Início » Colunas » Coluna do Verchai » Convocações da Seleção Brasileira que deram o que falar

Convocações da Seleção Brasileira que deram o que falar  

Convocações e não convocações de jogadores para as Copas do Mundo sempre são um assunto polêmico entre os torcedores e dão o que falar. Afinal de contas, ser convocado para a competição mais importante do mundo no futebol, é o que todo jogador profissional espera, já que é o ápice da carreira. 

Convocação da Copa: Tite anuncia os 26 que irão ao Catar

Vamos ver alguns dos casos mais famosos:

De Romário a Daniel Alves

em destaque daniel alves com o troféu de campeão da copa américa 2019
(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Na Copa do Mundo de 1998, Romário que estava na época com 32 anos, foi o protagonista de uma história de frustração, pois às vésperas da convocação, uma lesão muscular na panturrilha, que segundo o médico Lívio Toledo, pode ter sido causado pelo exagero no futevôlei, esporte que o Romário é muito adepto. O técnico Zagallo resolveu cortá-lo e na época Zico era o auxiliar de Zagallo. Quando ficou sabendo, Romário chorou e prometeu se dedicar à sua recuperação durante o torneio, mas não teve conversa e ele acabou sendo cortado. Já em 2002, Romário jogava no Vasco e a torcida fez uma super campanha para que o técnico Felipão o convocasse, mas não foi o que aconteceu, ele não foi convocado e apesar dos “burburinhos” que diziam que o time não conseguiria sem ele, a Seleção Brasileira coordenada por Felipão conseguiu o título e ele não fez parte desse feito.

Romário de Souza Faria, teve uma carreira como futebolista onde começou a jogar no ano de 1979 e aos 15 anos de idade entrou para o futebol profissional no Vasco da Gama onde já começou a se destacar sendo considerado uma grande revelação.

Ele tem uma lista de times onde atuou e de prêmios individuais, títulos e recordes individuais.

Ele entrou para a carreira política como Deputado federal no ano de 2009, depois em 2014 elegeu-se Senador; também tentou sua eleição à governador do Rio de Janeiro, mas não conseguiu.

Um de seus maiores feitos foram os seus 1.000 gols, e o seu milésimo gol foi feito no ano de 2007 no jogo entre Vasco e Sport. Nessa época ele já tinha 41 anos.

Curiosamente o jogador que substituiria o Romário na copa de 1998 era o Emerson, que quatro anos depois, acabou lesionando o ombro na véspera da estreia e acabou sendo substituído por Ricardinho.

Já na convocação do técnico Tite para a Copa do Mundo de 2022, a convocação mais polêmica está sendo a do Daniel Alves.

Os torcedores não gostaram muito da convocação dele, pelo menos é o que as redes sociais estão mostrando. A escolha está rendendo a Tite muitas críticas, inclusive das equipes de TV como a Rede Globo. Um dos principais motivos é a sua condição física aos 39 anos, mas não apenas isso, parece que a sua idade também está incomodando os torcedores. Ele teve uma saída bem polêmica do São Paulo no ano passado. O jogador voltou ao Barcelona, ​​da Espanha – com um desempenho bem abaixo do esperado, marcando somente um gol em 14 jogos. Esse desempenho acabou com a sua chance de renovação de contrato que acabou em junho deste ano e somente após 1 mês ele foi confirmado no time mexicano do Pumas.

Mas se o seu desempenho não é dos melhores e se sua idade já não é a ideal, então por que ele foi convocado? O treinador Tite disse que o que espera dele vai além dos campos e sim nos bastidores, com sua experiência e preparo mental para lidar com a pressão de uma Copa do Mundo.

Daniel Alves da Silva atua como lateral-direito ou meio-campista e apesar de não estar se destacando ultimamente, tem 43 títulos conquistados no decorrer de sua carreira.  Pela seleção brasileira, o ala venceu duas vezes a Copa América e a Copa das Confederações da FIFA, além disso, a seleção brasileira Sub-23 conquistou uma medalha de ouro olímpica nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Iniciou sua carreira no futebol em 1998 no Juazeiro, depois foi para o Bahia até o ano de 2003. A partir daí jogou em vários times europeus e agora por último no México.

Teve uma infância pobre e vem de uma família humilde que trabalhava na lavoura, porém ele sempre amou o futebol e improvisava com meias velhas e sacolas. 

Conseguiu driblar a pobreza e foi atrás de seu sonho e hoje é reconhecido mundialmente.

 

Outra polêmica atual foi a não convocação do jogador Gabigol do Flamengo que segundo seus torcedores, isso foi um “absurdo” e que ele “merecia estar na Copa do Mundo.

Gabigol é considerado um dos melhores artilheiros do futebol brasileiro dos últimos tempos, tem se destacado muito no Flamengo, inclusive foi o autor do gol da vitória na Copa Libertadores de 2022. Nas redes sociais, seus fãs alegam que não faz o mínimo sentido a sua não convocação, já que tem jogador que foi convocado e fez muito menos do que ele no último ano.

Outro ponto contra Gabi foi a consistência da defesa, que Tite repetiu várias vezes na coletiva de imprensa. O treinador escolheu atacantes que ele achava que seriam mais fáceis de ajudar na defesa. No Twiter, alguns fãs do atleta disseram que o treinador Tite só convocou quem o Neymar quer e outros disseram ainda que o Tite tem medo da personalidade forte do jogador.

Em sua defesa, a equipe técnica da Seleção brasileira disse que não poderá convocar todos os jogadores que se destacam e que foi difícil escolher, pois havia muitas opções de atacantes.

Aos 26 anos e no auge de sua carreira, ele iniciou sua vida profissional aos 16 anos de idade, mas já jogava antes disso, pois foi descoberto aos 14 anos por Zito durante um amistoso contra com o Santos e ele jogava pelo São Paulo. Sempre foi incentivado por sua família e amigos.

Já passou pelo Internazionalle, Benfica, Santos novamente e Flamengo, onde atua desde 2019.

Na Seleção Brasileira, atuou pela primeira vez no sub-17 em 2013, porém, só conquistou um  único título pela Seleção com a sua participação, que foi o Torneio Internacional de COTIF, em 2014.

Ganhou inúmeros prêmio individuais e vem se destacando cada vez mais.

Como ainda é jovem, quem sabe na próxima Copa do Mundo ele possa estar lá e fazer parte dessa vez dos convocados em 2026.

Especiais sobre Copa do Mundo

Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022:

Deixe um comentário