Início » Esportes » Futebol Internacional » Athletico Paranaense é bicampeão da Copa Sul-Americana

Athletico Paranaense é bicampeão da Copa Sul-Americana  

festa do athletico com troféu de campeão da sul-americana 2021
Capitão Thiago Heleno ergue troféu de campeão da Sul-Americana em festa do campeão Athletico (Foto: Staff Images / Conmebol)

Neste sábado (20), o Club Athletico Paranaense sagrou-se bicampeão da Copa Sul-Americana, superando o Red Bull Bragantino, por 1 a 0, no Centenário. Nikão marcou o gol do título. E foi um golaço!

Pedro Henrique cruzou da direita, a bola passou pela zaga do Bragantino e caiu em Terans, na esquerda, que bateu forte de dentro da área. Cleiton espalmou, e Nikão, no rebote, acertou um belo voleio de canhota. A bola pegou na trave e entrou no canto direito do goleiro.

nikão comemora gol na final da sul-americana 2021
Nikão, de voleio, marcou um golaço para o Athletico na decisão (Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br)

Foi o 47º gol do atacante com a camisa do Athletico-PR, sendo o 21º em partidas mata-mata, de acordo com levantamento do ge, site do Grupo Globo.

Furacão entre os maiores vencedores da Sul-Americana 

Com esse título, o Furacão se torna um dos times mais vitoriosos da competição, juntamente com os argentinos Boca Juniors e Independiente, igualmente bicampeões da Sul-Americana.

O Athletico já havia vencido a edição de 2018. Na época, em decisão ida e volta, contra o colombiano Junior Barranquilla.

O goleiro Santos, os zagueiros Thiago Heleno e Zé Ivaldo, o lateral-esquerdo Márcio Azevedo e o atacante Nikão, todos remanescentes daquela conquista, agora celebram o bi.

Athletico garante vaga direta na Libertadores e mais

nikão autor de gol contra peñarol é abraçado copa sul-americana 2021
Herói do bi da Sul-Americana, Nikão também foi campeão pelo Furacão na edição de 2018 (Divulgação/Conmebol Sul-Americana)

Como campeão da Sul-Americana, o Athletico Paranaense garante uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2022, bem como o direito de disputar, também no ano que vem, a Recopa Sul-Americana (disputa ida e volta contra o campeão da Libertadores) e a J.League YBC Levain Cup/ Conmebol Sudamericana, a antiga Copa Suruga (jogo único contra o campeão da Copa da Liga Japonesa).

Além disso, o Furacão enche o cofre e fatura 6,8 milhões de dólares (perto de R$ 38 milhões) de premiação pela vitoriosa campanha na Sula.

E agora?

O Red Bull Bragantino, que buscava a inédita taça internacional, agora deve voltar todas as suas atenções ao Campeonato Brasileiro, já que o vice não dá vaga na Libertadores. Ou seja, precisa conquistá-la no Brasileirão.

O Athletico-PR, por sua vez, ainda tem outra decisão pela frente. Os paranaenses estão na final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG. Os jogos finais estão previstos para dezembro.

Deixe um comentário