Início » Colunas » Coluna do Verchai » Arsenal vence Liverpool e conquista Supercopa da Inglaterra

Arsenal vence Liverpool e conquista Supercopa da Inglaterra  

Gunners venceram os Reds na final e faturaram o título.

Neste sábado (29), no Estádio de Wembley, em Londres, Arsenal e Liverpool se enfrentaram em partida válida pela decisão da Community Shield (a Supercopa da Inglaterra). A competição é disputada em partida única, envolvendo o campeão da Premier League, Liverpool, e o campeão da FA Cup (a Copa da Inglaterra), Arsenal, da temporada 2019/20.

A Community Shield (Supercopa da Inglaterra) é uma disputa realizada pela Football Association (Reprodução: Premier League)

Como o vencedor garante um título logo no começo da temporada, Jürgen Klopp e Mikel Arteta foram a campo com aquilo que possuem de melhor. E mesmo sendo apenas a primeira partida oficial das equipes na temporada 2020/21, Liverpool e Arsenal iniciaram o confronto em ritmo intenso. O ponteiro marcava 6 minutos de jogo quando Robertson cobrou falta levantando na área e Virgil van Dijk apareceu entre a marcação adversária para empurrar pro fundo das redes, mas o zagueiro holandês estava em condição irregular e o gol foi prontamente anulado. O Liverpool seguiu pressionando nos primeiros minutos, mas o Arsenal foi “cirúrgico” logo que encaixou o primeiro contra-ataque. Bukayo Saka deixou a defesa dos Reds completamente exposta quando lançou para Pierre Aubameyang na ponta esquerda. O atacante gabonês teve espaço de sobra para matar no peito, encarar a marcação de Neco Williams, limpar para a direita com carinho na entrada da área e, finalmente, acertar um belo chute para abrir o placar: 1 a 0 Arsenal. O Liverpool acabou sentindo o golpe e só não sofreu o segundo gol poucos minutos depois porque Alisson conseguiu fazer grande defesa em boa finalização, colocada, no canto, de Eddie Nketiah. Foi só no segundo tempo que a equipe de Jürgen Klopp conseguiu, definitivamente, entrar na partida. Firmino foi o primeiro a levar perigo, em belo chute da entrada da área que passou perto do ângulo, mas foi embora pela linha de fundo. Logo na sequência, foi a vez de Sadio Mané tentar, depois de receber lançamento primoroso de Andy Robertson direto da defesa e sair na cara do gol, mas o senegalês demorou para finalizar a jogada e acabou batendo em cima do goleiro Martínez. Klopp, então, promoveu uma mudança ousada, colocando o atacante japonês, Minamino, no ligar do lateral Williams, além de substituir Milner por Keita no meio de campo. A partida ficou eletrizante depois das alterações, pois o Liverpool se lançou ao ataque e o Arsenal abusou cada vez mais dos contra-ataques, levando perigo na maioria deles. Melhor para os Reds, porém, que chegaram ao empate exatamente com Minamino, após boa trama com Mohamed Salah na área. A igualdade permaneceu até o fim da etapa complementar e foi para as penalidades. O jovem Rhian Brewster foi o único a desperdiçar e Aubameyang, encerrando as cobranças alternadas, decretou a vitória do Arsenal por 5 a 4 nos pênaltis.

 

Com Mikel Arteta, Gunners iniciam a temporada 2020/21 da mesma forma que encerraram a anterior: com título.

Depois de viver pouco mais de duas décadas bastante gloriosas sob o comando do francês Arsène Wenger, o Arsenal teve dificuldade para se recolocar entre os melhores. Já em suas últimas temporadas, Wenger vinha sendo bastante questionado pela ausência de competitividade frente aos outros gigantes ingleses. Na primeira temporada sem o francês (2018/19), sob o comando do espanhol Unai Emery, o Arsenal terminou em 5º na Premier League e foi até a final da Liga Europa, mas perdeu para o Chelsea na final e terminou mais uma temporada sem títulos. Pressionado, Emery não demorou para ser desligado do clube na temporada seguinte (2019/20). O sueco Fredrik Ljungberg foi contratado para o lugar do espanhol, mas também não conseguiu convencer. Foi então que o Arsenal acertou a chegada de Mikel Arteta para o comando técnico da equipe, o qual, até então, era auxiliar de Guardiola no Manchester City. Arteta assumiu os Gunners na 11ª colocação da Premier League, com 18 rodadas disputadas, e terminou a competição na 8ª colocação. Apesar da eliminação precoce na Liga Europa, Mikel Arteta conseguiu garantir o Arsenal na Liga Europa 2020/21 com o título da FA Cup na temporada passada (que os Gunners não conquistavam desde 2017), passando por Manchester City na semifinal e vencendo o Chelsea na decisão. Foi a melhor forma de encerrar uma temporada conturbada e, com mais um título para começar a temporada 2020/21, o Arsenal vem em ascensão. Pode-se dizer que o jovem treinador, de apenas 38 anos, em sua primeira experiência à frente de uma equipe profissional, vai fazendo um grande trabalho. Mesmo sem um elenco recheado como dos seus principais rivais ingleses, o Arsenal já mostrou que com Mikel Arteta pode estar no nível, inclusive, do atual campeão nacional.

 

Liverpool aparenta ser o melhor, mas não consegue manter o nível em todas as competições.

Como diz o ditado, é “chover no molhado” falar sobre tudo o que o alemão Jürgen Klopp fez para o Liverpool e representa para os torcedores dos Reds. O treinador operou uma verdadeira revolução na equipe e voltou a colocar o Liverpool no topo da Europa e do mundo, com os títulos da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes. Na temporada passada, Klopp guiou o Liverpool ao título inédito da Premier League e cravou de vez o seu nome na história do clube inglês. Tudo isso faz qualquer um pensar duas vezes antes de questionar as decisões do treinador, mas o fato é: o Liverpool ainda não conseguiu ser unânime. Quer dizer, nos últimos tempos, equipes do porte do Liverpool de Klopp dominaram todas as competições que disputaram. O último a fazer isso foi o Bayern de Munique de Hans-Dieter Flick, com os títulos da Copa da Inglaterra, da Bundesliga (primeira divisão alemã) e da Liga dos Campeões. O Liverpool, porém, faturou uma Liga dos Campeões em uma temporada, a Premier League em outra e não passou disso. A equipe de Jürgen Klopp tem decepcionado em competições menos relevantes, como a FA Cup (Copa da Inglaterra), a EFL Cup (Copa da Liga Inglesa) e a Community Shield (Supercopa da Inglaterra), na qual perdeu para o Manchester City, em 2019, e, agora, para o Arsenal.

Deixe um comentário