Início » Colunas » Coluna do Verchai » Yago Pikachu deixa o Fortaleza para jogar no futebol Japonês

Yago Pikachu deixa o Fortaleza para jogar no futebol Japonês  

Pikachu no jogo do Castelão - Fortaleza 5 x 1 Inter - Brasileirão 2021
(Foto: Kely Pereira AGIF / reprodução Twitter do Fortaleza)

Considerado um dos principais destaques na temporada da equipe do Fortaleza, Yago Pikachu deixa o Leão do Pici e vai jogar no futebol japonês. O jogador recebeu uma proposta do Shimizu S-Pulse clube da 1ª divisão do campeonato japonês. Clube que inclusive está sob o comandado do técnico Zé Ricardo, que já treinou o jogador quando ainda jogava pelo Vasco da Gama.

Yago confirmou a sua saída após a partida contra o Ceará na última quarta-feira (13), quando o Fortaleza mesmo saindo derrotado no jogo se classificou pelo placar agregado por 2×1 para as quartas de finais da Copa do Brasil. Muitos torcedores chegaram a pensar que a despedida do jogador seria no jogo da Copa Libertadores quando o Fortaleza acabou sendo eliminado da competição e o próprio jogado acabou sendo expulso na partida aos 21 minutos.

“Saio de cabeça erguida, dei meu máximo e vou levar só as coisas boas do clube. Satisfação muito grande de representar milhares de torcedores”, afirmou o jogador em entrevista ainda à beira do campo.

Mesmo com a possibilidade de sair antes, o jogador contou que fez questão disputar o segundo duelo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

“Fiz questão de estar aqui até essa partida pelo que representava para o clube, para o nosso torcedor em de novo enfrentar o nosso rival em um mata-mata da Copa do Brasil”.

O início da Carreira

Yago Pikachu iniciou sua trajetória jogando no futsal pelo Tuna Luso. E por lá recebeu o apelido de Pikachu por ser muito rápido e ter baixa estrutura. Já em 2005 com 13 anos de idade o jogador chega ao Paysandu para jogar nas categorias de base do Clube Paraense. O jogador seguiu no clube até sua estreia no futebol profissional em 2012 onde disputou inclusive a Série C do Brasileirão que na competição marcou 6 gois. Diante da equipe do Macaé na fase final Pikachu marcou 2 vezes e ajudou sua equipe a conquistar o acesso a Série B do ano seguinte.
Seu primeiro título já jogando como jogador profissional veio somente no ano seguinte quando o Paysandu ganhou de forma invicta o título do Campeonato Paraense. Na mesma competição Pikachu marcou 6 vezes e se tornou um dos destaques do clube na conquista da taça. Ainda em 2013 o jogador conseguiu a marca de 100 jogos com a camisa do Paysandu e mesmo sendo um dos destaques da equipe o Papão acabou sendo rebaixado.
Em 2014 o jogador ajudou novamente o Paysandu a voltar a Série B mas dessa vez jogando novamente uma final contra o Macaé o título ficou com o clube carioca. Já no ano seguinte o jogador teve maior destaque por marcar 20 gols na temporada, ter feito um lindo gol olímpico quando jogou fora de casa contra o ABC em um jogo válido pela Série B e destaque no gol de falta feito no Fluminense em pleno Maracanã mesmo saindo com derrota na ocasião por 2×1. Com boas atuações o jogador chamou a atenção de clubes maiores e assinou contrato com o Vasco da Gama em dezembro de 2015.

No Vasco da Gama

Yago fez a sua estreia pela equipe do Vasco da Gama em um jogo válido pelo campeonato carioca quando o cruzmaltino goleou a equipe do Madureira por 4×1 em São Januário ainda na primeira rodada da competição. O Jogador passou a ser muito mais utilizado como meio de campo do que lateral-direito que é sua posição de origem. O jogador marcou seu primeiro gol somente em julho no empate da equipe contra o Luverdense em 1×1. Mesmo com poucos gols na temporada o jogador ajudou a equipe do Vasco da Gama voltar a elite do futebol Nacional.

Em 2017 o jogador marcou o seu primeiro gol em clássicos quando o Vasco empatou o jogo com o Flamengo no estádio Mané Garrincha em 2×2. E no mesmo ano marcou o seu primeiro gol na Série A diante da equipe do Bahia jogando em São Januário quando o clube carioca saiu vencedor por 2×1.

Em 2018, além de participar pela primeira vez a Copa Libertadores, o jogador foi o artilheiro do Cruzmaltino na temporada ajudando a equipe em diversas oportunidades marcando 19 gols em 59 jogos. Yago Pikachu também ajudou a equipe na classificação para do Vasco para a fase de grupos na ocasião, porém o clube não conseguiu avançar na competição.
Ainda no mesmo ano pelo campeonato brasileiro a equipe do Vasco da Gama lutou para não ser rebaixada e acabou ficando na 16ª posição na tabela se salvando por pouco por um ponto a mais que o esporte que somou 42 pontos e acabou caindo para a segunda divisão.

No ano de 2019 Yago Pikachu jogou 36 partidas no campeonato brasileiro e marcou apenas 5 gols e dando 2 assistências. E a equipe do Vasco acabou fazendo um campeonato regular e ficou na 12ª posição da tabela.

Fazendo um campeonato bem abaixo do esperado o rebaixamento do Vasco da Gama veio na temporada 2020. O clube carioca somou os mesmos 41 pontos que os equipes do Fortaleza. Porém o saldo de gols do crumaltino era menor e acabou sendo rebaixado. Com o rebaixamento a equipe do Vasco da Gama começou a reestruturar a equipe e com isso muitos jogadores saíram da equipe inclusive Yago Pikachu. No Vasco Yago jogou 253 partidas, fez 40 gols e deu 19 assistências.

A Chegada ao Fortaleza

Em marco de 2021 o Fortaleza anunciou a chegada de Yago Pikachu para ser o novo reforço da equipe e seu contrato teria duração até dezembro de 2022. O jogador fez sua estreia na derrota por 1×0 quando enfrentou a equipe do Santa Cruz pela 5ª rodada da Copa do Nordeste. Seu primeiro gol pelo tricolor só veio no mês seguinte na vitória do Leão do Pici sobre o Ypiranga quando fez um belo gol de falta e a partida terminou 1×0. Outra partida ao qual ficou marcada para o jogador foi a vitória do Fortaleza diante do Atlético-MG por 2×0 onde Pikachu marcou os dois gols da partida e logo na rodada seguinte o jogador marcou mais 2 gols, na ocasião foi a vitória da fortaleza sobre o Internacional por 5×1. O Fortaleza fez sua melhor campanha na história terminando o campeonato Brasileiro em 4ª lugar e garantindo assim uma vaga direta na fase de Grupos.

Em 2022 apesar de uma campanha brilhante e histórica da equipe na Copa Libertadores onde era uma das principais zebras em seu grupo, o Leão do Pici se classificou para as oitavas de finais, mas acabou sendo parado por um dos grandes campeões da competição o Estudiantes de La Plata em um placar agregado por 4×1. Partida ao qual ficou marcada pela expulsão de Yago Pikachu que já estava para sair do Fortaleza.

O jogador deixa o Fortaleza tendo disputado 94 jogos, marcando 29 gols e dando 16 assistências.

Deixe um comentário