Na última terça-feira (14) começou a fase de oitavas de final da UEFA Champions League, com as partidas entre Milan e Tottenham, na Itália, e PSG e Bayern, na França. Nesta quarta-feira (15) aconteceram outros dois confrontos das oitavas de final da competição de clubes mais importante da Europa: o Club Brugge recebeu o Benfica na Bélgica e o Borussia Dortmund enfrentou o Chelsea na Alemanha. Na semana que vem acontecem os outros 4 confrontos de ida das oitavas de final da UEFA Champions League: no dia 21 (próxima terça-feira) Liverpool e Real Madrid reeditam a final da última edição em confronto na Inglaterra, e o atual campeão da UEFA Europa League, o Eintracht Frankfurt recebe o Napoli na Alemanha; e no dia 22, também na Alemanha, o Leipzig enfrenta o Manchester City e, por fim, a Internazionale de Milão enfrenta o Porto na Itália.
Coincidentemente, nenhuma das 4 partidas que aconteceram nesta semana terminou empatada: duas delas forma vencidas pelos mandantes e outras duas pelos visitantes.
PSG 0 x 1 Bayern de Munique:
Um dos primeiros confrontos também foi o mais esperado desta semana. Em uma partida com Neymar e Messi sem brilho, o Bayern de Munique venceu por 1 a 0 com gol de Kingsley Coman, exatamente como foi na final da Champions League 2019/20, quando os bávaros venceram os parisienses por este mesmo placar com gol deste mesmo jogador. Coincidentemente, ou não (tendo em vista a regularidade que os jogadores marcam contra seus ex-clubes), Coman já foi jogador do Paris Saint-Germain, e mais uma vez não comemorou o gol marcado. Desta vez, porém, Kylian Mbappé não estava entre os titulares e mesmo assim conseguiu balançar as redes duas vezes depois que entrou no segundo tempo, mas ambos os gols foram anulados por impedimento. Com o resultado, o Bayern ficou muito próximo da classificação às quartas de final, pois tem duas vantagens para a partida da volta: jogar em casa, com o apoio da torcida, e avançar de fase em caso de empate. No entanto, provavelmente com Mbappé ao lado de Messi e Neymar na partida da volta, o Paris Saint-Germain não pode ser considerado carta fora do baralho neste confronto de forma alguma.
Milan 1 x 0 Tottenham:
O retorno do Milan às oitavas de final da UEFA Champions League foi em grande estilo. Segundo maior campeão da competição com 7 troféus (atrás apenas do Real Madrid, que tem 14), o Milan não chegava às oitavas de final há quase 10 anos (desde a temporada 2013/14). Agora, o Milan busca sua classificação às quartas de final da UEFA Champions League, o que não acontece há mais de 10 anos (desde a temporada 2011/12). Para tanto, o Milan precisa superar o Tottenham, que tem uma história bem menos vencedora do que a equipe italiana, tendo um vice como seu melhor desempenho na Champions, mas que é sempre muito competitivo. Sob o comando do badalado Antonio Conte, o Tottenham quer voltar a superar as oitavas de final da competição europeia, o que não acontece desde a temporada 2018/19, quando os Spurs chegaram na final e acabaram derrotados pelos Reds do Liverpool.
Nesta disputa, o Milan saiu na frente com a vitória por 1 a 0 conquistada na primeira partida destas oitavas de final com o Tottenham. Jogando em casa, no San Siro, o Milan conseguiu o gol da vitória logo nos primeiros minutos, depois que o francês Theo Hernández ganhou jogada na ponta esquerda, invadiu a área e finalizou: Forster espalmou e conseguiu defender, também, o rebote, mas a bola ainda ficou viva (praticamente em cima da linha) e Brahim Díaz foi mais rápido que o goleiro e a defesa do Tottenham para empurrar ao fundo da rede. Os comandados de Antonio Conte até tentaram pressionar pelo empate, mas em nenhum momento estiveram em situação favorável na partida, tendo em vista que o Milan explorou muito bem os contra-ataques. Com o resultado, o Milan vai ter a vantagem do empate na partida de volta, no Hotspur Stadium, em Londres, para se classificar. O Tottenham vai precisar de uma vitória por 2 gols de vantagem para avançar às quartas de final.
Borussia Dortmund 1 x 0 Chelsea:
Em uma partida de alto nível, o Borussia Dortmund conseguiu sair na frente do Chelsea na disputa por uma vaga nas quartas de final da UEFA Champions League. Contando com o apoio da torcida no Signal Iduna Park, o Dortmund conseguiu segurar a pressão de um Chelsea que entrou em campo com uma escalação extremamente ofensiva, que teve João Felix, Kai Havertz, Ziyech e Mudryk entre os titulares. Mas foi no meio de campo, ocupado por Emre Can, Julian Brandt e Jude Bellingham, que o Borussia Dortmund conseguiu se impor e controlou a intensidade do Chelsea. Mas foi só no segundo tempo, em um contra-ataque inesperado após uma cobrança de escanteio dos Blues, que o Dortmund conseguiu abrir o placar: Raphael Guerreiro afastou de qualquer jeito e a bola ficou com Karim Adeyemi, que deixou Enzo Fernández pra trás, invadiu a área, limpou o goleiro e só então tocou para o fundo da rede. Depois do gol o Chelsea pressionou e muito pelo empate, mas não conseguiu vencer o goleiro suíço Gregor Kobel, que teve papel fundamental na vitória do Dortmund por 1 a 0. Agora, os ingleses vão precisar de uma vitória por 2 gols na partida de volta, em Stamford Bridge, na Inglaterra, para avançar às quartas de final, enquanto os alemães jogam pelo empate.
Club Brugge 0 x 2 Benfica:
Entre os duelos desta semana, este foi o que mais ficou próximo de estar resolvido. Nos demais, as equipes que venceram ainda correm um grande risco de ficar de fora das quartas de final da UEFA Champions League. Neste, porém, além de ter vencido por uma vantagem de 2 gols, o Benfica tem a vantagem de fazer a partida de volta em casa. E pelo que foi apresentado na primeira partida, disputada na Bélgica, o Club Brugge não deve ter forças para buscar uma reação na partida de volta, em Portugal. A equipe belga até conseguiu ser competitiva, mas o Benfica mostrou sua grandeza, foi melhor nos 90 minutos e construiu uma bela vantagem com a vitória por 2 a 0. João Mario, de pênalti, e David Neres, aproveitando vacilo da defesa belga para recuperar a bola e tocar na saída do goleiro, marcaram os gols da vitória portuguesa na Bélgica.
Siga o Betmotion nas redes sociais
Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais: