Início » Colunas » Coluna do Verchai » Atual campeão, Palmeiras, enfrenta o América na final da Copinha

Atual campeão, Palmeiras, enfrenta o América na final da Copinha  

em destaque o trofeu copinha sao paulo 2022
(Reprodução: Twitter)

Neste final de semana aconteceram as duas partidas das semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que definiram os finalistas. O primeiro a garantir a vaga foi o Palmeiras, que bateu o Goiás no sábado (21) por 2 a 1. No domingo (22), o América não tomou conhecimento do Santos e venceu em plena Vila Belmiro por 3 a 0, evitando que a final do ano passado se repetisse. Em 2022, vale lembrar, o Palmeiras conquistou seu primeiro título da Copinha vencendo o Santos na final pelo placar de 4 a 0. Por coincidência, o Santos havia enfrentado o América nas semifinais, mas venceu por 3 a 0 naquela oportunidade.

Palmeiras chega forte e é favorito para conquistar o bicampeonato.

Atual campeão da Copinha, o Palmeiras está muito próximo de se tornar a quarta equipe a vencer a competição duas vezes consecutivas. É interessante destacar que nenhum dos 11 titulares do Palmeiras no título do ano passado estão participando da atual edição da Copinha, mas a campanha é impressionante. A equipe Sub-20 do Palmeiras chega à final com 100% de aproveitamento: superou América-SP, Rio Preto e Juazeirense na fase de grupos, aplicou a maior goleada da 2ª fase ao vencer o Sampaio Corrêa por 6 a 0, voltou a golear na 3ª fase e nas oitavas de final, vencendo, Juazeirense e Mirassol, respectivamente, pelo placar de 4 a 0. Nas quartas de final, o Palmeiras bateu o Floresta-CE por 5 a 0 e só foi encontrar dificuldade nas semifinais, diante do Goiás.

Com um ritmo intenso e imprimindo uma marcação muito forte, desde o campo de ataque, o Goiás conseguiu anular o meio de campo palmeirense. Mas o Palmeiras foi encontrando recursos para escapar da marcação e, com o passar do tempo, começou a construir suas primeiras oportunidades de marcar. Em um belo lançamento de Léo nas costas da defesa do Goiás, Kevin recebeu na linha de fundo e esperou o momento certo para cruzar para Pedro Lima, que cabeceou pra fora. Foi assim que o Palmeiras começou a escapar da forte marcação do Goiás e abriu o placar ainda no primeiro tempo. Em lançamento longo de Gustavo Mancha, a defesa goiana cortou parcialmente e a bola sobrou para Vitinho, que deixou para Kevin resolver: o camisa 11 ajeitou para a perna direita e bateu cruzado, colocando no ângulo para fazer um golaço. Depois do gol a partida ficou aberta.

O Goiás tentou ser mais efetivo no campo de ataque e acabou cedendo espaços para o Palmeiras contra-atacar, mas a estratégia deu certo. A equipe palmeirense acabou recuando demais e o Goiás soube aproveitar: menos de 10 minutos depois de sair atrás no placar, Vitor Hugo ganhou jogada na ponta direita e cruzou na medida para Andrey, que testou no capricho para empatar a partida. A intensidade diminuiu depois do empate e só voltou no segundo tempo. O Goiás tentou controlar um pouco a posse de bola para não deixar o Palmeiras pressionar demais, mas toda a vez que o time paulista tinha a posse de bola se lançava ao ataque aproveitando a velocidade de seus pontas. Aos 4 minutos, Estevão arrancou desde o meio de campo, deixou o primeiro marcador para trás e driblou mais dois na entrada da área antes de ficar na cara do gol, mas parou em uma grande defesa de José Catula. Pouco depois, em outra jogada de Estevão, Ruan Ribeiro recebeu na linha de fundo e cruzou para Vitinho, mas o zagueiro Nolasco, tentando afastar o perigo, acabou mandando contra o próprio patrimônio. O América tentou reagir, mas não conseguiu evitar a derrota e a eliminação.

América busca segundo título da Copinha.

Assim como o Palmeiras, o América chega à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023 com 100% de aproveitamento e uma campanha impressionante. Depois de superar VOCEM, Ponte Preta e Retrô na fase de grupos, o América não teve facilidade nas fases decisivas da competição. Na 2ª fase o América não teve grande dificuldade para vencer o CSP por 3 a 0, mas, diante do São Paulo na 3ª fase, o América teve o seu primeiro grande desafio. O Tricolor Paulista chegou a sair na frente do placar, mas, ainda no primeiro tempo, o América conseguiu a virada com dois gols de Renato Marques e um de Matheus Henrique nos acréscimos. Apesar da pressão são paulina, o América conseguiu sustentar a vitória por 3 a 1 e chegou motivado às oitavas de final, onde teve mais um grande desafio diante do Red Bull Bragantino. Em uma partida muito bem disputada, o América conseguiu vencer o Bragantino pelo placar simples, com gol de pênalti de Adyson aos 42 minutos do segundo tempo. Nas quartas de final, o América não teve grandes problemas para superar o Ituano, tendo vencido por 3 a 0.

Neste fim de semana, pelas semifinais, o América chegou como azarão para enfrentar o Santos, para o qual havia perdido nas semifinais da Copinha 2022. No entanto, desde os primeiros minutos o América mostrou ser uma equipe mais organizada e entrosada que o Santos. Apesar das qualidades individuais, o Santos não conseguiu controlar a posse de bola e chegar com perigo no ataque. O América não demorou para tomar conta da partida e abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo, em uma bela cobrança de falta de Luan Campos. Depois de sair atrás no placar, o Santos conseguiu crescer na partida e ficou muito próximo de conseguir o empate, mas parou no goleiro Cássio, que fez pelo menos duas grandes defesas. E quando parecia que o Peixe estava mais próximo de empatar a partida, o América encaixou o contra-ataque após cobrança de escanteio e Luan Campos ampliou aos 44 minutos do primeiro tempo. Na etapa final o Santos voltou com a pressão, mas não venceu a defesa do América. Em contrapartida, Luan Campos, em um belo chute de fora da área, definiu a vitória mineira por 3 a 0.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Deixe um comentário