Início » Colunas » Coluna do Verchai » Campeonato Mineiro: América e Athletic largam na frente

Campeonato Mineiro: América e Athletic largam na frente  

Neste final de semana aconteceram os jogos de ida das semifinais do Campeonato Mineiro. No sábado (11), o Cruzeiro recebeu o América em Sete Lagoas, na Arena Jacaré, em razão do desacordo do mandatário da Raposa, Ronaldo Fenômeno, com o Mineirão. Por conta disso, já enfraquecido no quesito pressão das arquibancadas, o Cruzeiro não conseguiu entrar no nível de competitividade exigido para o duelo com o Coelho e acabou perdendo em casa por 2 a 0 a primeira partida da semifinal do Campeonato Mineiro. Em razão dos novos investimentos, a expectativa era de que o Cruzeiro conseguisse duelar novamente com o Atlético Mineiro o título estadual, mas faltou combinar com o América, que vive um ótimo momento sob o comando de Vágner Mancini, estando invicto em 2023 (com um total de 6 vitórias e 4 empates em 10 partidas). Com o resultado conquistado fora de casa, o América encaminhou sua classificação à final com a ambição de fazer diferente de 2021 e, desta vez, ficar com o título em uma possível final com o Galo. No entanto, o Atlético perdeu para o Athletic na outra semifinal jogando a partida de ida, fora de casa, com uma equipe alternativa por estar no meio da disputa da 3ª e última fase qualificatória à fase de grupos da Copa Libertadores 2023.

Protagonista, Hulk blinda Atlético Mineiro em primeira derrota de 2023.

Depois de sustentar 11 jogos de invencibilidade, a equipe comandada pelo argentino Eduardo Coudet sofreu sua primeira derrota. Depois de sustentar uma campanha sólida, liderando a primeira fase do Campeonato Mineiro com sobra, e se classificar à última fase da chamada Pré-Libertadores, que dá as últimas 4 vagas na fase de grupos da Libertadores, o Galo não resistiu a uma sequência de jogos decisivos e acabou sofrendo sua primeira derrota. Depois de ter empatado com o Millonarios fora de casa pela partida de ida da última fase qualificatória à fase de grupos da Libertadores, o Atlético visitou o Athletic na Arena Unimed, em São João del-Rei, com uma equipe alternativa. Mesmo fora de casa, diante de um adversário que teve a terceira melhor campanha da primeira fase, o técnico Eduardo Coudet optou por preservar alguns de seus principais jogadores, como Hulk e Paulinho, e dar chance para outros jogadores importantes, como o atacante argentino Cristian Pavón e o meia Igor Gomes. O Atlético tem elenco para ser competitivo mesmo sem suas principais estrelas, mas o entrosamento, a garra e a concentração de uma equipe mais limitada como a do Athletic, acabou sendo mais eficiente do que a qualidade técnica.

O Galo teve muita dificuldade para criar, principalmente no primeiro tempo, apelando diversas vezes para as bolas aéreas em busca de uma oportunidade mais clara de balançar as redes. No entanto, nos contra-ataques, o Athletic acabou sendo mais perigoso e, no fim do primeiro tempo, conseguiu um pênalti após cruzamento que foi interceptado por Réver com o braço (a decisão do árbitro causou polêmica porque o zagueiro atleticano estava com o braço para trás, colado ao corpo, apesar dele ter feito um movimento de bloqueio). Na cobrança, o atacante Jonathan Júnior, que não tinha nada a ver com a decisão do juiz da partida, marcou o gol que acabou dando a vitória por 1 a 0 ao Athletic. No segundo tempo, principalmente depois da entrada da dupla Hulk e Paulinho, o Atlético foi mais agressivo e criou oportunidades para empatar a partida. O camisa 7, inclusive, teve a grande chance de marcar em cobrança de pênalti após mais um toque com o braço dentro da área, desta vez da defesa do Athletic, mas acabou parando na trave.

Depois da derrota, Hulk elogiou a equipe do Athletic e seu nível de competitividade, mas deu uma bronca na postura de alguns atletas dentro de campo em entrevista concedida logo após o apito final: “se não respeitar não vai sair pra lugar nenhum (não vai crescer na carreira)”. O atacante de 36 anos estava se referindo a um gesto do atacante Sasha, ex-Cruzeiro, provocando os atleticanos fazendo referência a uma goleada de 6 a 1 da Raposa no Galo em 2011, e ao jogador com o qual se enroscou no fim da partida e acabou recebendo o cartão amarelo: “ele sabe que eu não dei cotovelada”. Por fim, Hulk também reclamou do árbitro, que lhe deu cartão amarelo neste mesmo lance no fim da partida: “está me marcando (o árbitro Ronei Candido Alves). É o segundo jogo que ele faz isso comigo (dar cartão desnecessariamente)”.

Agora, o Atlético Mineiro se concentra para a partida de volta da última fase qualificatória à fase de grupos da Libertadores, que acontece no Mineirão na quarta-feira (15), às 21:30 (no horário de Brasília). A partida de volta da semifinal acontece no próximo sábado (18), às 16 horas (de Brasília), também no Mineirão. Por ter feito a melhor campanha da primeira fase, o Galo precisará vencer o Athletic por apenas 1 gol para avançar à final.

América sobra diante do Cruzeiro e encaminha classificação à final.

Único de Minas Gerais invicto em 2023, o América tem a classificação à grande final do Campeonato Mineiro muito bem encaminhada depois da vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, fora de casa, pela partida de ida da semifinal. Passando por mais uma reforma no elenco, pensando na permanência na Série A do Campeonato Brasileiro nesta temporada, o Cruzeiro não resistiu a equipe consolidada do América, que está com a mesma base desde o ano passado, quando disputou a fase de grupos da Libertadores e terminou o Brasileirão na 10ª posição, de forma a garantir sua vaga na Copa Sul-Americana deste ano. E tudo isso sob o comando do mesmo técnico: Vágner Mancini.

Em ritmo intenso desde os primeiros minutos, o América controlou a partida com o Cruzeiro e saiu na frente ainda no primeiro tempo, depois de uma ajeitada de Juninho na área para Aloísio soltar a perna e estufar a rede. O Cruzeiro não deixou o América confortável, mostrou suas virtudes e ficou próximo de chegar ao gol de empate, mas não conseguiu ser efetivo. No segundo tempo, então, com assistência de Felipe Azevedo e gol de Juninho (que fazem dupla desde 2018), o América decretou a vitória por 2 a 0. Como teve a segunda melhor campanha da primeira fase, o Coelho pode até perder por 2 gols na partida de volta, em casa, que acontece no próximo domingo (19), que ainda assim avança à final.

Antes da partida decisiva, porém, o América enfrenta o Santa Cruz em casa nesta terça-feira (14), pela 2ª fase da Copa do Brasil, precisando vencer a partida única para avançar à 3ª e última fase antes das oitavas de final (em caso de empate a decisão vai para os pênaltis). O Cruzeiro não se classificou à Copa do Brasil deste ano e, portanto, tem a semana inteira para se preparar para buscar a vitória por 3 a 0 no próximo fim de semana.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário