Início » Esportes » Jogos Olímpicos de Verão » COI avalia adiar Olimpíada; Canadá desiste de enviar atletas

COI avalia adiar Olimpíada; Canadá desiste de enviar atletas  

Ao que tudo indica, a pressão de atletas surtiu efeito e o Comitê Olímpico Internacional finalmente considera o adiamento da Olimpíada Tóquio 2020.

Presidente do COI, Thomas Bach (IOC/Christophe Morata)

Em reunião extraordinária, por videoconferência, neste domingo (22), o Comitê Executivo do COI descartou o cancelamento total do evento.

No entanto, por outro lado, o COI já adota uma postura menos irredutível, como era até então, em relação a um possível adiamento.

Tanto é que durante o encontro estipulou um prazo de quatro semanas para uma decisão definitiva sobre adiar os Jogos.

Ou seja, um adiamento deixou de estar descartado pelos organizadores. Originalmente, a abertura oficial de Tóquio 2020 está marcada para 24 de julho.

“O COI, em total coordenação e parceria com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, as autoridades japonesas e o Governo Metropolitano de Tóquio, iniciará discussões detalhadas para concluir sua avaliação da situação da saúde no mundo e seu impacto nos Jogos Olímpicos, incluindo o cenário de adiamento”, afirmou em nota.

“Há um aumento dramático de casos e novos surtos de COVID-19 em diferentes países em diferentes continentes. Isso levou o comitê executivo à conclusão de que o COI precisa dar o próximo passo em seu planejamento de cenários”, ponderou.

Canadá decide não enviar atletas à Olimpíada e à Paralimpíada de 2020

O Canadá é o primeiro país a oficialmente se negar a enviar os seus atletas aos Jogos Olímpicos e às Paralimpíadas Tóquio 2020.

Em carta publicada em seus sites, neste domingo, o Comitê Olímpico do Canadense (COC) e o Comitê Paralímpico (CPC) anunciaram a decisão, além de fazer um apelo ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC) para que adiem os dois eventos, em função da pandemia do novo coronavírus.

“O COC e o CPC pedem urgentemente ao COI) e ao Comitê Paralímpico Internacional e à Organização Mundial de Saúde (OMS) que adiem os Jogos por um ano… Apesar de reconhecermos as complexidades inerentes a este adiamento, nada é mais importante que a saúde e segurança dos nossos atletas e da comunidade mundial.”

“Isto não é somente sobre saúde dos atletas. É sobre saúde pública. Com a COVID-19 e seus riscos associados, não é seguro para nossos atletas, e para a saúde e segurança de suas famílias e à comunidade canadense mais ampla, que atletas continuem treinando para estes Jogos. Inclusive, vai contra as orientações de saúde pública que pedimos que todos os canadenses sigam”, argumentaram na carta.

 

Deixe um comentário