Início » Colunas » Coluna do Verchai » Barcelona x Benfica é destaque da Liga dos Campeões

Barcelona x Benfica é destaque da Liga dos Campeões  

Após estreia com vitória por La Liga, Xavi faz confronto que pode definir vaga do Barça nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

em destaque a bola da uefa champions 2021-22
(Divulgação/Uefa Champions League)

A temporada do Barcelona não é boa, mas não deixa de ser emocionante. Depois de um péssimo início na fase de grupos da Liga dos Campeões, sendo goleado pelo Bayern de Munique em pleno Camp Nou e perdendo por 3 a 0 para o Benfica em Portugal, e um péssimo início de Campeonato Espanhol, Ronald Koeman foi demitido e levou com ele mais alguns milhões de euros do Barcelona pela rescisão unilateral do contrato. Sob o comando do interino, Sergi Barjuan, o Barcelona conseguiu uma vitória crucial, pelo placar simples de 1 a 0, diante do Dínamo de Kiev, pela 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, além de outros dois empates pelo Campeonato Espanhol. Pouco antes da entrada da data FIFA para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar do ano que vem, o ex-jogador e ídolo Xavi Hernández foi anunciado como o mais novo comandante do Barcelona, e teve praticamente duas semanas para preparar o time para a sua estreia, em um clássico catalão com o Espanyol, fora de casa, válido pela 15ª rodada de La Liga, partida que os Blaugranas venceram com gol de pênalti de Memphis Depay. Foi no sufoco, mas a vitória manteve o Barcelona vivo na luta por um lugar na zona de classificação para a Liga dos Campeões, saltando da 9ª para a 7ª posição da tabela. Na próxima rodada o desafio é contra o atual campeão da Liga Europa, Villarreal, fora de casa, mas, antes disso, o Barcelona recebe o Benfica no Camp Nou em um confronto direto na luta pela vice-liderança do grupo E da Liga dos Campeões. O Bayern de Munique já está garantido na liderança do grupo, com 12 pontos somados (4 vitórias em 4 rodadas), de forma que o Barcelona, vice-líder com 6 pontos, e o Benfica, 3º colocado com 4 pontos, disputam a segunda vaga para as oitavas de final de forma direta. É simples assim: se o Barcelona vencer o Benfica ao lado da torcida, está garantido no mata-mata, mas, se a equipe lusa vencer, toma a vice-liderança do Barça e fica a uma vitória sobre o lanterna, na última rodada, para se classificar às oitavas de final. O Benfica de Jorge Jesus chega motivado por duas goleadas consecutivas pelo Campeonato Português, que deixaram o clube a um ponto da liderança. Além disso, no Estádio da Luz, o Benfica venceu o Barcelona com propriedade e pode ter bem claro o que precisa fazer para também conquistar os 3 pontos no Camp Nou. A partida acontece às 17 horas (de Brasília) desta terça-feira (23), com transmissão da TNT na TV fechada, além do “HBO Max”, que transmite a todos os jogos da competição por streaming. O Bayern de Munique visita o Dínamo de Kiev na Ucrânia com transmissão do Space na TV fechada às 14:45 (no horário de Brasília).

Reeditando a decisão da última Liga Europa, Villarreal e Manchester United duelam pela liderança do grupo F

Ainda sem um nome para substituir o recém-demitido Ole Gunnar Solskjaer, o Manchester United visita o Villarreal no Estadio de la Ceramica, na Espanha, em um confronto direto pela liderança do grupo F da Liga dos Campeões, que pode ser decisivo para a classificação de ambos às oitavas de final. A situação do Manchester United é semelhante à do Barcelona: se vencer, confirma um lugar nas oitavas de final, mas, se perder, corre um sério riso de ficar fora do mata-mata da principal competição de clubes da Europa. Neste momento, o Villarreal soma os mesmos 7 pontos do Manchester, a Atalanta vem na 3ª posição somando 5 pontos e o Young Boys, com 3 pontos, é o lanterna. É verdade que uma provável vitória sobre o Young Boys na última rodada ainda seria capaz de garantir a classificação ao Manchester United (mesmo em caso de derrota para o Villarreal), mas este caminho é incerto demais para um time acostumado a estar entre os maiores do continente. Além disso, o Villarreal venceu o Manchester United na final da Liga Europa 2020/21 e, apesar da derrota (por 2 a 1) em Old Trafford no primeiro duelo por esta fase de grupos, os espanhóis apresentaram resistência suficiente para terem arrancado pelo menos um empate. As equipes se enfrentam às 14:45 (do horário de Brasília) desta terça-feira, com transmissão da TNT na TV fechada. O outro jogo do grupo, entre Young Boys e Atalanta, acontece às 17 horas, com transmissão exclusiva do “HBO Max”. 

Chelsea visa liderança do grupo em duelo de volta com a Juventus, na Inglaterra

Depois da derrota no primeiro encontro, na Itália, o Chelsea precisa de uma vitória sobre a Juventus para ir à última rodada com boas chances de terminar na liderança do grupo H. Neste momento a Juventus é líder do grupo H com 100% de aproveitamento nas 4 primeiras rodadas, e já está garantida nas oitavas de final, mas ainda precisa de pelo menos um empate com o Chelsea, fora de casa, para garantir a 1ª posição. O Chelsea chega embalado por uma vitória elástica sobre o Leicester City, que o manteve na liderança isolada da Premier League, para vencer a Juventus ao lado da torcida e buscar a liderança do grupo H da Liga dos Campeões. Os Blues recebem a Vecchia Signora no Stamford Bridge, em Londres, às 17 horas (de Brasília) desta terça-feira, com transmissão exclusiva da “HBO Max”. Neste mesmo horário, o Space transmite para a TV fechada a partida entre Sevilla e Wolfsburg no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, na Espanha. Lanterna do grupo G com apenas 3 pontos somados, o Sevilla precisa da vitória para chegar na última rodada com chances de classificação para as oitavas de final. O Wolfsburg, 3º colocado, soma os mesmos 5 pontos do vice-líder, Lille, que vai enfrentar em casa o líder do grupo, Red Bull Salzburg, com 7 pontos somados.

Deixe um comentário