Início » Colunas » Coluna do Verchai » Clássico Big Six esquenta a 12ª rodada da Premier League

Clássico Big Six esquenta a 12ª rodada da Premier League  

Pela 12ª rodada da Premier League, Liverpool recebe Arsenal em Anfield para confronto direto por vaga na zona de classificação para a Champions League.

em destaque Anfield, palco de mais um Liverpool x United, pelo Inglês

Neste sábado (20), às 14:30 no horário de Brasília, em Anfield Road, pela 12ª rodada da Premier League, com transmissão exclusiva da “ESPN” no streaming do “Star+”, o Liverpool, que caiu da vice-liderança para a 4ª posição com a derrota para o West Ham na última rodada, recebe o Arsenal, que chega embalado para, depois de muito tempo, entrar no G-4 do Campeonato Inglês. É o clássico dos opostos. Jogando em casa, o Liverpool é tido como o grande favorito para somar os três pontos e voltar a lutar pela liderança da Premier League, mas o momento da equipe comandada por Jürgen Klopp já foi melhor. Com concorrentes do porte do atual líder, Chelsea, e do atual campeão, Manchester City, o Liverpool precisa de uma campanha tão poderosa quanto a da temporada 2019/20, quando alcançou 99 pontos e faturou, pela primeira vez, o título da Premier League (como passou a ser chamado o Campeonato Inglês à partir da temporada 1992/93, e o último título do Liverpool tinha sido na temporada 1987/88). No entanto, a derrota para o West Ham em um confronto direto na última rodada foi uma grande decepção para os Reds, que poderiam estar a um ponto do líder, Chelsea, neste momento, mas ocupam apenas a 4ª posição da tabela, com 4 pontos de distância dos Blues. Outros resultados, como os empates com Brighton e Brentford, evidenciam a diferença entre o Liverpool da atual temporada e o Liverpool campeão da Premier League 2019/20, apesar de o técnico ser o mesmo e o time ter mudado apenas uma ou duas peças desde então. Do outro lado, o Arsenal vai tentar se aproveitar deste momento de instabilidade dos comandados de Jürgen Klopp para seguir se superando na competição. Os Gunners terminaram na oitava posição nas últimas duas temporadas e esperam fazer uma campanha diferente desta vez. Desde as três derrotas consecutivas nas três primeiras rodadas, o Arsenal está invicto. Os comandados de Mikel Arteta chegam embalados por uma sequência de quatro vitórias e estão sem perder há 10 partidas (levando em consideração todas as competições que disputa, que são a Premier League e a Carabao Cup). A questão é se o bom trabalho que vem sendo feito pelo Arsenal vai ser suficiente para acabar com um tabu que dura desde 2012 e vencer, lá em Anfield, o Liverpool, que tem o melhor ataque disparado da competição (e o artilheiro isolado, Mohamed Salah, com 10 gols marcados).

Líder, Chelsea abre a rodada em duelo complicado com o Leicester City no King Power Stadium

A 12ª rodada da Premier League vai ter início às 9:30 da manhã (de Brasília) deste sábado (20), exatamente com o duelo entre Leicester City e Chelsea, no King Power Stadium, em Leicester, que vai ser transmitido pela ESPN Brasil na TV fechada. Os Blues, líderes com 3 pontos de vantagem para o 2º colocado, Manchester City, chegam para o confronto buscando voltar a vencer na competição depois de ter empatado por 1 a 1 com o Burnley na última rodada. O tropeço foi inesperado pelo desempenho da equipe de Thomas Tuchel sob o comando do Chelsea desde a temporada passada, quando chegou já levantando o troféu mais cobiçado da Europa: a Liga dos Campeões. O Chelsea investiu forte em contratações enquanto outros gigantes suaram para controlar as contas durante a pandemia e tem porte para enfrentar qualquer clube do mundo. No entanto, o empate com o Burnley preocupa para o duelo com o Leicester da manhã deste sábado, uma vez que o time comandado por Brendan Rodgers tem ótimas virtudes, como a do atacante Jamie Vardy (vice-artilheiro da Premier League), e precisa de um bom resultado para lutar na parte mais alta da tabela de classificação, assim como fez nas últimas temporadas. A capacidade para tanto se evidencia pela vitória sobre o Manchester United na 8ª rodada, mas o momento do Leicester não é bom comparado às temporadas anteriores. Os Foxes estão sem vencer há 4 partidas e é apenas o 12º na Premier League, com 4 vitórias, 4 derrotas e 3 empates nas 11 rodadas disputadas. O Chelsea, por outro lado, ostenta a defesa menos vazada do campeonato, tendo sofrido apenas 4 gols e sofrido apenas uma derrota até aqui.

Outros destaques da rodada:

Ainda no sábado acontecem outros jogos que merecem atenção. Às 12 horas (de Brasília), vão acontecer seis partidas simultâneas. Com transmissão da ESPN Brasil na TV fechada, o Manchester United visita o Watford no Vicarage Road precisando da vitória para seguir próximo do G-4. Neste momento os Red Devils ocupam a 6ª posição, estando a 5 pontos de distância do Liverpool, 4º colocado. Outro destaque das 12 horas de sábado é a estreia de Steven Gerrard sob o comando do Aston Villa, que neste momento está a dois pontos da zona de rebaixamento e vai enfrentar o Brighton (7º colocado) no Villa Park, em Birmingham. A partida vai ser transmitida com exclusividade pela ESPN no “Star+”, assim como a ótima partida entre Wolverhampton (8º colocado) e West Ham (3º colocado) no estádio Molineux.

No domingo (21) acontecem as últimas duas partidas da rodada, ambas com transmissão da ESPN Brasil na TV fechada. Às 11 horas da manhã o Manchester City recebe o Everton no Etihad Stadium precisando da vitória para seguir na cola do Chelsea, em busca da liderança do campeonato. Como o time azul de Liverpool vem de 5 partidas sem vitória, dificilmente vai conseguir arrancar pontos do Manchester City, que chega de duas vitórias consecutivas (a última em um derby com o Manchester United). E, finalmente, às 13:30 (de Brasília), o Tottenham encerra a rodada recebendo o Leeds United no Hotspur Stadium. Depois da derrota para o Manchester United, que causou a demissão de Nuno Espírito Santo, Antonio Conte assumiu o comando e venceu o Vitesse em um confronto direto pela vice-liderança do grupo G da Liga Conferência Europa, e empatou com o Everton por 0 a 0 na última rodada. Agora, com tempo para preparar o time durante a data FIFA, a expectativa é de que os Spurs evoluam com Antonio Conte e consigam uma vitória sobre o Leeds nesta rodada, mas o time do argentino Marcelo Bielsa está invicto há 3 rodadas e espera seguir somando pontos para continuar distante da zona de rebaixamento.

Deixe um comentário