Início » Colunas » Coluna do Verchai » 26ª rodada do Brasileiro pode terminar com Flamengo vice-líder

26ª rodada do Brasileiro pode terminar com Flamengo vice-líder  

Após a derrota do Atlético-MG para o São Paulo no meio de semana, na abertura da 26ª rodada do Brasileirão, o Flamengo, de Rogério Ceni, pode tomar a segunda colocação do Galo na noite de domingo (20), em caso de vitória sobre o Bahia, no Maracanã.

Flamengo, de Gabigol, busca vitória sobre o Bahia, no Maracanã, para terminar como vice-líder a 26ª rodada (Foto: Alexandre Vidal/CRF)

A 26ª rodada da Série A começou na última quarta-feira (16), com duas partidas: Atlético Goianiense 2 x 1 Fluminense e São Paulo 3 x 0 Atlético Mineiro.

A equipe goiana conseguiu vencer com certa tranquilidade e segue bem tranquilo na tabela de classificação, subindo para a 9ª posição com os pontos conquistados, enquanto o Fluminense perdeu a chance de entrar na zona de classificação para a Libertadores e pode cair para a 8ª posição no fim da rodada.

No jogo do Morumbi, o líder São Paulo venceu e convenceu que está forte na busca pelo título, colocando-se em situação confortável no topo da tabela, ao abrir 7 pontos de vantagem para o 2º colocado, por enquanto o Galo.

Na 3ª posição, porém, com 8 pontos a menos do que o São Paulo, o Flamengo entra em campo pela 26ª rodada no domingo (20), às 18:15 (horário de Brasília), em partida contra o Bahia no Maracanã.

O tricolor baiano vai até o Rio de Janeiro estando há apenas 3 pontos da zona de rebaixamento, sendo o primeiro time fora do Z4 no momento. Além disso, o Bahia está sem vencer há 6 jogos, vindo de 4 derrotas consecutivas e uma sequência exaustiva de jogos.

Do outro lado, o Flamengo teve a semana toda para treinar e se preparar para o confronto deste domingo. Apesar de ter assumido o Flamengo em meio à duas decisões (pela Libertadores e pela Copa do Brasil, nas quais acabou eliminado), Rogério Ceni não conseguiu dar o resultado imediato que era esperado e levantou questões sobre seu trabalho.

No entanto, com o foco voltado totalmente para o Campeonato Brasileiro, Rogério Ceni conseguiu os resultados que precisava: vem de 3 vitórias consecutivas e ainda não perdeu em 4 partidas da competição no comando do rubro-negro. Se voltar a vencer neste final de semana, o Flamengo assume a vice-liderança, diminui a vantagem do líder para 5 pontos e, como tem uma partida a menos (válida pela 23ª rodada), esta vantagem ainda pode cair para apenas 2 pontos.

O clube rubro-negro fez alguns movimentos durante a semana que podem ser importantes para o moral do elenco: chegou a um acerto com o experiente goleiro Diego Alves nesta sexta-feira (18), estendendo o contrato até o fim do próximo ano, e encaminhou a extensão do contrato de empréstimo do volante Thiago Maia (também até o fim de 2021).

Rogério Ceni ainda não vai poder contar com o volante, além de William Arão e Diego, mas terá o quarteto de ataque à disposição: Gabigol, Bruno Henrique, De Arrascaeta e Éverton Ribeiro. Rodrigo Caio também está de volta à zaga, ao lado de Natan (ou Gustavo Henrique). João Gomes deve assumir a vaga deixada pelas ausências de William Arão e seu substituto imediato, Thiago Maia.

Em despedida de D’Alessandro, Inter tenta voltar ao G4

Depois de 13 anos de Internacional (1 deles emprestado ao River Plate por necessidade pessoal), durante os quais conquistou uma Libertadores da América (2010) e uma Copa Sul-Americana (2008), além de 6 campeonatos gaúcho, o meia, camisa 10 e ídolo Andrés D’Alessandro está de saída do clube gaúcho.

Aos 39 anos, o argentino ainda não indicou qual será o futuro de sua carreira, mas como não chegou a um acerto com o colorado e vai deixar o clube no fim deste mês, pediu para que sua última partida fosse no Beira-Rio, neste sábado (19), às 21 horas (de Brasília), contra o Palmeiras. A partida é fundamental para que o Internacional volte à 4ª posição da tabela e siga com boas chances de conquistar um lugar direto para a fase de grupos da próxima Libertadores.

Inter e Palmeiras somam os mesmos 41 pontos até o momento, mas a equipe alviverde ocupa a 4ª posição da tabela por conta do saldo de gols e ainda tem uma partida a menos (pela 1ª rodada). Por conta disso, a vitória é o único resultado que interessa ao Internacional na despedida de D’Alessandro, que mesmo sem a presença de torcida no Beira-Rio espera poder deixar o time em alta.

O Inter decepcionou com a queda de rendimento no Campeonato Brasileiro e as eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores depois da saída do técnico argentino Eduardo Coudet. Mesmo assim, Abel Braga conseguiu manter uma equipe competitiva e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro na última rodada, mantendo o Inter forte na busca pelo G4.

Agora, tendo mais tempo para treinar a equipe e se preparar para os jogos do Brasileiro, Abel Braga certamente vai ter um time competitivo para tentar surpreender o Palmeiras. Só que o alviverde paulista vem embalado por uma série de 7 jogos de invencibilidade (com 5 vitórias e 2 empates).

Neste momento, o Palmeiras já almeja algo a mais, pois pode até ultrapassar o Atlético Mineiro (atual vice-líder) se vencer o Internacional e a partida atrasada que tem para fazer, da 1ª rodada.

No entanto, como luta em 3 frentes (Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores), o calendário apertado pode pesar para o Palmeiras fisicamente falando, e é provável que Abel Ferreira tenha que fazer algumas mudanças na equipe titular.

O atacante Rony, por exemplo, que foi importante para a classificação às semifinais da Libertadores na última quarta-feira (16), já está confirmado fora da partida, em preparação à decisão da próxima quarta-feira (23), no Allianz Parque, pela semifinal da Copa do Brasil, contra o América Mineiro.

26ª rodada do Brasileirão:

Jogos disputados na útima quarta (16):

São Paulo 3 x 0 Atlético-MG (Morumbi)
Atlético-GO 2 x 1 Fluminense (Antônio Accioly)

Neste sábado (19):
19h: Sport x Grêmio (Ilha do Retiro)
21h: Internacional x Palmeiras (Beira-Rio)
21h: Coritiba x Botafogo (Couto Pereira)

Domingo (20):
16h: Vasco x Santos (São Januário)
16h: Red Bull Bragantino x Athletico-PR (Nabi Abi Chedid)
18h15: Flamengo x Bahia (Maracanã)
20h30: Fortaleza x Ceará (Castelao)

Segunda-feira (21):
20h: Corinthians x Goiás (Neo Química Arena)

Aposte no Betmotion:

Para apostas nas partidas do Brasileirão e nos diferentes eventos esportivos, acesse o site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário