Início » Colunas » Coluna do Verchai » Resumo das oitavas de final da Liga dos Campeões

Resumo das oitavas de final da Liga dos Campeões  

Bayern de Munique caminha a passos largos na busca pelo segundo bicampeonato de sua história

Na última terça-feira (23), o atual campeão Bayern de Munique foi até o Estádio Olímpico de Roma para enfrentar a Lazio pela partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões.

Na estreia da atual edição da Champions, o atual campeão europeu Bayern goleou o Atlético de Madrid por 4 a 0 em Munique (Reprodução: Twitter/Bayern)

Apesar de não estar em um grande momento, a equipe italiana até demonstrou capacidade para equilibrar o confronto com o Gigante da Baviera, mas a pressão da equipe alemã foi forte nos minutos iniciais e o zagueiro Mateo Musacchio acabou dando um presente para Robert Lewandowski ao tentar recuar para o goleiro, e é claro que o atual melhor jogador do mundo (segundo a FIFA) não desperdiçou a oportunidade de abrir o placar para o Bayern. O segundo veio em um belo chute cruzado da jovem estrela Jamal Musiala, de apenas 17 anos, que se tornou o mais jovem a marcar com a camisa do Bayern de Munique pela Liga dos Campeões. Ainda no primeiro tempo, Leroy Sané fez o terceiro dos alemães após uma segunda lambança da defesa italiana em um lançamento longo e despretensioso da defesa do Bayern. No segundo tempo, o Bayern de Munique fez o quarto após contra-ataque puxado por Sané, que terminou em gol contra de Francesco Acerbi, em mais uma pequena lambança do sistema defensivo da Lazio. Com a larga vantagem no placar, os alemães se acomodaram por um segundo e viram os italianos descontarem após uma bela jogada: Luis Alberto driblou dois com um único movimento e acionou Joaquín Correa, que invadiu a área e ganhou de dois adversários antes de deslocar Manuel Neuer para mandar pro fundo do gol. A partida terminou na goleada por 4 a 1 e deixou o Bayern de Munique já com um pé nas quartas de final da Liga dos Campeões, pois a Lazio precisaria vencer por quatro gols de diferença para avançar, algo que nunca aconteceu com a equipe alemã. Por conta disso, e tendo em vista que os atuais campeões da Liga dos Campeões estão sem perder na competição europeia há 18 partidas, o Gigante da Bavária não deve ter qualquer problema para ir às quartas de final. Muito pelo contrário. O que se espera é que o Bayern esteja mais uma vez na grande decisão da Liga dos Campeões, sendo o grande favorito a conquistar o título. Seria o segundo troféu consecutivo da equipe alemã e o sétimo de sua história, que o colocaria lado a lado com o Milan, que neste momento é o segundo maior vencedor da Liga dos Campeões, atrás apenas do Real Madrid, com 13 troféus. Neste momento, com seis conquistas, o Bayern de Munique está empatado em títulos com o Liverpool, que, inclusive, é considerado um de seus maiores concorrentes na atual temporada. E mesmo que o chamado “rolo-compressor” da Alemanha não esteja em uma temporada tão sólida quanto a anterior, sua conhecida capacidade e o peso da história contam a seu favor nos momentos decisivos.

Liverpool, Paris Saint-Germain e Manchester City vão fortes na busca pelo título

Atual finalista da Liga dos Campeões, o PSG mandou para longe qualquer tipo de desconfiança quanto a possibilidade de título nesta temporada. Na última edição da competição europeia, a equipe parisiense fez a melhor campanha de sua história, comandada por Neymar dentro de campo. O camisa 10 chamou a atenção por ter praticamente carregado o PSG até a decisão da Liga dos Campeões na temporada passada. Por essa razão, a equipe francesa não estava com grande credibilidade na atual campanha, mas uma goleada por 4 a 1 sobre o Barcelona na partida de ida das oitavas de final pode ter mudado tudo. Mesmo com Neymar fora por lesão, o PSG fez partida sólida diante do time catalão e, com um show de Mbappé, goleou em pleno Camp Nou. Portanto, com o brasileiro retornando para o restante da competição, o PSG certamente está entre as principais pedras no sapato do favorito Bayern de Munique.

Campeão da Liga dos Campeões na temporada 2018/19, o Liverpool está em busca de mais uma conquista sob o comando de Jürgen Klopp. Na última temporada, os Reds foram surpreendidos pelo Atlético de Madrid nas oitavas de final, depois que Alison se machucou e o seu substituto, Adrián, entregou o gol que deu a classificação para a equipe espanhola. No entanto, a eliminação precoce na Liga dos Campeões não foi tão sentida pelos torcedores, tendo em vista que o Liverpool faturou o tão sonhado título da Premier League, acabando com uma seca de mais de 30 anos. Desta vez, porém, o Liverpool está muito longe de alcançar o título inglês. Na verdade, a equipe de Jürgen Klopp luta para voltar à zona de classificação para as competições europeias neste momento. Sendo assim, não há dúvidas de que os Reds vão concentrar todas as suas forças no título europeu, pois seria a forma perfeita de encerrar a temporada e já garantiria o lugar da equipe na próxima edição da Liga dos Campeões. Já na partida de ida destas oitavas de final, o Liverpool venceu o RB Leipzig (vice-líder da Bundesliga e semifinalista da Liga dos Campeões na edição passada) por 2 a 0 e encaminhou a vaga nas quartas de final.

Por fim, o Manchester City é mais um que tem boas chances de acabar com a hegemonia do Bayern de Munique (para muitos o seu principal concorrente) e faturar o primeiro título de Liga dos Campeões de sua história. A equipe comandada por um dos melhores técnico do mundo, Pep Guardiola, tem um elenco farto e altamente qualificado, possivelmente até melhor do que o do Bayern. Além disso, a equipe inglesa vem em uma sequência incrível de 26 jogos sem perder e 19 vitórias consecutivas. O único problema para o Manchester City é o retrospecto na Liga dos Campeões. Antes mesmo da chegada de Guardiola, o Manchester City já montava elencos fortes o suficiente para lutar pelo título europeu, tanto é que chegou às semifinais na temporada 2015/16. Desde que o catalão assumiu o comando, porém, o Manchester City não passou das quartas de final mesmo sempre sendo cotado como um dos favoritos.

Deixe um comentário