Principal confronto de volta das oitavas da Europa League, Galatasaray e Barcelona se enfrentam nesta quinta (17), às 14h45 (de Brasília), no NEF Stadyumu, em Istambul, na Turquia. O jogo terá transmissão da TV Cultura e da ESPN.
No duelo de ida, no Camp Nou, os times empataram sem gols. Dessa forma, quem vencer, se classifica às quartas de final. Em caso de empate, a partida irá para a prorrogação e, se persistir a igualdade, a definição da vaga se dará por meio de disputa de pênaltis.
Europa League: resultados e situações dos confrontos para volta
Considerado o grande favorito ao título, sobretudo após eliminar o Napoli no mata-mata anterior, o time comandado por Xavi Hernández se reestruturou contratando nomes como, por exemplo, Pierre Aubameyang, Adama Traoré e Ferrán Torres, e está em ascensão na temporada.
A equipe blaugrana não perde há 12 rodadas em LaLiga, tendo vencido as últimas quatro partidas de forma consecutiva. Contudo, na primeira partida das oitavas da Europa League o Barça não conseguiu sair do zero contra a equipe turca, deixando o confronto de volta totalmente indefinido.
Importante destacar que o Galatasaray, que terminou como líder do grupo E, ficando à frente de Lazio e Olympique de Marselha, fez um excelente jogo no Camp Nou, principalmente no setor defensivo, contando com grandes atuações do zagueiro brasileiro Marcão e do goleiro Iñaki Peña, que curiosamente pertence ao Barcelona e está emprestado. Ele fez pelo menos três defesas fundamentais para manter o zero no placar da ida.
A expectativa é de que o panorama seja o mesmo do primeiro confronto, com domínio do Barcelona e busca do Galatasaray pelos contra-ataques, de forma que o esperado é a classificação do Barcelona.
Mais duelos de volta da Europa League às 14h45 (de Brasília)
Também às 14h45 (de Brasília) desta quinta-feira acontecem outros três confrontos válidos pela volta das oitavas de final da Europa League, todos com transmissão exclusiva da ESPN pelo streaming do “Star+”.
Destes, o que tem maior chance de classificação é o Rangers, que eliminou o Borussia Dortmund nos playoffs e já abriu boa vantagem sobre o Estrela Vermelha nestas oitavas de final com a vitória por 3 a 0 na partida de ida. Agora, jogando em casa, o Estrela Vermelha vai precisar devolver um placar de 3 gols de vantagem se quiser levar a decisão para os pênaltis, mas o Rangers vive grande momento e dificilmente vai deixar a classificação escapar.
Outro que abriu boa vantagem na primeira partida das oitavas de final foi o Braga, que venceu por 2 a 0 em Portugal e, agora, faz a partida de volta, contra o Monaco, na França.
E, finalmente, teremos o embate muito esperado pelos fãs do futebol europeu, entre Bayer Leverkusen e Atalanta, que acontece na BayArena, na Alemanha.
O Bayer Leverkusen, campeão da Liga Europa na temporada 1987/88, é um velho conhecido do futebol europeu e está mais uma vez passando por um ótimo momento, sendo o atual 3º colocado na Bundesliga e tendo liderada, com folga, o Grupo G da Liga Europa (que contava com Real Betis e Celtic, além de Ferencváros).
Já a Atalanta, menos conhecida no cenário continental e mundial, foi uma das grandes surpresas das últimas edições da Liga dos Campeões, tendo alcançado as quartas de final na temporada 2019/20.
Apesar de ter caído na fase de grupos da principal competição da Europa nesta temporada, ficando atrás de Manchester United e Villarreal no Grupo F, a Atalanta gera grande expectativa na Liga Europa. Por isso, não foi grande surpresa a vitória da equipe italiana, em casa, sobre o Bayer Leverkusen na partida de ida destas oitavas de final. No entanto, a vantagem curta, de apenas um gol (pela vitória por 3 a 2), deixa o confronto ainda indefinido para a partida da volta, que acontece em Leverkusen.
Agora, os jogos das 17h (de Brasília):
A ESPN transmite para a TV fechada o confronto entre Lyon e Porto, que acontece no Groupama Stadium, na França. Mesmo tendo jogado fora de casa na primeira partida, o Lyon venceu por 1 a 0 com gol do camisa 10 Lucas Paquetá e carrega a vantagem de precisar apenas do empate na partida de volta para avançar às quartas de final.
O Porto, líder isolado do Campeonato Português, deve encontrar grande dificuldade para reverter sua situação, enfrentando o 10º colocado do Campeonato Francês fora de casa.
Maior campeão disparado da Europa League, com seis conquistas, o Sevilla é sempre um time a ser batido nesta competição. Eliminado na fase de grupos da Champions League, o copero time espanhol passou pelo Dinamo Zagreb nos playoffs e venceu o West Ham, na Espanha, em duelo de ida destas oitavas de final da Europa League. Com isso, tem a vantagem do empate na partida de volta, que acontece no Estádio Olímpico de Londres, na Inglaterra, mas o atual 6º colocado da Premier League promete não dar vida fácil ao maior campeão da Liga Europa.
A última partida a ser citada é entre Eintracht Frankfurt e Real Betis, que acontece na Alemanha. Mesmo tendo jogado fora de casa na primeira partida, os alemães conseguiram vencer por 2 a 1 e esperam arrancar pelo menos um empate agora, jogando em casa, para avançarem às quartas de final.
Assim, fica faltando apenas um duelo, que envolveria o Leipzig, da Alemanha, e o Spartak Moscou, da Rússia, o qual não vai acontecer em razão de uma decisão em conjunto da FIFA e da UEFA que determinou a suspensão, por tempo indeterminado, da seleção da Rússia e de todos os clubes do país das competições organizadas pelas entidades, de forma que o Leipzig foi automaticamente classificado para as quartas de final da Uefa Europa League.