Início » Colunas » Coluna do Verchai » Argentina perde na estreia para Arábia Saudita

Argentina perde na estreia para Arábia Saudita  

A Argentina estreou na Copa do Mundo do Catar, nesta terça-feira, perdendo de virada para a Arábia Saudita, por 2 a 1. A seleção de Lionel Messi é considerada uma das candidatas a ganhar a Copa, mas definitivamente não começou bem.

messi e a bola na estreia argentina na copa do catar
Messi, durante a frustrante estreia da Argentina, que perdeu de virada da Arábia Saudita no Estádio Lusail, no Catar (Foto: Fifa World Cup Catar 2022)

Podemos dizer que algo que atrapalhou muito, foi o excesso de impedimentos, principalmente no primeiro tempo do jogo. 

Classificação da Copa do Mundo de 2022 – fase de grupos

O jogo da Arábia Saudita foi ousado e deu certo, já os jogadores argentinos tentaram uma tática que não deu muito certo, já que erravam o tempo e isso resultou em vários impedimentos. No total da partida foram marcados 10 impedimentos, o que é muito para uma Seleção, ou seja, para jogadores profissionais. Após o intervalo, os argentinos voltaram meio fora de foco, e os sauditas que não são bobos nem nada, aproveitaram e foram pra cima, marcando dois gols em menos de 10 minutos de jogo.

No início da partida os Hermanos estavam com tudo e já marcaram um gol nos primeiros 10 minutos de jogo, mas esse foi transformado em pênalti depois da conferida do VAR e o Messi acabou batendo muito bem por assim dizer. No primeiro tempo ainda a equipe argentina chegou a marcar mais três gols que também foram anulados pelo VAR, que promete ser o vilão dessa Copa do Mundo. A frustação e o desespero começaram a tomar conta e o resultado veio no segundo tempo pelos adversários da Argentina.

Após o jogo, o atacante Lautaro Martínez diz que o time errou muito em campo e por isso perderam. Em entrevista disse ainda: “A gente vai analisar a partida, ver os erros e o que podemos melhor. Perdemos pelos erros que cometemos. No primeiro tempo, poderíamos ter feito mais gols. Assim é a Copa, é o momento de descansar e analisar o que houve. Teremos rivais difíceis, hoje também tivemos um adversário difícil. Cometemos erros e esses detalhes marcam a diferença”.

Outros disseram que há tempo para corrigir os erros e “ir pra cima”; que devem analisar assistindo ao jogo e corrigir.

A Seleção Argentina de Futebol é conhecida também como La Albiceleste, um jeito carinhoso de chamar o time, segundo os torcedores. Ela já conquistou duas Copas do Mundo, uma em 1978 na Copa da Argentina, ou seja, sediou e levou o troféu naquele ano; a outra vitória foi em 1986 no México.  A Argentina já participou de 18 Copas do Mundo contando com a do Catar. Não participou de apenas quatro e uma delas, na de 1938 não foi porque desistiu por vontade própria após saberem que seria na Europa novamente e não concordavam, por isso não foram. Já em 1950 e 1954 não participaram por questões políticas e em 1970 não foram porque não passaram nas eliminatórias da Copa. 

Em 2021 levou o troféu da Copa América, a qual já fazia 28 anos que não ganhavam. A última vez que haviam conquistado esse título tinha sido em 1993.

Não é à toa que a Argentina é uma das Seleções favoritas ao titulo na Copa do Catar, já que disputou cinco finais de Copa do Mundo, um feito que realmente não é pra qualquer um. Sua pior participação em Copas foi na de 2002 no Japão, onde foram eliminados ainda na fase de grupos. Na Copas de 2006 e 2010 conseguiram chegar às quartas de finais, mas perderam as duas para a Alemanha.

A Argentina é a seleção que ganhou mais vezes a Copa América. Seu maior rival é o Brasil e isso não é novidade para ninguém, independente do esporte, todas as vezes que os dois países se confrontam há uma rivalidade declarada. Outro rival da Argentina é o Uruguai, com quem também tem uma enorme lista de confrontos em campeonatos e Copas. A rivalidade entre Brasil e Argentina, tido pra muitos como a maior do mundo, tanto que na Argentina eles tem um ditado que diz o seguinte: “Vocês podem ter o Rei Pelé, mas nós temos o deus Maradona”. Sempre na disputa de quem é maior e melhor, mas inegavelmente, o Brasil conquistou mais títulos. Na Copa do Mundo, por exemplo, o Brasil é Pentacampeão enquanto a Argentina é bicampeão mundial.

A Seleção Argentina chegou em Doha no Catar no dia 16/11 com uma invencibilidade incrível de 36 partidas, perdendo somente para a Itália que estava com 37, mas agora acabou a disputa entre Argentina e Itália após a perderem o jogo para a Arábia Saudita.

Talvez o excesso de confiança tenha atrapalhado o desempenho dos jogadores na estreia.

Lionel Sebastián Scaloni de 44 anos, é o atual técnico da Seleção Argentina de Futebol. Já foi jogador e atuou como lateral-direito quando jogava.  

Iniciou sua carreira profissional primeiro como jogador no Newell’s Old Boys no ano de 1989, onde ficou por seis anos. Depois foi para o Estudiantes onde ficou por dois anos e no decorrer da carreira passou por outros times. Foi jogador até 2015 e chegou a jogar pela Seleção Argentina em 1997 pela categoria sub-20 e depois de 2003 a 2006. No ano de 2016 a 2017 iniciou sua carreira como treinador auxiliar no time do Sevilla, e depois entrou como treinador auxiliar da Seleção e agora é o titular.

Em 2021 ganhou o prêmio individual de Treinador de Seleção do Ano da CONMEBOL (Confederação Sul Americana de Futebol) pela IFFHS ( Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol).

A Argentina que sempre teve um estilo “duro” de jogo, mudou após Lionel Scaloni assumir e está fazendo eles chegarem num patamar nunca antes alcançado, pois estão participando de jogos sem muitos cartões e com menos agressividade, tática que vem dando certo, fazendo o time correr bastante e “bater” pouco. Outra característica dele é sempre mudar os titulares e não deixar ninguém muito tempo acomodado, mesmo assim, ele tem conseguido levar o time “na paz”, sem picuinhas internas entre os jogadores, algo que não era visto desde quando Bielsa era o técnico.

Veremos se o vexame ficará apenas no primeiro jogo dos argentinos na copa e se conseguirão corrigir seus erros para continuar a busca pelo Tri.

Deixe um comentário