Início » Colunas » Coluna do Verchai » Confrontos diretos marcam 32ª rodada do Brasileirão

Confrontos diretos marcam 32ª rodada do Brasileirão  

Bragantino e Fortaleza fazem duelo improvável pela 4ª posição e encaminhamento de vaga direta para a fase de grupos da Libertadores 2022.

Maurício Barbieri em destaque na Neo Química Arena, nos 2 a 0 sobre o Corinthians
(Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)

Às 19 horas (de Brasília) deste sábado acontecem duas partidas que envolvem a metade de cima da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, e que serão transmitidas com exclusividade pelo Premiere FC, em pay-per-view. No Rio Grande do Sul, o Internacional recebe o Athletico Paranaense podendo colar no Corinthians (6º colocado) com uma vitória, mas podendo cair até duas posições em caso de derrota. O Inter, que vem de derrota para o Juventude (depois da vitória sobre o Grêmio no clássico), ocupa a 7ª posição somando 44 pontos, ou seja, há 3 pontos do Corinthians e outros 3 à frente do próximo adversário, o Athletico, que ocupa a 9ª posição neste momento e chega embalado por duas vitórias consecutivas. O colorado ainda vai ter alguns desfalques importantes para o confronto, com destaque para Yuri Alberto e Taison. A outra partida das 19 horas envolve um confronto direto pela 4ª posição da tabela, que é a última (até o momento) a garantir vaga direta na fase de grupos da próxima Copa Libertadores da América, que seria inédita para qualquer um destes dois que agora lutam pela 4ª posição do Brasileirão: Bragantino e Fortaleza. As equipes vão se enfrentar no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, somando os mesmos 49 pontos. Mesmo tendo uma partida a mais por ter adiantado confronto com o Sport da 34ª rodada, o Red Bull Bragantino está atrás do Fortaleza na tabela de classificação por ter menos vitórias no campeonato. Trata-se de um confronto entre duas equipes que gostam de sair para o jogo e, por isso, ostentam dois dos melhores ataques do Brasileirão, mas estão longe de terem as melhores defesas. Além disso, ambos estão sem vencer há 3 rodadas e, dessa forma, precisam somar pontos para seguirem na parte mais alta da tabela de classificação. Sendo assim, exclusivamente pelo fato de ter um bom retrospecto em seus domínios e enfrentar uma equipe que perdeu as últimas 3 partidas que fez fora de casa, o Bragantino é visto como favorito para vencer.

Atlético Goianiense e Santos fazem confronto direto na luta contra a zona de rebaixamento

A 32ª rodada do Brasileirão vai começar às 17 horas (de Brasília) deste sábado (13), com a partida entre Atlético Goianiense e Santos no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, também com transmissão exclusiva do canal Premiere. Apesar de estarem separados por apenas 1 ponto na tabela de classificação, o Dragão e o Peixe chegam para o confronto vivendo momentos opostos. Jogando em casa, o Atlético espera reencontrar o caminho das vitórias depois de uma sequência de 3 derrotas consecutivas, todas fora de casa, mas que foram decisivas para que o interino Eduardo Souza, que estava muito perto de ser efetivado no cargo, desse lugar a Marcelo Cabo, anunciado na última quinta-feira (11), logo após a derrota por 4 a 0 para o Palmeiras. Portanto, uma situação bastante complicada para o Atlético Goianiense e, em contrapartida, totalmente favorável ao Santos, que chega para o confronto motivado por ter vencido 3 das últimas 4 rodadas que disputou (tendo perdido apenas para o Palmeiras). A última vitória, sobre o Bragantino, dá ainda mais confiança para que Fabio Carille e seus comandados arranquem pontos do Dragão em Goiânia. Em caso de vitória, inclusive, o Santos tem boas chances de terminar a rodada no “G-12”, que é a atual zona de classificação para a Copa Sul-Americana do ano que vem.

Ainda no sábado acontecem outros dois jogos, que vão ser transmitidos pelo SporTV na TV fechada. Às 18:30 (de Brasília) o América recebe o Grêmio na Arena Independência, em Minas Gerais. O Coelho ocupa a 10ª posição com 41 pontos neste momento e espera um resultado positivo para seguir firme na zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana e, mais do que isso, se aproximar de um possível “G-8” para arrancar ao menos uma vaga na fase qualificatória da Libertadores de 2022. Vale lembrar que a última derrota do América Mineiro em casa foi lá no primeiro turno, diante do Red Bull Bragantino, o que evidencia a dificuldade que o Grêmio vai ter para emplacar a segunda vitória consecutiva no Brasileirão e se aproximar do Bahia, que neste momento é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com uma partida a mais, mas com 7 pontos de vantagem para o Tricolor Gaúcho.

Por fim, às 21 horas (de Brasília), o Corinthians recebe o Cuiabá na Neo Química Arena. Apesar da derrota por 3 a 0 para o Atlético Mineiro na última rodada, o Corinthians, atualmente 6º colocado, ainda está muito próximo do G-4 (apenas 2 pontos atrás do Fortaleza) e tem totais condições de voltar a encontrar o caminho da vitória para saltar pelo menos mais uma posição na tabela (tendo em vista o confronto direto do 5º com o 4º colocado). Vale lembrar que o Corinthians venceu o Cuiabá no primeiro turno, quando ainda estava sem os reforços de peso que chegaram ao longo da temporada, razão pela qual é amplo favorito para conquistar os 3 pontos.

São Paulo x Flamengo é destaque do domingo (14)

Outros 4 jogos movimentam a 32ª rodada do Brasileirão no domingo, e tudo começa com a partida das 16 horas (de Brasília), no Morumbi, entre São Paulo e Flamengo, com transmissão da Globo para a TV aberta. A partida marca o reencontro de Rogério Ceni com o Rubro-Negro Carioca, que é uma grande oportunidade para o técnico que agora comanda o Tricolor Paulista. Vencer o Flamengo em casa significa, para o São Paulo, dar um salto na tabela de classificação e se afastar ainda mais da zona de rebaixamento, o que daria extrema confiança para o grupo crescer na reta final do brasileirão. Do outro lado, porém, tentando retomar a vice-liderança do campeonato e seguir na caça ao líder, o Flamengo chega motivado pela vitória sobre o Bahia na última rodada, que marcou a quinta partida dos comandados de Renato Portaluppi sem derrota. Portanto, o favoritismo pesa para o lado Rubro-Negro.

Finalmente, o Fluminense (7º colocado) recebe o Palmeiras (vice-líder) no Maracanã às 18:15 (no horário de Brasília), em uma partida que tem tudo para ser favorável ao visitante, que chega embalado por uma sequência de 6 vitórias para se manter na vice-liderança do campeonato. Às 19 horas (de Brasília) acontecem os outros dois jogos: o Ceará (12º) recebe o Sport (18º) na Arena Castelão; enquanto a Chapecoense (20ª) recebe o Juventude (17º) na Arena Condá, em Santa Catarina. Na segunda-feira (15), a partida entre Bahia (16º) e Atlético Mineiro (líder) na Arena Fonte Nova encerra a 32ª rodada do Brasileirão.

Deixe um comentário