Início » Colunas » Coluna do Verchai » Duelo entre líder e vice do Brasileirão é destaque da 26ª rodada

Duelo entre líder e vice do Brasileirão é destaque da 26ª rodada  

Sim, já estamos chegando ao fim de dezembro e sim, já estamos na 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro em pouco mais de 4 meses desde o início da competição. Muita coisa mudou depois da longa parada por conta da pandemia: o Flamengo passou por duas mudanças no comando técnico e ainda tenta embalar no Brasileirão para se firmar na busca pelo bicampeonato; Jorge Sampaoli ainda não conseguiu solidificar seu trabalho à frente do Atlético Mineiro; e o São Paulo acabou surpreendendo com a manutenção do trabalho de Fernando Diniz no comando técnico.

Fernando Diniz x Jorge Sampaoli

Após derrota para rival Corinthians, São Paulo, de Fernando Diniz, encara Atlético-MG no Morumbi (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Depois que fez as partidas atrasadas e igualou o número de jogos dos demais concorrentes ao título, o São Paulo assumiu o topo da tabela do Brasileirão e foi o primeiro a abrir larga vantagem em relação ao vice-líder. Tanto é que, ainda que perca seu próximo confronto, contra o Atlético Mineiro (2º colocado), o tricolor paulista se mantém na liderança. Neste caso, porém, o Flamengo poderia tirar a liderança do São Paulo (isso, é claro, se vencer na rodada e, também, vencer a partida atrasada que tem para fazer). Além disso, o Atlético Mineiro ficaria apenas 1 ponto atrás do São Paulo. Para Jorge Sampaoli, uma vitória é fundamental se a expectativa é de erguer o título no fim da temporada, pois até mesmo o empate não seria bom: manteria o São Paulo com 4 pontos de vantagem e permitiria que o Flamengo também dispare na ponta da tabela, além da chance de Palmeiras e Grêmio se igualarem no número de pontos do Galo. Para que isso não aconteça, Sampaoli se apega à vitória por 3 a 0 no 1º turno e provavelmente sabe o que precisa fazer para arrancar mais 3 pontos do São Paulo. O tricolor paulista, por sua vez, chega para o confronto em uma situação bem mais confortável e o torcedor certamente acredita em uma vitória. Mesmo com a derrota para o Corinthians na última rodada, o tricolor paulista ainda é líder e ainda não vai poder ser ultrapassado por ninguém no número de pontos mesmo que fique no empate. No entanto, o técnico Fernando Diniz não vai poder contar com o seu artilheiro da Série A, Luciano (com 12 gols marcados), por conta de lesão sofrida pelo atacante no último jogo. Com isso, Pablo é o favorito a ganhar uma oportunidade na equipe titular, mas Diniz pode optar por ir à campo apenas com Brenner de atacante, deixando Vitor Bueno ou mesmo Tchê Tchê na vaga deixada por Luciano. Apesar de ainda estar com boa folga na liderança, o torcedor são paulino espera um resultado positivo nesta partida decisiva com o Atlético Mineiro, até mesmo para consolidar ainda mais o clube na luta pelo título. A partida entre São Paulo e Atlético Mineiro é nesta quarta-feira (16), no Morumbi, às 21h30 (de Brasília), com transmissão da Rede Globo em TV aberta para todo o Brasil (exceto para os estados de Goiás e do Rio de Janeiro, que vão poder acompanhar a partida entre Atlético Goianiense e Fluminense, no mesmo horário).

Flamengo segue na caça ao líder e Palmeiras e Grêmio tentam se aproximar

A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro inicia nesta quarta-feira, com as partidas entre São Paulo x Atlético Mineiro e Atlético Goianiense x Fluminense, e encerra na próxima segunda-feira (21), com a partida entre Corinthians e Goiás. Jogando mais uma vez em casa, o Corinthians tenta aproveitar o embalo da vitória no clássico Majestoso para seguir se aproximando do G6, que garante vaga na próxima Copa Libertadores da América. Do outro lado, o Goiás acabou de deixar a lanterna do campeonato e tenta chegar à 3ª partida sem derrota para começar a sonhar em sair da zona de rebaixamento.

Antes disso, no domingo (20), o Flamengo recebe o Bahia no Maracanã precisando dos 3 pontos para seguir na busca pelo bicampeonato nacional. Os atuais campeões passaram por instabilidade sob o comando de Doménec Torrent e, depois de ter sido eliminado na Copa do Brasil e na Libertadores, já com Rogério Ceni no cargo de treinador, têm o campeonato nacional como última esperança de título da temporada. No momento, com uma partida a menos e 3 pontos atrás do São Paulo (líder), o Flamengo vem em uma sequência de 3 vitórias no Campeonato Brasileiro. Como o tricolor joga com o vice-líder, o Flamengo tem uma grande chance pressionar pela liderança do campeonato e deixar o Atlético Mineiro para trás. Isso porque, além de estar tendo tempo para treinar por só disputar uma competição, enfrenta um Bahia que vai fazer jogo decisivo nesta quarta-feira (16), na Argentina, contra o Defensa y Justicia, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Vale lembrar que o tricolor baiano conseguiu se levantar no Campeonato Brasileiro sob o comando de Mano Menezes, mas voltou a cair de rendimento nos últimos jogos, computa 4 derrotas consecutivas e voltou a ser o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com apenas 3 pontos de vantagem. Portanto, a expectativa é de que o Flamengo faça uma partida sem sustos, conquiste os 3 pontos e ainda mais confiança para a sequência do campeonato.

No sábado (19), às 19 horas, o Grêmio vai até o Recife para enfrentar o Sport e tem boas chances de conquistar uma vitória. Atualmente com os mesmos 41 pontos de Internacional (5º colocado) e Palmeiras (4º colocado), o Grêmio ocupa a 6ª posição da tabela e tem grandes chances de conseguir um resultado positivo. Uma vitória na partida com o Sport coloca o Grêmio pelo menos na 5ª posição da tabela, tendo em vista que, às 21 horas do mesmo sábado (19), o Internacional (5º) joga contra o Palmeiras (6º) no Beira-Rio. Focado totalmente no Campeonato Brasileiro após a eliminação para o Boca Juniors, o Internacional dificilmente vai ser derrotado pelo Palmeiras em casa. O alviverde paulista ainda se preocupa com a partida de volta das quartas de final da Libertadores, contra o Libertad, que acontece nesta terça-feira (15), às 21h30.

Deixe um comentário