Início » Colunas » Coluna do Verchai » Europa League tem duelos valendo vagas às quartas de final

Europa League tem duelos valendo vagas às quartas de final

Fernando Verchai

Principal confronto de volta das oitavas da Europa League, Galatasaray e Barcelona se enfrentam nesta quinta (17), às 14h45 (de Brasília), no NEF Stadyumu, em Istambul, na Turquia. O jogo terá transmissão da TV Cultura e da ESPN.

No duelo de ida, no Camp Nou, os times empataram sem gols. Dessa forma, quem vencer, se classifica às quartas de final. Em caso de empate, a partida irá para a prorrogação e, se persistir a igualdade, a definição da vaga se dará por meio de disputa de pênaltis.

piqué camp nou barcelona 0 x 0 galatasaray europa league 2022

Piqué, no Camp Nou, no frustrante empate sem gols da ida contra o Galatasaray. Volta é nesta quinta na Turquia (Foto: Víctor Salgado – FC Barcelona)

Europa League: resultados e situações dos confrontos para volta

Considerado o grande favorito ao título, sobretudo após eliminar o Napoli no mata-mata anterior, o time comandado por Xavi Hernández se reestruturou contratando nomes como, por exemplo, Pierre Aubameyang, Adama Traoré e Ferrán Torres, e está em ascensão na temporada. 

A equipe blaugrana não perde há 12 rodadas em LaLiga, tendo vencido as últimas quatro partidas de forma consecutiva. Contudo, na primeira partida das oitavas da Europa League o Barça não conseguiu sair do zero contra a equipe turca, deixando o confronto de volta totalmente indefinido.

Importante destacar que o Galatasaray, que terminou como líder do grupo E, ficando à frente de Lazio e Olympique de Marselha, fez um excelente jogo no Camp Nou, principalmente no setor defensivo, contando com grandes atuações do zagueiro brasileiro Marcão e do goleiro Iñaki Peña, que curiosamente pertence ao Barcelona e está emprestado. Ele fez pelo menos três defesas fundamentais para manter o zero no placar da ida.

A expectativa é de que o panorama seja o mesmo do primeiro confronto, com domínio do Barcelona e busca do Galatasaray pelos contra-ataques, de forma que o esperado é a classificação do Barcelona.

Mais duelos de volta da Europa League às 14h45 (de Brasília)

Também às 14h45 (de Brasília) desta quinta-feira acontecem outros três confrontos válidos pela volta das oitavas de final da Europa League, todos com transmissão exclusiva da ESPN pelo streaming do “Star+”.

Destes, o que tem maior chance de classificação é o Rangers, que eliminou o Borussia Dortmund nos playoffs e já abriu boa vantagem sobre o Estrela Vermelha nestas oitavas de final com a vitória por 3 a 0 na partida de ida. Agora, jogando em casa, o Estrela Vermelha vai precisar devolver um placar de 3 gols de vantagem se quiser levar a decisão para os pênaltis, mas o Rangers vive grande momento e dificilmente vai deixar a classificação escapar.

Outro que abriu boa vantagem na primeira partida das oitavas de final foi o Braga, que venceu por 2 a 0 em Portugal e, agora, faz a partida de volta, contra o Monaco, na França.

E, finalmente, teremos o embate muito esperado pelos fãs do futebol europeu, entre Bayer Leverkusen e Atalanta, que acontece na BayArena, na Alemanha.

O Bayer Leverkusen, campeão da Liga Europa na temporada 1987/88, é um velho conhecido do futebol europeu e está mais uma vez passando por um ótimo momento, sendo o atual 3º colocado na Bundesliga e tendo liderada, com folga, o Grupo G da Liga Europa (que contava com Real Betis e Celtic, além de Ferencváros).

Já a Atalanta, menos conhecida no cenário continental e mundial, foi uma das grandes surpresas das últimas edições da Liga dos Campeões, tendo alcançado as quartas de final na temporada 2019/20.

Apesar de ter caído na fase de grupos da principal competição da Europa nesta temporada, ficando atrás de Manchester United e Villarreal no Grupo F, a Atalanta gera grande expectativa na Liga Europa. Por isso, não foi grande surpresa a vitória da equipe italiana, em casa, sobre o Bayer Leverkusen na partida de ida destas oitavas de final. No entanto, a vantagem curta, de apenas um gol (pela vitória por 3 a 2), deixa o confronto ainda indefinido para a partida da volta, que acontece em Leverkusen.

Agora, os jogos das 17h (de Brasília):

A ESPN transmite para a TV fechada o confronto entre Lyon e Porto, que acontece no Groupama Stadium, na França. Mesmo tendo jogado fora de casa na primeira partida, o Lyon venceu por 1 a 0 com gol do camisa 10 Lucas Paquetá e carrega a vantagem de precisar apenas do empate na partida de volta para avançar às quartas de final.

O Porto, líder isolado do Campeonato Português, deve encontrar grande dificuldade para reverter sua situação, enfrentando o 10º colocado do Campeonato Francês fora de casa.

Maior campeão disparado da Europa League, com seis conquistas, o Sevilla é sempre um time a ser batido nesta competição. Eliminado na fase de grupos da Champions League, o copero time espanhol passou pelo Dinamo Zagreb nos playoffs e venceu o West Ham, na Espanha, em duelo de ida destas oitavas de final da Europa League. Com isso, tem a vantagem do empate na partida de volta, que acontece no Estádio Olímpico de Londres, na Inglaterra, mas o atual 6º colocado da Premier League promete não dar vida fácil ao maior campeão da Liga Europa.

A última partida a ser citada é entre Eintracht Frankfurt e Real Betis, que acontece na Alemanha. Mesmo tendo jogado fora de casa na primeira partida, os alemães conseguiram vencer por 2 a 1 e esperam arrancar pelo menos um empate agora, jogando em casa, para avançarem às quartas de final.

Assim, fica faltando apenas um duelo, que envolveria o Leipzig, da Alemanha, e o Spartak Moscou, da Rússia, o qual não vai acontecer em razão de uma decisão em conjunto da FIFA e da UEFA que determinou a suspensão, por tempo indeterminado, da seleção da Rússia e de todos os clubes do país das competições organizadas pelas entidades, de forma que o Leipzig foi automaticamente classificado para as quartas de final da Uefa Europa League.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.