Início » Colunas » Coluna do Verchai » Cruzeiro de Ronaldo larga com vitória no Campeonato Mineiro

Cruzeiro de Ronaldo larga com vitória no Campeonato Mineiro  

Início de caminhada do Cruzeiro de Ronaldo na liderança é esperança para os torcedores da Raposa.

cruzeiro 3 x 0 urt independência - mineiro 2022
Cruzeiro de Ronaldo estreou com vitória no Campeonato Mineiro (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Como sabido, o Cruzeiro é um clube glorioso que sofreu uma das maiores crises financeiras da história do futebol brasileiro. Em 2019, depois de uma investigação da Polícia Civil sobre transações irregulares e uso de empresa de fachada para ocultar crimes cometidos pela direção do Cruzeiro, a equipe parou de receber os salários em dia e a situação do clube mineiro desmoronou, acabando com a primeira queda de sua história para a Série B do Campeonato Brasileiro. Foi a primeira vez que o Cruzeiro, o maior campeão estadual e da Copa do Brasil, time 4 vezes campeão brasileiro e duas vezes campeão da Copa Libertadores da América, caiu para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte ocorreu uma verdadeira debandada dos atletas e, em meio a uma crise financeira sem precedentes, o Cruzeiro não conseguiu fazer mais do que lutar para não cair para a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. No ano passado a situação se agravou ainda mais e o Cruzeiro terminou a Série B a apenas 5 pontos de distância da zona de rebaixamento, na 14ª posição da tabela. No entanto, quando os torcedores cruzeirenses já estavam ficando desesperançosos quanto à possibilidade de retornar para a Série A, Ronaldo Nazário, um fenômeno revelado nas categorias de base da Raposa, retornou para comprar e se tornar dono do clube mineiro. Ronaldo investiu 400 milhões para se tornar detentor de 90% das ações do Cruzeiro pouco mais de um mês atrás, no dia 18 de dezembro, e começou uma completa reestruturação.

Considerando os gastos da gestão anterior irresponsáveis e impagáveis, Ronaldo determinou uma redução de dois terços da folha salarial de 2021 para este ano e, assim, desligou do clube nomes como Alexandre Mattos, gestor de futebol, o técnico Vanderlei Luxemburgo e o goleiro e ídolo Fábio. A saída do experiente goleiro foi bastante questionada pela torcida, que chegou a se revoltar contra Ronaldo, pelo menos até a estreia do Cruzeiro no Campeonato Mineiro.

campeonato mineiro 2022 - banner betmotion

Cruzeiro vence URT com folga e larga na frente na corrida pelo título estadual

O Cruzeiro recebeu o URT na Arena Independência na última quarta-feira (26), fazendo sua primeira partida oficial de 2022, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. Ao menos em princípio, a expectativa cruzeirense era aproveitar a competição estadual apenas para dar início a um trabalho longo para levar o Cruzeiro de volta à Série. No entanto, depois da vitória por 3 a 0 sobre o URT na partida de estreia do campeonato, os torcedores certamente já estão esperançosos de que o maior campeão mineiro volte a levantar o troféu estadual. Agora sob o comando do uruguaio Paulo Pezzolano, de apenas 38 anos, que já comandou o Liverpool de Montevidéu-URU e o Pachuca-MEX, o Cruzeiro fez sua primeira partida oficial de 2022 com um time quase completamente diferente daquele que terminou a campanha ruim na Série B do ano passado, mas com apenas três remanescentes: o zagueiro Eduardo Brock e os meias Giovanni e Rômulo. E a impressão deixada foi boa. O Cruzeiro iniciou a partida buscando impor o seu ritmo e conseguindo um maior volume ofensivo no primeiro tempo. Apesar de ter sido pressionado pela boa equipe do URT em alguns momentos, o Cruzeiro dominou a partida e criou as melhores chances de marcar até abrir o placar no fim do primeiro tempo em uma bela jogada pela ponta esquerda: Waguininho (recém-contratado junto ao Coritiba) chamou a marcação e tocou de calcanhar para Rafael Santos (jogador que voltou de empréstimo para a Ponte Preta), que acertou um belo cruzamento para Thiago (jogador das categorias de base que atuou em algumas partidas de 2020) abrir o placar. No segundo tempo o gol não demorou tanto para acontecer: aos 12 minutos, Waguininho apareceu mais uma vez, desta vez fazendo cruzamento da direita para Machado (contratado em definitivo junto ao Grêmio, tendo atuado por empréstimo no Cruzeiro em boa parte dos jogos de 2021) empurrar para o fundo da rede. O gol deu ainda mais tranquilidade para o Cruzeiro, que continuou com o controle da partida e decretou o 3 a 0 em outra jogada de linha de fundo, desta vez com João Paulo (jogador que defendeu o Atlético Goianiense em 2021) cruzando para Edu (recém-contratado junto ao Brusque) tocar para o fundo da rede. No fim da partida, o goleiro Denivys, que se destacou na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano na campanha que levou o Cruzeiro Sub-20 para as quartas de final, apareceu para evitar que o URT também balançasse as redes, fazendo pelo menos duas grandes intervenções no final da partida. A festa da torcida após o espetáculo apresentado pelo Cruzeiro aos torcedores que foram até o estádio, terminou com Ronaldo sendo ovacionado e assediado no camarote de onde ele assistiu a partida.

Como ficou o Campeonato Mineiro após o fim da primeira rodada?

Com a vitória por 3 a 0 sobre o URT, o Cruzeiro já largou o Campeonato Mineiro na liderança, deixando o adversário na última posição da tabela. Surpreendentemente, o Caldense ocupa a vice-liderança e o Athletic-MG (não o Atlético Mineiro) vem na 3ª posição na tabela, todos com três pontos somados. O Caldense surpreendeu vencendo o América Mineiro por 2 a 1 na partida que abriu o Campeonato Mineiro na última terça-feira (25), em Poços de Caldas, no estádio Dr. Ronaldo Junqueira (o Ronaldão). O 3º colocado, Athletic-MG, venceu o Uberlândia fora de casa, pelo placar simples de 1 a 0, na partida que encerrou a primeira rodada do Campeonato Mineiro nesta quarta-feira (26). Já o Atlético Mineiro, atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, arrancou um empate com o Villa Nova-MG na estreia do técnico argentino Antônio Mohamed. Ainda sem muitos de seus principais jogadores, como o goleiro Éverson, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o meia Nacho Fernández, e os atacantes Hulk e Eduardo Vargas, o Atlético Mineiro não foi criativo ofensivamente, saiu perdendo no primeiro tempo e só foi buscar o empate heroico aos 44 minutos do segundo tempo, quando o jovem colombiano Dylan Borrero recebeu lançamento longo de Matías Zaracho e limpou bem a marcação antes de bater forte para o fundo da rede. Com o resultado, o Galo aparece na 8ª posição, mas soma o mesmo número de pontos (1) de outras cinco equipes. Ainda restam mais 10 rodadas para que se definam os quatro classificados para as semifinais do Campeonato Mineiro.

Deixe um comentário