Em final emocionante, o Chelsea venceu o Palmeiras por 2 a 1, neste sábado (12), em Abu Dhabi, e é campeão mundial, frustrante o sonho alviverde. O gol que definiu a partida foi marcado por Kai Havertz, cobrando pênalti, no fim do segundo tempo da prorrogação.
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) February 12, 2022
No tempo normal, Lukaku abriu o placar, de cabeça, e Raphael Veiga, aproveitando pênalti infantil cometido por Thiago Silva, converteu a cobrança e empatou, levando a final para o tempo extra.
Na prorrogação, o time inglês foi para cima e atacou bastante. O Palmeiras limitou-se a apenas se defender e tentar levar a decisão à disputa por penalidades.
Só que restando cinco minutos para o fim, o Chelsea teve um escanteio, Azpilicueta chutou forte e a bola foi bloqueada com a mão pelo zagueiro Luan. O VAR recomendou a revisão, e o árbitro assinalou pênalti. Havertz bateu e garantiu o inédito título para os Blues no Mundial de Clubes da Fifa 2021.
Europeus aumentam hegemonia
Com a conquista inédita do Chelsea, os europeus chegam a nove títulos mundiais seguidos. A última derrota ocorreu em 2012, quando o Corinthians, maior rival do Palmeiras, superou justamente os Blues, por 1 a 0.
Além disso, em finais de Mundial entre ingleses e brasileiros, agora o placar está empatado. O futebol brasileiro segue com três títulos (Flamengo em 1981, São Paulo em 2005 e Corinthians em 2012) e o futebol inglês, também tem três (Manchester United em 1999, Liverpool em 2019 e agora Chelsea na edição 2021, disputada em 2022).