Início » Colunas » Coluna do Verchai » São Paulo assume liderança isolada do Brasileirão

São Paulo assume liderança isolada do Brasileirão  

Com gols de Igor Gomes, Brenner e Hernanes, o São Paulo venceu partida atrasada contra o Goiás, por 3 a 0, e chegou ao topo da Série A do Brasileiro.

Brenner marcou um gols da tranquila vitória do São Paulo sobre o Goiás. Tricolor é o novo líder da Série A (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Na quinta-feira (03), o Goiás recebeu o São Paulo no Estádio da Serrinha para fazer partida válida pela 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, adiada por conta de diversos casos de Covid no elenco goiano no dia em que a partida deveria ter acontecido. Mesmo jogando fora de casa, o agora líder do campeonato controlou muito bem a partida e não teve problemas para conquistar a vitória. Igor Gomes abriu o placar no primeiro tempo com um belo chute cruzado de fora da área, transformando a blitz que o São Paulo vinha fazendo no campo de defesa do Goiás em gol. O alviverde goiano conseguiu segurar o 1 a 0 até o intervalo e manteve a partida em aberto para o segundo tempo, mas só até os 4 minutos da etapa complementar, quando, em bela jogada, Gabriel Sara escapou nas costas da defesa, recebeu de Luciano na área e bateu cruzado para Brenner empurrar pra rede (foi o 18º gol do atacante de 20 anos na temporada, em 31 partidas disputadas). Como o São Paulo seguiu intenso ofensivamente mesmo depois de abrir o 2 a 0, o Goiás conseguiu criar algumas chances de descontar nos contra-ataques, mas faltou capricho na hora de finalizar a jogada. E já na reta final do segundo tempo, quando o Goiás passava a gostar da partida e se aproximava cada vez mais de balançar as redes, Vitor Bueno roubou bola no meio de campo e partiu em arrancada até invadir a área e rolar no meio para Tchê Tchê, que, pressionado, deixou de lado para Hernanes tocar pro fundo do gol (sem marcar desde a 6ª rodada, Hernanes computa 3 gols na temporada). O São Paulo conquistou a vitória tranquila, por 3 a 0, e alcançou a tão almejada liderança da Série A, abrindo, ainda, 2 pontos de vantagem para o Atlético Mineiro (agora vice-líder). Vale lembrar que o tricolor paulista ainda tem uma partida a menos em relação ao Galo, pois teve a partida da 18ª rodada, contra o Botafogo, adiada. O São Paulo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no domingo (06), às 16 horas (de Brasília), para enfrentar o Sport (16º colocado, há 1 ponto da zona de rebaixamento). O Sport é um dos times que menos balançou as redes na Série A, enquanto o São Paulo é o time menos vazado do campeonato e, ao mesmo tempo, está entre os que mais faz gols (atrás apenas do Atlético Mineiro, mas na frente no saldo de gols). Dessa forma, e levando em consideração que a partida vai ser no Morumbi, a expectativa é de que a equipe de Fernando Diniz mantenha a solidez que tem apresentado para seguir na liderança isolada do campeonato.

Clássicos esquentam a 24ª rodada.

A 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, que começou na última quarta-feira (02) com o empate em 1 a 1 entre Corinthians e Fortaleza, vai se estender até a segunda-feira (07), quando encerra, às 20 horas, com o chamado “Clássico do Equilíbrio, entre Atlético Goianiense (14º colocado) e Goiás (lanterna). O Atlético busca a vitória para voltar a aparecer na parte de cima da tabela, ficando mais longe do rebaixamento e mais próximo de garantir uma vaga na Copa Sul-Americana. Já o Goiás, que aparece na última posição da tabela e está 9 pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, precisa desesperadamente de uma vitória no clássico, tanto pelos 3 pontos como pela confiança que o resultado positivo pode proporcionar para o restante da temporada.

Neste sábado (05), às 17 horas (de Brasília), um clássico carioca e um clássico paulista devem movimentar a parte de cima da tabela de classificação. Atualmente na 3ª colocação (5 pontos atrás do São Paulo), o Flamengo enfrenta o Botafogo no Estádio Nilton Santos pressionado a vencer para seguir forte na luta pelo bicampeonato, principalmente porque é o único título que o rubro-negro ainda pode conquistar na temporada (além daqueles do início do ano, vencidos ainda sob o comando de Jorge Jesus). E uma vitória sobre um dos rivais locais pode ser exatamente o que o Flamengo precisa para embalar uma sequência que seria importante para não deixar o São Paulo se isolar ainda mais na liderança. Como o Flamengo tem outros dois jogos no Rio de Janeiro (contra Santos e Bahia no Maracanã), Rogério Ceni vai ter tempo para treinar e definir a melhor equipe para a sequência do campeonato. Do outro lado, o Botafogo passa por uma crise financeira sem precedentes, que se reflete dentro de campo. O alvinegro carioca ocupa a penúltima posição da tabela e está 5 pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento. Um resultado positivo no clássico seria fundamental para uma reviravolta no Botafogo, mas este é um objetivo muito difícil de ser alcançado por uma equipe que não apresentou um subterfúgio até aqui e que vai estrear, exatamente contra o Flamengo, o quinto técnico do ano (Eduardo Barroca).

Em São Paulo, na Baixada Santista, o Santos recebe o Palmeiras na Vila Belmiro para uma partida que deve definir quem está, definitivamente, na luta por uma vaga direta na próxima Libertadores (G4) e até pelo título, e quem deve permanecer na luta por uma vaga indireta na próxima Libertadores (G6). Santos (6º) e Palmeiras (5º) somam os mesmos 37 pontos (7 atrás do líder), mas o alviverde leva vantagem no saldo de gols e tem uma partida a menos. Ainda sem o meia Carlos Sánchez e o goleiro João Paulo, o alvinegro praiano deve mais uma vez ir à campo com Soteldo no meio de campo (à frente de Diego Pituca e Alison), e Lucas Braga na ponta esquerda do ataque, ao lado de Kaio Jorge e Marinho. Foi assim que Cuca enfrentou a LDU em sua última partida, na qual conquistou classificação às quartas de final da Libertadores, depois que o teste na partida com o Sport (na última rodada do Brasileiro) deu certo. Do outro lado, o Palmeiras não vai ter Abel Ferreira na preleção antes da partida, e nem para fazer instruções do banco de reservas e durante o intervalo, pois o comandante português testou positivo para a Covid nesta sexta-feira (04) e vai ter de ficar em isolamento pelo menos pelos próximos 10 dias. O Palmeiras vem de uma sequência de 5 vitórias no Brasileirão e chega embalado por uma goleada de 5 a 0 sobre o Delfín pelas oitavas da Libertadores.

Deixe um comentário