Início » Colunas » Coluna do Verchai » Croácia tem atuação sem graça em sua estreia na Copa

Croácia tem atuação sem graça em sua estreia na Copa  

camisa 1 e 2 croacia copa do mundo catar 2022
(Reprodução: site ge.globo.com)

A Croácia, que foi vice campeã na última Copa do Mundo fez sua estreia sem graça com o Marrocos e o jogo terminou empatado em 0 x 0.

Todos tinham gerado uma grande expectativa, mas decepcionou. Tecnicamente dizendo a Croácia é superior ao Marrocos, mas ainda assim o jogo ficou empatado e sem muitas emoções, já que nem um “quase” gol teve. Na verdade, teve dois momentos durante o jogo que foram os mais agressivos no sentido de fazer um gol, o jogador Sosa cabeceou uma bola que no final do lance quem brilhou foi o goleiro com uma defesa linda evitando o gol. A segunda oportunidade foi inicio do segundo tempo quando após tirar uma bola no soco, o goleiro Bono acabou deixando o gol sozinho e o jogador Lovren aproveitou a oportunidade de chutou, mas o Amrabat estava de olho e conseguiu tirar. Aliás, se tem alguém que se destacou nesse jogo foi o goleiro do Marrocos, o Bono que está sendo chamado de “paredão” da Copa.

A Croácia e o Marrocos fazem parte do grupo F e no momento, o único título que estão levando é de pior jogo da Copa até aqui.

A Croácia ou Republica da Croácia fica na Europa e é banhada pelo mar Adriático fazendo fronteira com vários países como Itália, Hungria, Bósnia e Sérvia.

O país é faz parte como membro das Nações Unidas, da OTAN e é um país jovem, já que sua independência foi declarada apenas em junho de 1991.

A Seleção Croata de Futebol está sendo apontada como uma das mais fortes desde que se separou da Iugoslávia nos anos 1990 e sua consagração aconteceu na Copa do mundo em 1998, onde ficaram em terceiro lugar e essa foi a sua primeira participação em Copas do Mundo.

Participou também da Copa do Mundo de 2002, onde foi muito bem nas eliminatórias, mas durante o evento não foi muito bem. Já em 2006, também fez outra ótima campanha nas eliminatórias e acabou na liderança do grupo com sete vitórias e três empates, sendo assim a sua maior pontuação. Porém, em 2010 não participou dessa Copa na África do Sul.

Na Copa do Mundo de 2014, seu primeiro adversário foi o Brasil e não foi um jogo fácil para nós, mas acabamos vencendo de 3 x 1 e a Croácia reclamou que o juiz japonês que apitou o jogo estava ajudando o Brasil. Nessa Copa acabou sendo eliminado pelo México na Arena Pernambuco em Recife, já que essa Copa foi aqui no Brasil.

Em 2018 quase não conseguiram se classificar e se garantiram no último jogo que seria a sua última chance, que era a classificação da repescagem na Europa e ainda por cima estavam sem treinador há apenas dois dias dessa partida. Mesmo com uma arriscada troca de treinadores num momento tão importante, acabou dando certo e o substituto de Ante Cacíc foi Zlatko Dalíc e essa “manobra” arriscada deu resultado e a Croácia venceu de 2 x 0 contra a Ucrânia, garantindo a vaga para a Copa do Mundo da Rússia. Essa Copa foi onde a Croácia teve a sua melhor campanha, pois chegou até a final que foi entre Croácia e França. Para uma seleção considerada jovem, suas participações tem sido ótimas e vem deixando marcas, pois em tão pouco tempo já conquistaram um terceiro lugar e um segundo.

Zlatko Dalić é o atual treinador da Seleção de Futebol Croata, também foio jogador profissional de futebol e jogava como volante. Finalizaou sua carreira como jogador no ano de 2000 e já em 2002 iniciou sua carreira como treinador assistente no NK Varaždin. Ficou mais em evidência após a Copa do Mundo de 2018, onde já era o técnico da Croácia e conseguiu levar o time ao vice-campeonato. Antes de ser técnico da Croácia, foi assistente técnico de Dražen Ladić pela a Croácia nacional de sub-21 de maio de 2002 a 2005. No mesmo ano, em maio, tornou-se gerente de Em Maio de 2005, ele foi nomeado gerente do time  Varteks, e já na primeira temporada trabalhando com eles já conquistou o terceiro lugar para a Primeira Liga croata e ainda conseguiu chegar à final. Em 2012 Dalić assinou com o Al-Hilal para o gerenciamento do Al-Hilal B ( time de futebol masculino da Arábia Saudita). Durante sua gestão do Al-Hilal, chegou a ser classificado como o 13º de melhor treinador do mundo. Na temporada de 2013-2014, ele era o candidato preferencial atuar no cargo de diretor de esportes do HNK Hajduk Split, porém, acabou recusando a proposta. 

No ano de 2014, o time do Al Ain anunciou que Dalić iria ser seu treinador durante as duas próximas temporadas. Mais uma vez conseguiu elevar o padrão de jogo do time o que os levou a subir 200 posições no ranking de quinta melhor posição na Ásia e tudo isso em menos de 2 anos.

No ano de 2017, o órgão que dirige o futebol no país, a Federação Croata de Futebol o chamou para ser seu novo da Seleção Croata de Futebol. Em 2018 continuou seu ótimo trabalho e não só participaram da Copa da Rússia, como foram para a final daquele campeonato. 

Seu estilo de comandar o time é diferenciado, um pouco mais espontâneo e também bem distante da média de outros treinadores. Ele diz que seu trabalho como treinador Croata, sofre muito preconceito de outros times europeus, que falta respeito entre os próprios colegas de profissão e que os croatas são sempre subestimados. Ele ainda disse: “Eu comecei por baixo. Me dê o Barcelona ou Real Madrid e eu vou ganhar títulos”.

Sua entrada foi meio que para tapar um buraco, pois entrou conheceu o time no aeroporto no caminho do jogo que seria apenas dois dias depois e inicialmente era provisório, mas mostrou o “seu valor” e foi ficando e olha onde eles já conseguiram chegar!

Agora após essa péssima estreia, o show ficou por conta da torcida, tentou impulsionar o time e ainda estavam com fantasias, máscaras e muita alegria.

Apesar de não começarem como gostariam, jogar na Copa do Mundo é como participar de “Jogos Vorazes” e não dá tempo para ficar chorando.

Deixe um comentário