Maracanã, faturando o bi da Liberta.

Histórico dos times em decisões de Libertadores

Com mais tradição na Libertadores, o Verdão fará a sua quinta decisão do torneio. Foi campeão em 1999 contra o Deportivo Cali, da Colômbia, e venceu o Santos na final da edição passada, no Maracanã. Além disso, o Alviverde foi vice em 1961 (perdeu para o Peñarol), 1968 (derrotado pelo Estudiantes) e em 2000 (superado pelo Boca).

O Rubro-Negro carioca, por sua vez, disputou duas vezes o título da Libertadores, em 1981 e 2019, contra Cobreloa, do Chile, e River Plate, respectivamente. Levou a melhor em ambas as disputas. Portanto, o Mengão busca manter o 100% de aproveitamento em decisões.

Leia também: Palmeiras x Flamengo: Abel tem vantagem sobre Renato

Campanhas dos finalistas

Com nove vitórias e três empates, o Flamengo está invicto. Tem melhor campanha do que o Palmeiras na edição 2021 da Libertadores. Em 12 jogos, o time carioca marcou 32 gols e levou 12.

Já a campanha do Palmeiras tem oito vitórias, três empates e uma derrota. O Verdão fez 27 gols e sofreu nove. Portanto, é mais econômico no ataque. Em compensação, é mais sólido defensivamente do que os cariocas.

Caso o Verdão conquiste o título, ele se igualará ao Santos de Pelé e ao São Paulo de Telê Santana, times tricampeões da América que foram bicampeão em finais consecutivas.

O Santos do Rei do Futebol ganhou o bi em 1962 e 1963, superando Peñarol e Boca Juniors, enquanto o Tricolor do Morumbi foi bi seguido em 1992 e 1993, em cima de Newell’s Old Boys e Universidad Católica. O último bicampeão clássico foi o Boca Juniors (2000 e 2001).

Por outro lado, o Flamengo pode se tornar o oitavo campeão invicto da história da Libertadores. O segundo brasileiro a conquistar tal feito, depois do Corinthians de Tite, em 2012.

Possíveis escalações para a final da Libertadores

Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Felipe Melo, Danilo (Gustavo Scarpa), Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

Flamengo: Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho.

Quem pode brilhar no Centenário

Pelo lado palmeirense, podem se destacar na final:

atacante do palmeiras Rony comemora segundo gol contra o River na libertadores
Rony durante acrobática comemoração de gol marcado na vitória do Palmeiras sobre o River Plate nas semifinais da Libertadores 2020 (Divulgação: Conmebol Libertadores)
  • zagueiro Gustavo Gómez: é seguro na defesa e fazedor de gols em jogadas aéreas ofensivas;
  • Raphael Veiga: meia-atacante vive grande momento e já há defesa por sua convocação para a Seleção;
  • Dudu e Rony: atacantes velozes e bastante intensos no jogo. Se tiverem espaço, são letais.

Já pelo Mengão, têm boas chances de brilhar na decisão:

gabigol goleador e destaque do flamengo com sua tradicional comemoração de gol
Gabigol foi o autor dos dois gols da vitória de virada do Flamengo sobre o River Plate na conquista da Liberta de 2019 (Foto: Alexandre Vidal / CRF)
  • Éverton Ribeiro e Arrascaeta: os meias criativos rubro-negros são muito responsáveis pelos grandes momentos do time, desde a era Jorge Jesus;
  • Bruno Henrique, Gabigol e a surpresa Michael: os dois primeiros são titulares absolutos e protagonistas das maiores conquistas, e o último, possivelmente reversa, é o típico atacante driblador que bagunça defesas.

E se for para os pênaltis…

  • Weverton e Diego Alves: são dois ótimos goleiros e, se precisar, pegadores de pênaltis. Ambos são capazes de decidir a Libertadores, com bola rolando e numa eventual disputa por penalidades.

Final da Libertadores

Palmeiras x Flamengo

Quando: neste sábado (27), às 17h.
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.
Onde assistir: SBT, Fox Sports, Conmebol TV e Star +.
Arbitragem de campo: o argentino Néstor Pitana apita, auxiliado pelos compatriotas Juan Belatti e Gabriel Chade.
VAR: será comandado pelo chileno Julio Bascuñan.

Deixe um comentário